Programas gratuitos para limpar o computador
Testámos software para manter o disco limpo e arrumado. Melhorar o desempenho do computador sem gastar um cêntimo é bastante simples com os programas que recomendamos.

Quem nunca desejou obter mais uns megabytes de espaço, quando o sistema operativo alerta que o disco está cheio e é necessário libertar capacidade para o computador continuar a funcionar? Trocar o disco por outro com mais espaço pode não ser caro, mas o que fazer quando falamos de computadores mais datados, em que o investimento não vale a pena? E em equipamentos em que é impossível trocar o disco ou que usam discos SSD, cujo aumento de capacidade é muito caro? Para estes casos, um software de limpeza é a solução perfeita (e, muitas vezes, gratuita) para libertar preciosos gigabytes.
Porquê limpar o disco rígido?
O sistema operativo e o software instalado usam o disco como armazenamento temporário e criam muitos ficheiros que nem sabemos que existem. É o caso dos ficheiros temporários do sistema, do histórico de navegação e de patches do Windows. E, como o software que os cria não os apaga, muito espaço fica ocupado com lixo digital.
Para manter tudo nas melhores condições e potenciar o desempenho do computador, pode usar um software de limpeza do disco. O programa procura itens inúteis e apaga-os, e examina e limpa outras partes do sistema operativo.
A limpeza do chamado registo, parte importante do Windows, também pode dar uma ajuda. Não produz um impacto percetível no sistema, mas pode ter um efeito benéfico a longo prazo. O registo é uma base de dados de configurações e outras informações usadas pelo sistema operativo para controlar os programas.
Testámos 16 programas no mesmo computador, que foi restaurado antes de cada teste. Tinha o Windows 10 atualizado, muitas instalações e desinstalações de programas e atualizações de software. O disco não era limpo há pelo menos um ano. Analisámos a eficácia na limpeza do disco e do registo, e a facilidade para um utilizador casual e para um avançado. Também registámos e avaliámos a informação. Mesmo que o processo seja totalmente automatizado, é importante visualizar informação detalhada sobre o que está a ser feito.

Instalação simples e rápida
A maioria dos programas testados oferece informação sobre o que está a ser instalado, mas menos do que a que gostaríamos. Na limpeza do disco, os programas são muito conservadores no que apagam, exceto o PriVazer, que limpou alguns backups do sistema sem pedir licença. Apesar disso, nenhuma destas ações afetou a estabilidade ou apagou dados do utilizador.
Quanto à eficácia, a maioria dos programas apagou entre 3 e 4,6 GB de lixo, o que garantiu um resultado de quatro ou cinco estrelas.
Na limpeza do registo, o pior software encontrou apenas 300 chaves inválidas. “Chaves” é o nome dado às entradas de base de dados que contêm alguns dados usados pelo Windows ou pelo programa instalado para funcionar corretamente no computador. Já o melhor descobriu 2500.
Também há diferenças entre as versões pagas e gratuitas, sobretudo nas opções para utilizadores avançados. O utilizador comum pode ficar-se pelas versões não pagas sem perder qualidade. Tanto assim é que elegemos dois softwares gratuitos como Escolha Acertada. Todos contam com muitas funcionalidades extra, como desfragmentação do disco, limpeza de RAM, eliminação de registos de privacidade e monitorização do sistema. Contudo, para o utilizador normal, estas ferramentas trazem poucos benefícios e algumas requerem maiores competências, como a otimização do arranque.
Software recomendado para limpar o computador
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Haverá melhor do que um bom software para limpar o disco a custo zero? Segundo o teste, sim. O Wise Cleaner Wise Care 365 Pro e o Glarysoft Glary Utilities Pro 5 obtiveram melhores resultados, mas a diferença é de apenas um e três pontos. Vale a pena pagar mais pelo mesmo?
Wise Cleaner Wise Care 365 Pro
Qualidade global: 69 por cento.
Preço: 21,34 euros.
Com muitas funcionalidades, é fácil de instalar e utilizar. A limpeza do disco e do registo fazem parte da função “Exame do computador”, entre muitas outras. A seguir ao Cheetah Mobile, foi o que libertou mais espaço: 4,3 GB.
Iobit Advanced System Care Free
Qualidade global: 66 por cento.
Gratuito.
Versão gratuita com menos funcionalidades do que a paga, mas suficientes para um utilizador ocasional. A função “Analisar” inclui as ferramentas de limpeza do disco e muitas outras. A instalação é muito simples e a utilização boa. Conseguiu libertar 4,3 GB de espaço no disco.
Wise Cleaner Wise Care 365 Free
Qualidade global: 66 por cento.
Gratuito.
Apesar de mais limitada, a versão gratuita tem tudo o que o utilizador precisa e não limita o tempo de uso. A função “Exame do computador” limpa o disco, verifica a segurança, afina o sistema e limpa rastos e histórico de navegação. Libertou 4,3 GB de espaço.