Loções corporais: como testamos
As loções corporais foram submetidas a um teste laboratorial para avaliar a sua eficácia, ou seja, a sua capacidade de hidratar a pele. Esta prova foi a mais relevante na avaliação de cada loção corporal, representando metade da nota final. Envolveu 385 mulheres, entre os 23 e os 70 anos, que aplicaram as loções corporais nos antebraços duas vezes por dia, durante duas semanas. Para uniformizar o estado da pele, as áreas de teste foram lavadas com uma solução específica duas vezes por dia, desde três dias antes do início até ao fim do teste.
Com um corneómetro, o laboratório mediu o nível de hidratação na zona que recebeu o produto, comparando-o com o de uma área onde não foi aplicado e outra onde se passou um produto standard com boa hidratação.
A DECO PROteste completou esta análise com um teste de utilização, no qual 30 consumidoras, com idades entre os 22 e os 60 anos, testaram todos produtos sem conhecerem as marcas. Cada uma avaliou duas amostras por dia, uma em cada braço. Sob avaliação estiveram, entre outros critérios, a textura, o odor antes de aplicação e o odor na pele após aplicação, a velocidade de absorção, a facilidade de espalhar, o eventual efeito pegajoso ou gorduroso, a perceção de hidratação e suavidade na pele, que foram avaliados por meio de um inquérito.
O impacto ambiental das embalagens, por sua vez, foi outro dos parâmetros analisados. Esta análise desdobrou-se em três vetores: o desperdício da loção corporal, os materiais usados e a relação entre o tamanho da embalagem e a quantidade de produto. O desperdício de produto, segundo o EU Ecolabel, tem de ficar aquém de 10 por cento.
Por último, foi avaliada a rotulagem dos produtos, que tem de cumprir certos requisitos legais, tais como nome e endereço do fabricante, importador ou distribuidor; peso ou volume, lote, durabilidade, função do produto e a lista de ingredientes. Estas informações devem ser claras, legíveis e estar em português.
Existem, ainda, outras questões relevantes que foram consideradas nesta avaliação, tais como a existência de alegações sem valor ("dermatologicamente testado" ou "hipoalergénico", por exemplo), e a indicação de como reciclar corretamente a embalagem.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
