Notícias

CES Las Vegas 2013: antecipamos as tendências no mundo da eletrónica

04 janeiro 2013 Arquivado

04 janeiro 2013 Arquivado

Antes do início da feira de eletrónica em Las Vegas, Estados Unidos, os televisores OLED e 4K, bem como tablets e ultrabooks com Windows 8 estão na nossa lista de atenções.

Na Consumer Electronics Show (CES), estarão presentes vários fabricantes, para revelar os principais destaques para 2013. A nossa equipa estará em Las Vegas para informar acerca das tendências e novidades, com análises que iremos publicar nas próximas semanas. A feira dá-nos também oportunidade para planear em tempo útil eventuais adaptações aos nossos programas de teste, para mantê-los mais atuais.

Televisores OLED: arranque em stand-by
Apresentados na última CES, os televisores OLED de elevadas dimensões (55 polegadas ou 1,4 metros de diagonal de ecrã) não chegaram às lojas no verão de 2012, como anunciado, a preços proibitivos entre os 5 mil e 10 mil euros. A demora no arranque desta tecnologia, sem retro iluminação e com potencial para revolucionar a qualidade de imagem, pode estar relacionada com elevados custos de produção. Espera-se que esta tecnologia chegue finalmente este ano às prateleiras com modelos interessantes. Quando e a que preço, é o que vamos investigar.

Outra promessa da CES 2013 são os painéis 4K, com uma resolução duas vezes superior no plano horizontal e vertical face aos atuais Full HD na maioria dos televisores vendidos: 3840x2160 pix, em vez de 1920x1080 pix. Contudo, o interesse é reduzido para já, pois não existem conteúdos (discos Blu-ray, jogos de consolas ou emissões televisivas) nesta resolução.

Plasma atira a toalha ao chão?
A CES confirmará se há novidades relevantes na tecnologia Plasma nos televisores, para aumentarem o seu interesse junto dos consumidores. Com menos vendas e sem argumentos técnicos, os plasma têm perdido terreno em relação aos LCD.

2012 foi marcado por novas formas de comando dos televisores, como o comando gestual e vocal ou sensível ao movimento. Vamos verificar se os fabricantes ainda surpreendem nessa área. A tecnologia 3D perdeu algum fulgor e detetámos um aumento de oferta de 3D passivo, com óculos polarizados, sem bateria, mais baratos e cómodos, sem perder no efeito 3D. Esperamos que 2013 reforce esta tendência.

Vamos estar atentos à integração anunciada da tecnologia NFC ( Near Field Communication) nos televisores. Esta deverá permitir, por exemplo, a reprodução de fotografias ou vídeos do telemóvel ou tablet, apenas com o toque do telemóvel no comando do televisor.  

Apurámos que a Samsung vai apresentar dois ecrãs flexíveis, que podem ser dobrados, para se integrarem em superfícies curvilíneas, por exemplo. As dimensões anunciadas dos ecrãs são de 5,5 polegadas, cerca de 14 cm de diagonal, interessante para utilizar com smartphones, e de 55 polegadas, 1,4 m, para televisores.

Impressoras 3D na mira
Tablets e ultrabooks com Windows 8 deverão ser outro grande destaque da CES Las Vegas. Estaremos particularmente atentos às soluções propostas para os ultrabooks Windows 8 com ecrã amovível. A oferta de smartphones e tablets Android também será alargada, bem como os serviços de armazenamento em cloud (“nuvem”).   

Um conceito totalmente inovador e que nos deixa curiosos são as primeiras impressoras 3D para uso doméstico. Investigaremos preços, datas de entrada em mercado, consumíveis usados e possibilidades.