Como testamos

Protetores solares: como testamos

01 maio 2019
Teste DECO a protetores solares

01 maio 2019
Testámos em laboratório protetores solares com fator de proteção 50+ e 30, sendo este o mínimo recomendado pela Direção-Geral da Saúde.

Verificámos o fator de proteção solar (FPS ou SPF), que define a capacidade do produto para bloquear os raios ultravioleta do tipo B, e também a proteção contra a radiação ultravioleta do tipo A (UVA).

Para testar o fator de proteção contra os raios UVB, aplicámos os produtos nas costas de voluntários. Simulámos a exposição à radiação em zonas da pele com protetor e zonas sem protetor, através de uma máquina que simula a luz solar. Observámos os resultados 24 horas depois da exposição.

Para o teste de proteção contra os raios UVA, espalhámos o protetor solar numa placa, que expusemos a uma quantidade controlada de radiação.

Ambos os testes foram realizados de acordo com as normas da Organização Internacional de Normalização (ISO): ISO 24444:2010 Cosmetics – Sun protection test methods – In vivo determination of the sun protection factor (SPF) e  ISO 24443:2012 Determination of sunscreen UVA photoprotection in vitro.

Pedimos ainda a um grupo de 30 mulheres para experimentarem os produtos sem conhecerem as marcas. As utilizadoras deram a sua opinião sobre a consistência, o cheiro e a sensação na pele, de cada produto.