Como escolher o papel de impressora
Nem todo o papel de impressão é igual. Consoante aquilo que deseja imprimir, deve optar pelo tipo de papel mais adequado. Saiba como escolher.
- Especialista
- João Miguens
- Editor
- Cláudio Nogueira e Filipa Nunes

Com tantos tipos e tamanhos de papel diferentes disponíveis, pode surgir dúvidas sobre quais devem ser utilizados com a sua impressora e quais são mais adequados para uma determinada impressão. Esclarecemos as dúvidas sobre os tipos de papel mais comuns.
Papel de cópia e multiusos
É adequado para diferentes utilizações, como para a impressão a jato de tinta e a laser, bem como para fotocópias. O papel de cópia tende a ser um pouco mais fino e mais barato do que o papel de impressão. Pode ser um bom substituto para o papel de impressão, a menos que a página tenha uma elevada cobertura de tinta.
Papel de impressora a jato de tinta
Por ser especializado para impressoras a jato de tinta, este tipo de papel é concebido para absorver as tintas usadas no processo de impressão. Existem diferentes tipos de papel para jato de tinta, como fotográfico, brilhante, e cartolina.
Papel de impressora a laser
Este tipo de papel consegue suportar o calor da impressão a laser, onde rolos especiais fundem o pó dos toners ao papel.
Papel fotográfico
É apropriado para imprimir imagens de alta qualidade com uma impressora a jato de tinta. Em regra, o papel é brilhante num dos lados e, muitas vezes, com um brilho mais elevado do que outros papéis brilhantes, bem como com uma gramagem superior. Esta primeira característica permite uma imagem mais nítida.
O revestimento evita que a tinta seja absorvida pelo papel, o que poderia resultar numa imagem esbatida e borrada.
O papel utilizado nas impressões das suas fotografias é um fator importante na qualidade final. As suas fotos ficarão tão boas quanto o papel que usar permitir e não será a qualidade da máquina fotográfica que fará grande diferença.
Cartolina
É mais espessa e pesada do que o papel de cópia e pode ser utilizada para cartões-de-visita, capas de relatórios ou utilizações que exijam maior resistência do que as páginas de texto de um documento.
Características do papel de impressão
O brilho refere-se à quantidade de luz refletida por uma folha de papel. Ao escolher o brilho do papel, tenha em conta o que pretende imprimir no mesmo. As imagens impressas num papel brilhante têm cores mais vibrantes. No entanto, as imagens com qualidade fraca podem parecer desbotadas quando impressas num papel brilhante.
A opacidade diz respeito à transparência ou se consegue ver através da folha de papel. É um critério a ter em conta quando tenciona imprimir em ambos os lados e não quer prejudicar a legibilidade do conteúdo impresso.
Os tipos de papéis de impressão:
Mate
É o tipo de papel de impressora mais comum. Adequado para as tarefas de impressão do dia-a-dia. Este papel é finalizado com um revestimento branco que ajuda a tinta a secar mais rápido do que outros tipos de papel.
Brilhante
Tende a ser mais utilizado para a impressão de imagens ou fotografias do que para a impressão de texto. A superfície brilhante absorve a tinta e torna as imagens mais nítidas. Em regra, pode incluir variantes como alto brilho (high-gloss), brilho suave (soft-gloss) ou semibrilho (semi-gloss), sendo que cada um representa um determinado nível de brilho.
Branco brilhante
Alguns fabricantes também nomeiam a cor do papel. Além do branco comum, pode encontrar branco ultra brilhante (ultra-bright white), super branco (super white) ou branco brilhante (bright white).
Quanto mais brilhante e mais branco o papel, mais clara será a imagem. É ideal para impressão frente e verso de alta qualidade. O brilho do papel garante que ambos os lados possam ser impressos sem que a tinta apareça no outro lado.
Quais os formatos de papel de impressão disponíveis?
As dimensões do papel são um aspeto importante a ter em conta, pois a sua impressora pode acomodar apenas alguns tamanhos específicos de papel.
O papel A4 é o formato mais utilizado para impressão e mede 21 por 29,7 centímetros. É disponibilizado em várias gramagens e revestimentos diferentes, o que significa que existe um papel A4 adequado para qualquer tipo de impressão. Este tamanho de papel não é apenas adequado para tarefas diárias, mas também para fins especiais.
O papel A3 tem o dobro da dimensão do papel A4, com medidas de 29,7 por 42 centímetros. As impressoras A3 de grande formato são extremamente versáteis, pois permitem imprimir em A3 e A4. Uma folha maior possibilita a impressão de documentos que pretendem causar mais impacto visual, como peças gráficas grandes ou imagens de alta resolução.
Existem ainda tamanhos menores, como o papel A5 e o A6, que são boas opções para impressão de panfletos ou outros documentos menores.

Gramagem indica a qualidade do papel
Existem várias gramagens disponíveis para diferentes utilizações. Em regra, a gramagem do papel é medida em gramas por metro quadrado (g/m2) e diz respeito à espessura ou densidade do papel, que está diretamente relacionada à sua qualidade.
Quanto maior for o valor da gramagem do papel, mais espessa é a folha e maior a sua durabilidade. A opacidade também é uma característica importante. Em regra, o papel de gramagem superior é mais opaco.
O papel mais comum de utilização diária tem 80 g/m2 para papel branco de tipo mate. O papel mais grosso é utilizado para outros fins, como impressão de fotografias, cartazes, capas, cartões, entre outros.
Existem diferentes tipos de papel fotográfico, cuja diferença principal é o peso. O papel mais pesado (premium) é mais denso e, por isso, permite que a tinta seja melhor absorvida. O papel brilhante ou semibrilhante (básico) tem entre 150 e 190 g/m2.
Embora seja denominado papel “básico”, existem alguns capazes de produzir impressões de fotografias com boa qualidade, mas sem a sensação de um papel mais pesado. O melhor tipo de papel brilhante pesa, geralmente, entre 250 e 285 g/m2.
Problemas comuns com papel de impressão
Escolher o tamanho errado de papel ou carregá-lo incorretamente na impressora pode causar problemas de impressão, como manchas, texto irregular, deformado ou cortado. Certifique-se de que o tamanho de papel escolhido corresponde ao formato do documento que deseja imprimir. Verifique o manual de instruções da impressora para obter informações sobre como carregar diferentes tamanhos de papel na impressora.
Garanta que escolhe o papel com a textura, gramagem e acabamento corretos para o que pretende imprimir. Escolher um tipo de papel com as características erradas pode causar manchas, linhas ou estrias indesejadas. Por exemplo, se escolher um papel com menos de 80 g/m2 de gramagem para imprimir imagens, o verso da folha pode ficar manchado de tinta.
Tenha cuidado com a humidade, pois esta pode ser absorvida pelo papel da impressora. Ao imprimir em papel ligeiramente húmido, a tinta pode ficar manchada no papel, as cores podem misturar-se e o texto ou imagens podem ficar distorcidos. Se o papel na impressora estiver húmido, substitua-o e verifique se a qualidade da impressão melhora. Mantenha o papel num local seco e não utilize papel sujo ou com pó.
O encravamento de papel é um dos problemas mais comuns, mas pode apenas tratar-se de um desalinhamento do papel na bandeja de alimentação da impressora. Verifique se o papel está alinhado corretamente. Em regra, remover o papel e alinhá-lo melhor irá resolver o problema.
Uma bandeja de papel com excesso de folhas pode ativar o aviso de encravamento de papel. Os suportes de papel são concebidos para sustentar uma capacidade máxima de papel específica. Algumas impressoras conseguem suportar apenas 50 folhas, enquanto outras conseguem conter uma resma inteira (500 folhas). Confira o manual de instruções para saber qual a capacidade de papel recomendada.
Caso o papel esteja mesmo encravado, evite puxá-lo com força para não o rasgar. Não tente usar nada pontiagudo para retirar o pedaço de papel, pois pode danificar a sua impressora. De acordo com o modelo da sua impressora, o ecrã deverá dizer onde se encontra o encravamento e como resolvê-lo. Siga as instruções e puxe o papel devagar e com cuidado.
Precisa de uma impressora nova?
Lembre-se de que além dos custos com o papel, tem os custos com a tinta ou o toner. No nosso teste a impressoras, avaliamos os custos de impressão por página com base no preço dos cartuchos ou toners, bem como da quantidade de tinta gasta para imprimir fotografias, páginas de texto e gráficos. Os custos de impressão podem variar consoante a tecnologia e o modelo utilizado.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |