Notícias

Batons hidratantes apenas aceitáveis a hidratar

A pele dos lábios, por ter menos camadas celulares, é fina e mais suscetível de desidratar. Para ajudar a escolher o melhor batom hidratante, a DECO PROteste testou 15 produtos. Conheça o melhor e veja que cuidados deve ter para manter os lábios saudáveis.

Especialista:
Editor:
23 setembro 2024
Mulher com cabelo encaracolado a mandar um beijinho

iStock

Um batom hidratante deve ser fácil de aplicar em ambientes com diferentes temperaturas e formar uma película com pressão simples e suave. A película deve, ainda, ser uniforme, plástica e elástica. É recomendado que tenha um sabor agradável, para que, quando lambido ou ingerido, seja palatável. Deve, ainda, ser duradouro. O ideal é que estes atributos sejam alcançados sem aderência, oleosidade ou excesso de brilho percetíveis.

A DECO PROteste realizou um teste a 15 batons hidratantes. E os resultados podiam ser melhores.

Consulte o comparador e escolha o melhor batom para si

Hidratação podia ser melhor

Os lábios não têm epiderme e, por serem compostos por apenas três a cinco camadas celulares, são muito finos em comparação com a pele facial. Têm, assim, baixa capacidade de hidratação, e a sua função de barreira cutânea nem sempre é eficaz.

Devido às suas características, os lábios são altamente suscetíveis a efeitos ambientais, tais como vento, sol, tabagismo e temperaturas extremas. Estes fatores, associados ao avançar da idade ou à utilização de certos medicamentos, podem contribuir para que fiquem secosgretados e sem cor.

Existem cuidados que deve adotar para os proteger, e um deles é a utilização de batom hidratante, ou, como é conhecido na gíria, de batom do cieiro.

Os resultados do critério da hidratação não são excelentes. A verdade é que 80% dos produtos não foram além das três estrelas, sendo que os restantes mereceram apenas duas estrelas e meia na hidratação. Ou seja, todos obtiveram um desempenho apenas aceitável.

Já os resultados do teste de utilização foram opostos: apenas dois batons hidratantes ficaram abaixo das quatro estrelas. Para este critério, colaboraram 72 voluntárias – porém, cada batom foi testado apenas por 30 –, que aplicaram durante três dias cada um dos produtos descaracterizados.

Caso tenha alergias ou tendência para tal, opte por batons hidratantes sem fragrâncias alergénicas.

Há muito a melhorar no impacto ambiental

O teste contempla uma verificação do impacto ambiental das embalagens primária e secundária, bem como da percentagem de desperdício de produto, que deve ser inferior a 10 por cento. Neste último critério, nenhum batom cumpriu o requisito percentual.

Todas as embalagens primárias dos batons são feitas de plástico, e nenhuma tem materiais reciclados. Apenas três produtos não utilizam segunda embalagem, e, em quatro, esta é uma proteção em plástico. Os resultados do impacto ambiental oscilam, assim, entre o muito mau e o medíocre.

Atenção aos óleos minerais

Os batons hidratantes têm, na sua composição, ceras, emolientes, ingredientes ativos, antioxidantes, sabor, entre outros. Os óleos minerais, por vezes, também vêm neste tipo de cosméticos. Porém, desde que cumpram a legislação e os limites recomendados pela Cosmetics Europe, estas substâncias são seguras para o ser humano.

Os óleos minerais altamente refinados apenas podem apresentar substâncias potencialmente perigosas (hidrocarbonetos saturados de óleos minerais, os MOSH, ou hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais, os MOAH) em níveis indetetáveis ou vestigiais.

Já as organizações de consumidores de Espanha, Itália e República Checa chegaram mesmo a encontrar estas susbtancias potencialmente prerigosas acima do nível recomendado na composição de alguns batons comercializados naqueles países. Em Portugal, a generalidade dos batons comercializados não contém óleos minerais. Por precaução, desaconselha-se esta utilização.

Resultados da rotulagem variam

A rotulagem deve satisfazer os requisitos legais e, ainda, adicionar alguns pontos extra fulcrais para o consumidor. De acordo com a lei, a rotulagem deve incluir o nome e o endereço do fabricante ou do distribuidor, o peso ou o volume e a durabilidade do produto, os cuidados na utilização, o número de lote, a função e a lista de ingredientes. Todas as informações devem ser facilmente legíveis e claras, no idioma do país onde o produto está a ser comercializado.

A DECO PROteste verificou que três batons não têm informação em português, e um não inclui a lista de ingredientes. Há, ainda, um que alega não ter óleos minerais, uma menção proibida por lei, e, como tal recebeu nota negativa na rotulagem e o caso foi reportado ao Infarmed.

Em relação aos pontos extra, destaca-se a selagem dos produtos. A DECO PROteste considera importante que os batons venham selados – algo que nem sempre aconteceu com os produtos testados –, principalmente se forem vendidos em prateleiras de lojas ou supermercados, onde não há muito controlo. O consumidor deve ter a garantia de que ninguém usou o produto antes.

Os batons devem, ainda, incentivar a reciclar a embalagem, explicando onde deve ser depositada. Apenas dois produtos fazem esta referência.

Contas feitas, os resultados da rotulagem variaram muito: tanto existem produtos a merecer quatro e cinco estrelas, como outros a obter três ou menos.

5 dicas para manter os lábios saudáveis

Proteger os lábios das várias situações, nas várias estações do ano, pode ser desafiante. Siga os seguintes conselhos da DECO PROteste.

  • Use hidratante labial. A melhor forma de proteger os lábios secos é aplicar regularmente um batom hidratante, que funciona como escudo contra o Sol, o vento e o ar frio ou seco.
  • Evite lamber os lábios. É tentador fazê-lo quando estão secos ou rachados. Porém, só os vai secar ainda mais, pois estará a retirar a gordura natural da pele. 
  • Hidrate-se frequentemente. Beba muitos líquidos, sobretudo água. Estará a combater a desidratação, que pode contribuir para que os lábios fiquem secos.
  • Evite alergénicos. Alguns cosméticos contêm ingredientes irritantes ou alergénicos, tais como fragrâncias ou corantes. Se tiver tendência para alergias ou pele sensível, evite o contacto com esses produtos.
  • Respire pelo nariz. Ao fazê-lo pela boca, contribui para que os lábios sequem.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar