Notícias

Streaming de vídeo: preços cada vez mais caros

Os planos mais baratos, mas com anúncios, vieram encarecer as versões sem publicidade, sejam Premium ou Standard, que se distinguem por terem mais ou menos reproduções simultâneas e mais ou menos resolução.

Especialista:
Editor:
16 outubro 2025
Rapaz deitado numa cama, com headphones no pescoço, a fazer streaming de vídeo num computador portátil pousado nos joelhos

iStock

Suster a respiração, deixar passar um anúncio e voltar a inspirar os ares de um filme ou de uma série pode parecer um exercício razoável para aceder a um preço mais em conta. Mas será que este dito custo mais baixo compensa mesmo?

O advento dos planos com publicidade tem empurrado para cima as mensalidades dos que a dispensam. Os planos agora com publicidade ficaram, em alguns casos, mais caros do que versões que não obrigam a exercícios de apneia comercial, como a proposta da Amazon Prime Video.

Mais fatores a considerar? Se, no princípio, a publicidade era até pouco intrusiva, entretanto alguns serviços entusiasmaram-se e aumentaram a carga de anúncios, prejudicando nitidamente a experiência de visualização.

O que fazer? A DECO PROteste faz as contas a este menos por mais e dá-lhe os elementos para decidir.

Planos com muitos streams simultâneos, para famílias grandes

Catálogo, preço e número de utilizadores formam a principal trilogia da escolha. Se a oferta de filmes, séries, documentários ou animação não agradar, dificilmente o coração penderá para a subscrição. Mas esta também pode ficar comprometida pelo tamanho da mensalidade, que, por sua vez, será mais ou menos diluída consoante o número de utilizadores em simultâneo ou, mesmo, a resolução máxima dos vídeos. Por isso, desta vez, a DECO PROteste segmentou as recomendações consoante o perfil de utilização.

Famílias de quatro ou mais terão maior interesse nos planos Premium, bastante mais caros, mas com resolução máxima mais apurada e mais streams simultâneos.

Quem pode pagar 17,99 euros tem bilhete de entrada para o melhor catálogo em todas as categorias, com a exceção da animação. A Netflix, cuja resolução máxima é de 4K com HDR e que propõe quatro streams, faculta o acesso à maior quantidade de títulos. Embora perca para a Disney+ na animação, mesmo aqui tem grande variedade de opções, com boas dobragens de áudio em português de Portugal.

O inconveniente é o preço: daí o título de Escolha Acertada caber à Disney+, com a mesma resolução máxima e o mesmo número de streams, mas um preço 4 euros mais barato. Esta é a escolha para quem aprecia sobretudo animação ou, entre outros, os exclusivos Star Wars, Marvel e National Geographic.

Propostas de streaming mais equilibradas entre qualidade e preço

Famílias menos extensas ou que não queiram gastar tanto ficam bem servidas com um plano Standard. A Netflix arranca, de novo, o selo de Melhor do Teste. Catálogo, facilidade em gerir a subscrição, navegação fluida e compatibilidade com aparelhos mantêm-se face ao plano Premium. Mas perdem-se dois streams e qualidade na resolução máxima, que é de full-HD.

E o preço, de 12,99 euros, continua a ser elevado, se tivermos em conta a oferta da Amazon Prime Video. Por menos 8 euros, a Escolha Acertada propõe um catálogo forte em filmes e bastante bom nas demais categorias, apesar de certos títulos de animação aparecerem com dobragem em português do Brasil. Não deixa de ser o serviço que dá mais por menos. Além de prever três streams e resolução até 4K com HDR, inclui a adesão ao serviço Prime, que isenta os custos de entrega de produtos elegíveis da loja da Amazon, do armazenamento ilimitado de fotos e de alguns jogos para computador.

E planos de streaming com anúncios, valem a pena?

Face ao imbatível preço da Amazon Prime Video, só um especial apego aos catálogos da Netflix ou da Disney+ justificará a subscrição de um plano individual, no primeiro caso, ou com anúncios, no segundo. Com agravantes: o plano da Netflix que tem um só stream restringe a qualidade dos vídeos ao HD, enquanto a proposta da Disney+ com anúncios fica 1 euro mais cara.

E os restantes serviços? O Apple TV+ é fraco em quase todos os critérios: o catálogo é inferior ao dos rivais, tem menor compatibilidade com aparelhos e a dobragem dos conteúdos infantis está apenas em português do Brasil, óbices que nem os seis streams simultâneos compensam.

O Sky Showtime só faz sentido se houver interesse, por exemplo, em conteúdos da Paramount, DreamWorks e Nickelodeon.

Já o Max será a escolha se for fã dos exclusivos Game of Thrones e House of the Dragon. Mas evite a versão com anúncios. A DECO PROteste avaliou a inserção de publicidade e concluiu que é muito intrusiva.

Resultados do teste a serviços de streaming de vídeo

A Netflix continua a ter o serviço mais completo, mas o preço é elevado. Escolha com base nos resultados do teste, sobretudo na riqueza do catálogo, mas não deixe de conferir os pontos fortes e fracos de cada serviço.

Planos familiares

Melhor do Teste | Netflix Premium Com o catálogo mais completo, tem uma app que pode ser usada em múltiplas plataformas. Gerir a conta é fácil, mas impossível em smartTV. Deixa personalizar perfis e escolher a qualidade dos vídeos, para poupar em dados móveis. Navegação fluida e excelente sistema de recomendação.

Escolha Acertada | Disney+ Premium Apresenta o melhor catálogo de animação. É ainda forte em filmes, séries e documentários. Tem boa compatibilidade com equipamentos e facilita a gestão da subscrição. Deixa personalizar perfis e descarregar conteúdos para ver offline. A navegação é intuitiva.

Planos Standard

Melhor do Teste | Netflix Standard Com um catálogo exatamente igual ao do plano Premium, a versão Standard apresenta, como únicas diferenças, a resolução máxima dos vídeos, que está limitada ao full-HD, e o número de streams ou reproduções simultâneas, que é de dois, em vez de quatro.

Escolha Acertada | Amazon Prime Video Com um bom catálogo, sobretudo de filmes, inclui a adesão ao serviço Prime, que prevê entregas de produtos elegíveis, armazenamento de fotos ilimitado e alguns videojogos para PC. Permite personalizar perfis e descarregar títulos. A navegação e a gestão da subscrição são intuitivas.

Planos individuais ou com anúncios

Melhor do Teste | Netflix Base As propostas do catálogo não variam face ao que oferecem os outros planos da Netflix. Mas há diferenças importantes: a resolução dos vídeos está limitada ao HD (720 p) e só é permitida uma reprodução.

Escolha Acertada | Disney+ Standard Ads Também aqui o catálogo é igual ao proposto pelo plano Premium do mesmo serviço, diferindo a resolução máxima (full-HD) e o número de streams (um). O preço mais baixo envolve a reprodução de anúncios.

Serviços de streaming
QUALIDADE GLOBAL % PREÇO (€) E CARACTERÍSTICAS RESULTADOS
Serviços de streaming Mensalidade Resolução máxima dos vídeos Reproduções simultaneas Perfis Catálogo de séries Catálogo de filmes Catálogo de documentários Catálogo de animação
Planos familiares
NETFLIX Premium Melhor do Teste 93 17,99 4K (HDR) 4 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5
DISNEY+ Premium Escolha Acertada 84 13,99 4K (HDR) 4 7 Avaliação: 4 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 5
MAX Premium 75 13,99 4k (HDR) 4 5 Avaliação: 4 Avaliação: 3,5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5
SKY SHOWTIME Premium 65 10,99 4K (HDR) 5 6 Avaliação: 3 Avaliação: 3 Avaliação: 1,5 Avaliação: 3,5
APPLE TV+ 45 9,99 4K (HDR) 6 6 Avaliação: 1,5 Avaliação: 0,5 Avaliação: 2,5 Avaliação: 1
Planos Standard
NETFLIX Standard Melhor do Teste 86 12,99 Full-HD 2 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5
DISNEY+ Standard 77 9,99 Full-HD 2 7 Avaliação: 4 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 5
AMAZON PRIME VIDEO Escolha Acertada 75 4,99 4K (HDR) 3 6 Avaliação: 3,5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4 Avaliação: 4
MAX Standard 67 9,99 Full-HD 2 5 Avaliação: 4 Avaliação: 3,5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5
SKY SHOWTIME Standard 58 6,99 Full-HD 2 6 Avaliação: 2,5 Avaliação: 3 Avaliação: 1,5 Avaliação: 3,5
Planos individuais ou com anúncios
NETFLIX Base Melhor do Teste 82 8,99 HD
(720 p)
1 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5 Avaliação: 5
DISNEY+ Standard Ads Escolha Acertada 72 5,99 Full-HD 1 7 Avaliação: 4 Avaliação: 4,5 Avaliação: 4,5 Avaliação: 5
MAX Basic Ads 66 5,99 Full-HD 2 5 Avaliação: 4 Avaliação: 3,5 Avaliação: 5 Avaliação: 3,5
SKY SHOWTIME Standard Ads 54 4,99 Full-HD 1 6 Avaliação: 2,5 Avaliação: 3 Avaliação: 1,5 Avaliação: 3,5

Melhor do Teste  Melhor do Teste   Escolha Acertada  Escolha Acertada

Avaliações da DECO PROTeste

 

Qual o serviço adequado ao meu perfil?

As características de cada serviço devem ser também ponderadas na escolha.

Netflix

Tem o catálogo mais amplo e variado, só perdendo, no universo infantil, para a Disney+. Permite uma ótima compatibilidade com aparelhos e envolve uma grande facilidade de navegação na plataforma, com variadas opções de personalização. O preço continua a ser o único senão.

Aconselhado para:

  • Generalidade dos utilizadores, sobretudo intensivos.
  • Apreciadores de filmes, séries ou documentários, que procurem um catálogo eclético, com opções para toda a família.

Desaconselhado para:

  • Utilizadores pouco intensivos, que devem evitar o plano Premium, devido ao elevado preço.
  • Plano Base só permite um stream e não tem alta resolução.

Disney+

Deixa a concorrência a larga distância na animação, mas também propõe um bom catálogo de filmes, séries e documentários. Permite uma boa gestão dos dados móveis e contempla menus organizados, de utilização intuitiva. O pacote Premium, com quatro reproduções simultâneas e acesso a vídeos 4K com HDR, é um pouco caro (13,99 euros), sendo o preço do plano Standard, com duas reproduções e resolução full-HD, mais equilibrado (9,99 euros). Já o plano com anúncios apresenta um interessante preço de 5,99 euros, mas é notório que a frequência e a duração das pausas comerciais têm vindo a aumentar, algo que deve ser ponderado na escolha.

Aconselhado para:

  • Quem valoriza conteúdos infantis, os exclusivos Star Wars, o universo de super-heróis da Marvel ou os documentários da National Geographic.
  • Apreciadores de filmes, sobretudo das ofertas da Marvel e da Star Wars.

Desaconselhado para:

  • Utilizadores esporádicos, que têm na concorrência opções mais baratas.
  • Quem não tenha interesse nos segmentos infantil, Marvel e Star Wars.

Amazon Prime Video

O catálogo agrada, sendo particularmente interessante para os cinéfilos, embora os amantes de séries também fiquem bem servidos. A oferta de títulos de animação é bastante satisfatória, mas algumas dobragens de áudio ainda surgem em português do Brasil. Nos documentários, o catálogo é apenas razoável. O vantajoso preço de 4,99 euros confere a este serviço o título de Escolha Acertada. Como extra, a subscrição da Amazon Prime Video implica a adesão ao serviço Amazon Prime, que inclui a entrega grátis de um leque de produtos da Amazon, alojamento de fotografia na cloud sem limite de armazenamento nem compressão das imagens (ao contrário do que sucede no Google Fotos) e acesso a alguns jogos de computador. Tudo isto torna o preço ainda mais interessante.

Aconselhado para:

  • Generalidade dos utilizadores, sobretudo quem pretende um serviço de preço moderado.
  • Muito interessante para quem procura sobretudo uma boa oferta de filmes.
  • Apreciadores de séries.
  • Quem esteja interessado nos outros serviços incluídos na subscrição do Amazon Prime, como as entregas gratuitas de um leque de produtos selecionados da loja da Amazon ou o armazenamento ilimitado de fotos na cloud (idêntico ao Google Fotos).

Desaconselhado para:

  • Consumidores intensivos de documentários. Neste aspeto, o catálogo não é muito recheado e conta com poucos títulos populares.
  • Quem valoriza dobragens de áudio em português de Portugal. Alguns títulos, mesmo infantis, têm dobragem apenas em português do Brasil.

Max

O catálogo está cada vez mais amplo e diversificado, onde constam os títulos mais emblemáticos da HBO e da Max, como The Game of Thrones, The Last of Us, The White Lotus e Succession. Inclui ainda os títulos de referência da Warner, como Harry Potter, e do universo DC, de que se destacam clássicos como Aquaman, Joker e Batman.
O plano Premium, com quatro reproduções simultâneas e vídeos 4K em HDR, é algo dispendioso (13,99 euros). O Standard, que contempla duas reproduções e full-HD, pode ser uma opção mais interessante para utilizadores pouco intensivos. Já o plano com anúncios custa 5,99 euros, mas há que ponderar se um preço mais baixo compensa um grande número de pausas para anúncios.

Aconselhado para:

  • Quem se interesse por conteúdos exclusivos da plataforma, que incluem produções originais da HBO, da Max e da Warner Bros.
  • Fãs de documentários de ciência, história ou tecnologia, dos canais Discovery, e do seu segmento mais recente, o Investigation Discovery, que se foca em true crime.
  • Apreciadores do canal TLC, especializado em programas de lifestyle, culinária e reality shows.
  • Quem tem preferência pela programação infantil do Cartoon Network e do Discovery Kids.

Desaconselhado para:

  • Quem tem um pacote de dados móveis limitado, pois, no plano com anúncios, não pode definir a qualidade da reprodução manualmente nem descarregar títulos para ver offline.
  • Utilizadores com pouca tolerância à publicidade, que devem evitar o plano com anúncios. Embora o preço seja acessível, a quantidade de interrupções é exagerada.

Sky Showtime

Com o plano Premium a 10,99 euros, o Standard a 6,99 euros sem anúncios e menos 2 euros com publicidade, este serviço tem boa oferta de filmes, mas ainda é limitado em documentários, séries e animação.

Aconselhado para:

  • Quem se interesse por conteúdos exclusivos da plataforma, que é casa de alguns dos maiores estúdios de cinema.

Desaconselhado para:

  • Quem tem um pacote de dados móveis limitado, pois não pode definir a qualidade da reprodução manualmente.
  • O preço é interessante, mas o plano com anúncios tem muitas limitações.

Apple TV+

No fim da tabela, mantém-se a Apple TV+, que continua a exigir um preço elevado, de 9,99 euros, por um catálogo limitadíssimo em toda a linha. E não é o pacote de desporto, que sobrecarrega o custo mensal em 12,99 euros em troca de jogos de futebol do campeonato americano, que o tornará mais interessante. Pelo menos, em Portugal.

Aconselhado para:

  • Utilizadores de outros serviços da marca, como o Apple One, que inclui o acesso à plataforma de streaming.

Desaconselhado para:

  • Restantes apreciadores de serviços de streaming.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar