Dois passos atrás: problemas no comércio online

Publicado a 01 setembro 2025
cláudia maia
Cláudia Maia Diretora de Publicações

O comércio online continua a atrair operadores que investem em sites bem estruturados, forte presença nas redes sociais e campanhas de marketing eficazes. Mas por trás desta fachada escondem, muitas vezes, práticas comerciais enganosas.

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Cláudia Maia Diretora de Publicações
iStock Homem a fazer compras online sentado no chão da sala, com ar preocupado, com um cartão de crédito na mão e um portátil no colo
As queixas que chegaram à DECO PROteste nos últimos meses seguem um padrão consistente: encomendas pagas e não entregues, ausência de faturas e uma comunicação que oscila entre o silêncio absoluto e as respostas tão vazias quanto as embalagens que nunca chegam a casa dos clientes. 

Quem diria que comprar um par de sapatilhas online poderia transformar-se num percurso com obstáculos? Foi o que aconteceu a dezenas de consumidores portugueses que confiaram na loja de calçado desportivo Two Steps.

As queixas que chegaram à DECO PROteste nos últimos meses seguem um padrão consistente: encomendas pagas e não entregues, ausência de faturas e uma comunicação que oscila entre o silêncio absoluto e as respostas tão vazias quanto as embalagens que nunca chegam a casa dos clientes. Entre justificações pouco credíveis para o sucedido – como um alegado bloqueio bancário ou uma transição para uma nova gestão sediada fora da União Europeia – e sugestões insólitas, como a de revenda dos produtos não recebidos no OLX ou na Vinted, os consumidores foram confrontados com uma sucessão de argumentos que acentuam a desconfiança.

Neste momento, a loja online indica estar "em atualizações", anunciando uma reabertura para breve. O caso da Two Steps não é isolado. O comércio online continua a atrair operadores que investem em sites bem estruturados, forte presença nas redes sociais e campanhas de marketing eficazes. Mas por trás desta fachada escondem, muitas vezes, práticas comerciais enganosas.

O primeiro passo para evitá-las é a prevenção. Antes de fazer uma compra online, confirme se o site apresenta contactos completos, condições de venda e de devolução bem descritas, métodos de pagamento seguros, certificado de segurança (https://) e comentários independentes sobre a loja. Como complemento, faça uma pesquisa da página em Este site é seguro? e mantenha o "desconfiómetro" ligado. Em caso de dúvida, é sempre preferível dar dois passos atrás...

 

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