Como testamos

Auscultadores: como testamos

14 dezembro 2020
auscultadores numa mesa

Analisámos a qualidade do som, a libertação de ruído, o conforto e a resistência dos materiais. A autonomia da bateria e a capacidade de cancelamento de ruído, nos modelos em que tal se aplica, também foram avaliadas.

Companheiros nas deslocações para o trabalho, no escritório, no estudo, em caminhadas ou em longas viagens, os auscultadores, conectados a um leitor de música, há muito que têm lugar no nosso dia-a-dia. Os modelos com redução ativa de ruído acrescentam versatilidade aos modelos tradicionais, ou seja, permitem uma utilização em mais contextos.

Cancelamento do ruído

Os aparelhos testados com esta funcionalidade incluem microfones, que captam o som envolvente e criam um ruído desfasado 180º, para ajudar a neutralizar o ambiente de fundo. São, por isso, ideais em situações que exijam concentração num ambiente ruidoso. Mas, no geral, são mais eficientes a eliminar os sons de baixas frequências (os graves), onde está concentrada a maioria dos ruídos provenientes de motores (de avião ou autocarro, por exemplo).

Em laboratório, detetámos diferenças de desempenho enormes entre os auscultadores selecionados. Existem aparelhos em que a influência da redução ativa de ruído é praticamente impercetível e outros em que os sons nas baixas frequências são bloqueados quase na totalidade.

Também observámos que, em muitos casos, a qualidade do som é mais reduzida quando a redução ativa de ruído está ligada. Em regra, verifica-se uma diminuição da gama dinâmica sonora, o que leva a menor impacto na reprodução dos sons mais graves, porque se encontram na faixa de frequências que está a ser anulada.

Qualidade do som

A qualidade do som continua a ser o aspeto mais importante na avaliação de qualquer equipamento de áudio, e os auscultadores não são exceção.

Recorremos a um painel de utilizadores com experiência na avaliação de equipamentos de áudio e a excertos de material de teste que incluíam passagens de música clássica, jazz e pop/rock.

A música clássica serve sobretudo para aferir a gama dinâmica do som e a clareza na reprodução das diferentes tonalidades do espectro sonoro. Já a música pop/rock é particularmente útil para averiguar a reprodução dos graves e da parte vocal.

Mas a avaliação é global e, na prática, não se verificam desempenhos muito díspares entre géneros musicais. Isso não significa que não haja diferenças entre equipamentos.

Outras medições no teste a auscultadores

Também verificámos a libertação de som, ou seja, a capacidade de os auscultadores manterem o som emitido na região próxima ao ouvido do utilizador, um aspeto muito importante quando o equipamento é usado em ambientes silenciosos (tais como os de uma biblioteca) ou com pessoas bastante próximas (por exemplo, nos transportes públicos).

O conforto de utilização é mais um critério importante em qualquer tipo de auscultadores, e depende, entre outros, dos materiais usados, do peso, da ergonomia e dos ajustes previstos para uma correta adaptação à cabeça. Para avaliar o conforto, recorremos a um painel de utilizadores, que se pronunciou sobre a colocação e remoção, a comodidade num uso prolongado, a fixação, a interferência do cabo durante o movimento e o ruído provocado, e a identificação do canal esquerdo e do direito.

A durabilidade conta também, sobretudo em equipamentos que não são propriamente baratos. Avaliámos, por isso, a resistência dos materiais usados e a qualidade da construção.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.