Dicas

Trombocitopenia: o que é e como tratar

Geralmente assintomática, pode manifestar-se através de "nódoas negras" ou pequenos pontos vermelhos na pele. Saiba o que provoca a trombocitopenia e como deve ser tratada.

Especialista:
Editor:
25 fevereiro 2025
Plaquetas sanguíneas

iStock

Não é considerada uma doença, mas sim uma diminuição do número de plaquetas, que pode ser devida a várias situações, mais ou menos graves. 

As plaquetas são células responsáveis pela coagulação do sangue, limitando hemorragias, cicatrizando lesões traumáticas, tais como feridas e cortes, e, ainda, combatendo certas patologias, como cancros e doenças crónicas.

Estas células, também conhecidas como trombócitos, são fragmentos de células da medula óssea, e têm oito a dez dias de vida na circulação sanguínea. Posteriormente, são destruídas no baço. São considerados níveis normais de plaquetas quando a contagem destas, através de uma análise a uma amostra de sangue, está entre os 150 mil e os 400 mil por microlitro de sangue.

A trombocitopenia acontece quando a contagem de plaquetas está abaixo do limite inferior. Pode ser:

  • leve – quando a contagem está entre 100 mil e 150 mil;
  • moderada – quando a contagem está entre 50 mil e 99 mil;
  • grave – quando a contagem está abaixo dos 50 mil.

No entanto, estes números devem ser interpretados por um profissional de saúde, tendo em conta o contexto de cada pessoa e os problemas que lhe estão associados.

Qual é a causa da trombocitopenia?

A trombocitopenia tem várias causas. Pode ser por:

  • alteração da medula óssea, com a diminuição dos megacariócitos (células produtoras de plaquetas), tal como acontece, por exemplo, na aplasia medular, por efeitos de quimioterapia ou da radioterapia;
  • infiltração da medula por células leucémicas ou em outras neoplasias;
  • aumento da destruição das plaquetas por anticorpos, como acontece, por exemplo, na trombocitopenia imune, em doenças autoimunes como o lúpus ou, ainda, com alguns medicamentos;
  • em situações mais raras de infeções graves ou em que há alterações da circulação.

Quais os sintomas e os tratamentos?

Apesar de, frequentemente, a trombocitopenia, por ser assintomática, só ser identificada por baixa contagem de plaquetas em exames de rotina, existem alguns sintomas e sinais que deve ter em conta.

  • petéquias (pequenos pontos vermelhos na pele);
  • púrpura (hematoma ou “nódoa negra”);
  • sangramento da mucosa.

 
Fonte: National Heart, Lung and Blood Institute, 2021.

O tratamento depende da causa. No caso de haver destruição por anticorpos (como é o caso da trombocitopenia imune), o tratamento inclui corticoides ou outros medicamentos imunossupressores. Por vezes, é utilizado um anticorpo monoclonal.

Em situações mais graves, como ocorre no tratamento de leucemias agudas, podem ser necessárias transfusões de plaquetas.

Como prevenir?

Normalmente, a trombocitopenia não pode ser prevenida. No entanto, existem comportamentos que podem evitar problemas de saúde associados à trombocitopenia, tais como, por exemplo:

  • evitar beber muito álcool, uma vez que este retarda a produção de plaquetas;
  • evitar o contacto com produtos químicos tóxicos, tais como pesticidas, arsénio e benzeno, sob pena de estes atrasarem a produção de plaquetas;
  • evitar medicamentos que provoquem a diminuição das plaquetas na correntes sanguínea. Há ainda medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, nomeadamente, a aspirina e o ibuprofeno, que tornam o sangue mais "fluido";
  • proteger-se de ferimentos que possam causar hematomas ou sangramentos. 

O que é a trombocitopenia imune?

A trombocitopenia imune é uma condição na qual o sistema imunológico ataca e destrói erroneamente as células sanguíneas chamadas plaquetas, necessárias para a coagulação normal do sangue. Não existem medidas que previnam o seu surgimento.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar