Dicas

Tártaro: como identificar e tratar

A acumulação de tártaro entre os dentes e a gengiva pode provocar mau hálito e doenças, mais ou menos graves. A melhor forma de prevenir é uma boa higiene oral. Depois de instalado, só o dentista pode resolver.

24 julho 2023
Mulher deitada na cadeira do dentista de boca aberta. Dentista à esquerda e assistente dentária à direita, realizam procedimento na mulher.

iStock

A placa bacteriana consiste num aglomerado de bactérias envoltas numa substância gelatinosa. Forma-se a partir de uma fina película de saliva que adere ao esmalte e se combina com os resíduos de alimentos existentes na boca, especialmente com os açúcares.

Devido à ação de algumas bactérias, os restos dos alimentos são transformados em ácidos. Se não for praticada uma boa higiene oral, os ácidos atacam o esmalte, levando a que vá perdendo os minerais de que é composto (sobretudo cálcio e fosfatos).

Um dos resultados desta ação é a formação de cáries. Além disso, a placa bacteriana pode calcificar e transformar-se num depósito de tártaro.

No geral, a formação de tártaro deve-se a uma insuficiente higiene oral. No entanto, algumas pessoas tendem a produzir placa bacteriana mais rapidamente do que outras, devido à composição da sua saliva, à ingestão de medicamentos, a patologias, ao estilo de vida, dieta, etc.

Consequências do tártaro

Na maior parte dos casos, o tártaro forma-se na linha entre o dente e a gengiva, embora também se possa instalar sob a gengiva, irritando os tecidos. Apresenta uma cor amarelada ou castanha. Por isso, antes de mais, o tártaro causa um problema estético. Mas pode ter outro tipo de consequências, como mau hálito (halitose) e doenças orais (gengivite, periodontite, etc.).

A gengivite é uma inflamação da gengiva, que fica avermelhada e pode sangrar um pouco. Numa fase inicial, é possível tratar com uma boa higiene oral. Contudo, se for ignorada, pode haver perda progressiva da gengiva e do osso, processo que caracteriza uma complicação mais grave: a periodontite.

Na periodontite, formam-se bolsas, cheias de bactérias, entre a gengiva e as raízes dos dentes, onde antes existia osso. Nesta sequência, os dentes podem começar a abanar e até cair sozinhos. Este problema contribui ainda para o aumento do risco de doenças graves, incluindo diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, doenças cerebrovasculares, entre outras. Enquanto a gengivite tem solução, a periodontite é irreversível e requer a intervenção de um dentista. O tratamento passa, sobretudo, pela remoção da placa bacteriana e do tártaro, e pelo controlo da destruição dos tecidos.

Como remover o tártaro dos dentes?

O tártaro não pode ser removido com produtos de higiene oral. Depois de formado, só é possível eliminá-lo completamente através de um processo chamado destartarização, realizado no consultório do dentista.

A destartarização consiste em remover o tártaro pela raspagem e pelo polimento dos dentes. Convém fazer visitas regulares ao dentista (pelo menos uma vez por ano) para detetar o tártaro e removê-lo o mais precocemente possível.

Como prevenir o tártaro nos dentes?

Manter uma boa higiene oral é a melhor forma de reduzir a acumulação de placa bacteriana e, consequentemente, a formação de tártaro:

  • escove os dentes pelo menos duas vezes por dia, sendo uma obrigatoriamente antes de deitar;
  • escove durante dois minutos;
  • a seguir à escovagem e às refeições principais, aguarde duas horas antes de voltar a comer;
  • use uma escova de dureza média e substitua-a a cada três meses (ou quando as cerdas estão danificadas);
  • use uma pasta dentífrica com flúor;
  • utilize fio dentário antes de escovar os dentes.

VEJA MAIS DICAS DE HIGIENE ORAL

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.