Notícias

Ozempic e Mounjaro contrafeitos à venda em sites ilegais

Foram detetados medicamentos contrafeitos para diabetes e perda de peso à venda em sites ilegais e promovidos nas redes sociais através de centenas de perfis falsos. O Infarmed alerta que só podem ser disponibilizados na farmácia com receita médica. O seu consumo pode ter graves consequências para a saúde dos consumidores. 

Especialista:
Editor:
23 setembro 2025
Mulher a medir perímetro abdominal com fita métrica

iStock

Nos últimos meses, verificou-se um aumento acentuado na comercialização ilegal de medicamentos que se fazem passar por Ozempic, Mounjaro e outros destinados à perda de peso e diabetes. Trata-se de medicamentos cujas substâncias ativas são agonistas do recetor GLP-1 como semaglutido, liraglutido e tirzepatida. A toma destes produtos contrafeitos pode ter graves consequência para a saúde dos consumidores, alerta o Infarmed. 

Medicamentos ilegais para emagrecer e diabetes à venda na internet 

O alerta sobre versões falsificadas de medicamentos destinados ao tratamento da diabetes tipo 2 e à perda de peso foi emitido pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e, em Portugal, pelo Infarmed, a autoridade nacional do medicamento. 

As autoridades identificaram centenas de perfis falsos nas redes sociais, como o Facebook, bem como anúncios em plataformas de comércio eletrónico, muitos deles alojados fora da União Europeia. Alguns destes sites são fraudulentos, pois recorrem indevidamente a logótipos oficiais e falsos testemunhos.

Os fornecedores ilegais estão a ser ativamente monitorizados pelas autoridades competentes. Têm vindo a ser aplicadas medidas como a retirada de produtos do mercado, o bloqueio de sites e uma estreita colaboração transfronteiriça com entidades de fiscalização e parceiros internacionais.

Os produtos vendidos em sites ilegais e promovidos nas redes sociais não estão autorizados nem cumprem os padrões exigidos de qualidade, segurança e eficácia. Podem não conter a substância ativa indicada e apresentar níveis perigosos de outras substâncias.

Estes medicamentos ilegais representam um grave risco para a saúde pública. Quem recorre a este tipo de produtos adquiridos ilegalmente corre o risco de comprometer a eficácia dos tratamentos, além de estar exposto a problemas de saúde graves e a interações potencialmente nocivas com outros medicamentos.

Ozempic e Mounjaro só podem ser comprados com receita médica

Os agonistas do recetor GLP-1, como Ozempic e Mounjaro, são medicamentos sujeitos a receita médica para tratar doenças como diabetes e obesidade e devem ser utilizados sob supervisão de um profissional de saúde. Só podem ser vendidos em farmácias e nos respetivos sites oficiais. 

Veja como comprar medicamentos online com segurança e como verificar a autenticidade de um medicamento. Desde 1 de julho de 2015, há um logótipo que identifica as farmácias online oficiais.

Caso considere poder beneficiar do tratamento com agonistas do recetor GLP-1, consulte o seu médico. Nunca adquira estes medicamentos sem receita médica ou fora das farmácias.

 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar