Em abril deste ano, marcámos uma viagem para o Hotel Iberostar Selection Praya Pilar, em Cayo Guillermo. A reserva foi feita e estava tudo pago (3969€ por três adultos), de forma a irmos de 4 a 11 de julho. A menos de 1 mês da data, ligaram da Agência Abreu a informar que não seria possível irmos para aquele hotel, pois não haviam pessoas suficientes para esse voo. Como se já não fosse mau terem avisado demasiado em cima da data, não nos deram margem para escolher. Deram como sugestão uma reserva para o hotel Meliá Península Varadero, com uma ligeira alteração na data - de 2 a 9 de julho. Porém, a única coisa que alteraram foi mesmo a data, já que o preço se manteve. Após algumas chamadas e conversas, para garantir que este hotel, que não foi escolhido por nós, tivesse as mesmas condições do inicialmente escolhido, foi-nos garantido pela Agência que, de facto, este hotel era igualmente bom e que valia o preço primeiramente pago. Não foi dada outra hipótese de escolha de hotel, não foi mencionado o facto de, talvez, esta nova opção não ser tão boa e, consequentemente, valer o mesmo preço, e tudo em menos de um mês.Sem outra hipótese, fomos. E podemos afirmar que, até hoje, nunca tivemos uma viagem tão má. Para começar a enumerar todas as coisas negativas que vivenciámos ao longo da semana, pode-se dizer que o voo de ida (para Varadero) atrasou 3 horas, sem qualquer aviso prévio. Chegámos ao aeroporto com o intuito de apanhar o avião às 13h40, mas quando chegámos lá, percebemos que este só partia às 16h30, sem qualquer aviso com o respetivo motivo. Já dentro do avião, ainda atrasou mais, devido a um passageiro que iria perder o voo. Independentemente dos motivos, chegámos ao destino muitas horas depois do que era previsto e pior do que isso: sem qualquer justificação.Após a chegada ao hotel, fomos para o quarto descansar, até que nos deparámos com baratas dentro do quarto. Logo na primeira noite, tivemos de mudar de quarto, tal era a falta de higiene. E começaram aqui os problemas que passo agora a enumerar:1. Começando a falar dos quartos, como já mencionei, além das baratas no primeiro quarto, o que nos obrigou a mudar para outro, estes não tinham qualquer higiene. Na nossa quarta noite, vemos uma ratazana na casa de banho, que por sinal já deveria andar lá nos outros dias. Depois de relatar o sucedido ao hotel, foi nos dito (e até mostrado) todos os lugares possíveis por onde o rato possa ter entrado, o que demonstra que é uma situação recorrente e normal naquele hotel. Mais uma vez, mudámos de quarto. Como se já não fosse má toda a situação, pior ficou a nível psicológico, porque um de nós tem fobia a ratos e isso fez com que nunca mais conseguisse estar dentro dos quartos à vontade. Tivemos de mudar três vezes de quarto numa semana e tudo isto devido à falta de higiene por parte do hotel. Sem mencionar que o frigorífico e o ar-condicionado faziam tanto barulho que nos obrigava a desligar tudo para que pudéssemos, dentro dos possíveis, ter boas noites de sono.2. Passando agora à alimentação, nós tínhamos consciência de que Cuba é um país pobre e com uma fraca variedade de alimentos, porém foi muito pior do que alguma vez poderíamos imaginar. Não foi a nossa primeira vez em Varadero, mas foi a primeira vez que ficamos enojados com o que vimos na parte do buffet. Além da fraca variedade, que nos obrigava a comer o mesmo todos os dias, o pior era a falta de limpeza. Carne exposta ao calor durante as 3 horas em que o buffet estava aberto e era cozinhada numa chapa suja, cheia de gordura e até com pingas do suor de quem a cozinhava. Aquilo que usavam para limpá-la, era o que usavam para cozinhar a carne. Além disto tudo, ainda foram encontrados bichos na fruta, cheiro a azedo diversas vezes, pessoas com intoxicações alimentares, incluindo eu num dia, pratos e tigelas sujas. Para acrescentar, ainda tínhamos de esperar eternidades para que fôssemos atendidos . Mau atendimento, má alimentação e má higiene.3. Relativamente à piscina, esta esteve interdita durante 6 dias, pois estava verde. As paredes estavam todas sujas e a água não era limpa, ao ponto de pôr crianças doentes. Não pudemos sequer usufruir da piscina a semana toda. As toalhas de praia não eram lavadas, apenas as punham a secar, vindo sujas e com cheiro a mofo. Também as toalhas do banho eram sujas, ficando o cheiro no corpo após tomar banho, o que não é, de maneira alguma, normal.A única coisa boa era a praia, que em nada tinha a ver com o hotel. A alimentação, os quartos, a piscina, a higiene, o atendimento, foi tudo mau. Péssimo mesmo. E o pior? Não escolhemos este hotel. Pagámos para ter algo bom e ter uma semana de férias descansados, mas mandanos logo para o pior hotel. Não deram mais nenhuma opção porquê? O hotel pode ser fraco devido ao país pobre. Até aí aceitámos. O que não aceitámos é que nos tenham cobrado o valor como se fosse bom. Propunham outro hotel mas fazerem-nos pagar por tudo o que passámos é que não. A Agência agiu mal em tudo. Nem dignidade teve para responder aos emails que foram enviados ainda lá. Foram as piores férias que tivemos até hoje e nem sequer foram planeadas por nós. Aliás, a fatura que nos deram vem com a data e com o hotel inicialmente escolhido por nós: Iberostar Selection Playa Pilar. Como é que podem cobrar o mesmo valor dos dois hotéis, sendo que um era assim péssimo e outro que nos daria uma experiência totalmente diferente? Nós pagámos por um serviço e foi no dado outro, sem qualquer opção de escolha. Ou era isto ou não íamos para lado nenhum.A minha familia não teve férias