Como ligar aparelhos eletrónicos ao televisor
Dispositivos móveis, consolas de jogos, barras de som, kits de cinema em casa ou computadores podem ser conectados ao televisor, para jogar, reproduzir um filme ou ouvir música com mais qualidade. É certo que a concentração de funções e a miniaturização trouxeram aos telemóveis o dom da omnipresença nas nossas vidas, pulverizando a utilidade de alguns aparelhos à sua passagem, como máquinas fotográficas compactas simples, câmaras de vídeo amadoras ou aparelhos GPS. Mas não se pode ter tudo. Quando queremos um ecrã a sério, para um uso confortável, temos de regressar à casa de partida. O televisor adquire, assim, a dignidade de centro multimédia. E, nesta condição, até o telemóvel é obrigado a reconhecer a diferença.
Mas a liderança também sairá beneficiada, se se rodear dos melhores. Ora, por razões estéticas, o televisor sofreu uma cura de emagrecimento com os anos. E, embora já se consigam introduzir speakers de qualidade na elegância dos painéis recentes, o resultado sonoro poderá ser ainda mais apurado, se o líder de todos os equipamentos eletrónicos se ligar a uma soundbar ou a um kit de cinema em casa. Explicamos como fazer estas ligações, para tirar partido do seu grande ecrã.
Consola de jogos
Os modelos mais recentes têm fichas HDMI, a ligação mais interessante. Se a consola for de última geração, como a Sony PS5 ou a Microsoft Xbox Series S ou X, veja se o televisor conta com fichas HDMI 2.0 ou 2.1. Em caso de dúvida, investigue o manual de instruções do televisor. Versões mais recentes do protocolo HDMI, que admitem maior largura de banda, permitem jogar com níveis de resolução mais elevados e maior fluidez nas imagens. As consolas mais potentes são compatíveis com jogos em resolução 4K e taxas de frequência até aos 120 hertz (Hz). Mas, para isso, têm de ser ligadas, no mínimo, a uma entrada HDMI 2.0. A versão 2.1 oferece muito mais largura de banda e a 2.0b já permite obter os 4K a 120 Hz.
Barra de som ou kit de cinema em casa
Para melhorar o som do televisor, podem ser ligados com ficha HDMI ARC, que tem canal de retorno de áudio. As fichas HDMI dos televisores são entradas, logo, aceitam áudio e vídeo de outros aparelhos. No caso de uma soundbar ou de um kit, também podemos precisar do contrário. É o que acontece se quisermos transmitir o som das emissões de televisão num destes equipamentos. Para complicar, também pode ser preciso enviar vídeo da soundbar ou do kit para o televisor, seja por haver outros aparelhos conectados, seja para reproduzir os menus de utilização. A ficha HDMI ARC transporta áudio e vídeo nos dois sentidos. Se o televisor não a tiver, além de uma ficha HDMI vulgar, ligue um cabo estéreo ou digital à barra ou ao kit.
Computador
Quase todos os portáteis têm saída HDMI, que faz a ligação a um ecrã LCD. No computador, vá a Configurações > Energia e suspensão > Configurações de energia adicionais. Em “Definir botões de energia”, escolha não fazer nada, ao fechar a tampa do portátil. Em Configurações > Sistema > Ecrã > Configurações de vídeo avançadas, surge, como monitor 1, o do portátil e, como 2, o televisor. Depois, mude o modo de imagem do televisor. O “Standard” ou “Vívido” piora a imagem. Escolha o modo “Jogo”, “Filme” ou “PC”. Também pode conectar PC e televisor com o protocolo Miracast (sem fios), presente desde a versão 8.1 do Windows. Aceda a “Projetar o ecrã”. Surgem os painéis que estão nas proximidades, incluindo televisores compatíveis.
Dispositivos móveis
Há várias formas de reproduzir no televisor conteúdos a partir do smartphone ou tablet: Cast, Google Cast e AirPlay são os protocolos mais interessantes. Mas nem sempre estas opções são exequíveis. Algumas apps que funcionam, por exemplo, apenas no sistema operativo Android TV não são compatíveis com certas marcas de televisores, que usam outras plataformas de smartTV. Um Google Chromecast, uma consola de jogos recente, um leitor multimédia ou uma barra de som podem resolver os problemas. Ultrapassados os obstáculos, a app que corre no dispositivo móvel pode ser lançada no televisor. Mas televisor e telemóvel, ou tablet, têm de estar ligados à mesma rede wi-fi, claro está.
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .