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Venda de viagem de avião, que não se poderia realizar por força das restrições relativas à pandemia

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. C.

Para: Top Atlântico

27/10/2020

No passado dia 28/07/2020 desloquei-me à agência “Top Atlântico – Oeiras Parque” para comprar 4 passagens aéreas de ida e volta para os Estados Unidos da América. Três destas passagens destinavam-se a jovens estudantes universitários que embarcariam com visto de estudantes “F1” conforme informado, e a outra passagem destinava-se a mim que os iria acompanhar nesta nova etapa das suas vidas. Tendo eu em Abril de 2019 estado em Nova Iorque, ainda tenho o meu visto (ESTA) válido, dado que a validade é de dois anos. Durante todo este processo, e das várias vezes que me desloquei à agência (tanto eu como a minha mulher) nunca fomos informados de qualquer impedimento relativamente à minha ida. No momento do Check In fui informado que não poderia embarcar, devido ao facto de Portugal se encontrar numa lista de países que não estão autorizados a entrar nos EUA num registo de lazer (apenas estudantes, residentes, diplomatas e viagens de trabalho devidamente justificadas). Foi-nos mostrado esse documento via Internet e o funcionário que nos estava a fazer o Check In disse de imediato que esta informação é passada a todas as companhias de aviação, operadores turísticos e agências, tendo questionado qual a agência onde tínhamos comprado as viagens, pois estava incrédulo de não termos sido alertados para esta situação. Ainda no próprio dia deslocámo-nos à agência para esclarecer esta situação e estivemos a falar com a Dª Fátima Palmeiro, responsável de loja, que desconhecia por completo esta restrição em termos de viagens para os EUA. Com tudo isto, os três jovens (sendo um deles meu filho) tiveram de viajar sozinhos quando tudo estava planeado para termos viajado em conjunto, pois trata-se de três inícios de vida de jovens de 18 anos que passarão a viver nos EUA por 4 anos em que existe todo um conjunto de situações a serem tratadas e que carecem de acompanhamento. No caso do meu filho, alguns dos seus pertences estavam distribuídos pela sua mala de porão e pela minha, dado que eu iria permanecer apenas por um período de 5 dias, sendo obrigados a pagar a 2ª mala de porão, no valor de 85€, uma vez que fui impedido de embarcar. Devido a toda esta situação, a minha mulher foi obrigada a permanecer no aeroporto mais de 3 horas (em situações normais ao fim de meia hora viria embora) o que teve um custo de 43€ de estacionamento. Para a minha estadia nos EUA tinha reservado um hotel que me foi possível cancelar gratuitamente e um aluguer de uma viatura a qual me foi cobrada uma taxa de cancelamento no valor de 74.53€. Para tratar de toda a burocracia que esta mudança de vida do meu filho implicava, tinha alugado um “WebSpot” com a duração da minha estadia, com o custo de 64.30€ , do qual não fui reembolsado. Por fim, à Top Atlântico, paguei o valor de 1.343.40€ por um voo que não se podia realizar. Quando recorri à Top Atlântico foi porque me transmitia confiança pela credibilidade que tem no mercado, da qual nunca esperei que tal situação viesse a acontecer, pois de facto não era de todo expectável que me vendessem um bilhete de uma viagem que está impedida de se realizar.

Mensagens (1)

Top Atlântico

Para: P. C.

30/10/2020

Exmos. Senhores,Conforme é do conhecimento do Departamento Jurídico da DECO, a mesma assinou um Protocolo com o Provedor do Cliente da APAVT em 8 de Junho de 2005 que se encontra em vigor, para que sejam remetidas a esta entidade todas as reclamações recebidas dos seus associados a fim de serem apreciadas por este organismo de resolução alternativa de conflitos de consumo.De acordo com o Protocolo acima referido e em conjunto com o mais atual referente a todas as situações relacionadas com o Coronavírus, agradecemos que todas as exposições dos vossos associados sejam reencaminhadas para esta entidade no que se refere a viagens de turismo.Crentes de que fomos esclarecedores, apresentamos os nossos cumprimentos,Direção da QualidadeServiço de Apoio ao ClienteAv. D. João II , Lote 1.16.1, 6°PisoParque das Nações 1990-083 Lisboa[cid:image001.gif@01D6AEAE.D912D180] [cid:image002.gif@01D6AEAE.D912D180]A TopAtlântico* declara que cumpre com a legislação em matéria de proteção de dados pessoais atualmente vigente e garante que o tratamento dos seus dados pessoais é lícito, leal, transparente e limitado às finalidades autorizadas. A Top Atlântico* é responsável pelo tratamento, e informa que está a implementar todas as regras aplicáveis ao tratamento dos seus dados pessoais, às medidas de segurança técnicas e organizativas, aos direitos que lhe assistem, assim como, à recolha do seu consentimento. Caso pretenda exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação, portabilidade, oposição ou limitação pode enviar um e-mail para protecaodados@topatlantico.com(*) A TopAtlântico é representada pelas seguintes empresas, na qualidade de responsáveis pelo tratamento TopAtlântico, Viagens e Turismo S.A., TopAtlântico DMC - Viagens e Turismo, SA, Top Partner - Viagens and Soluções Empresariais, SA, TopAtlântico Madeira - Viagens e Turismo, Lda.TopAtlântico, Viagens e Turismo, SA ï…¾ Sede Social: Av. D. João II, Lote 1.16.1 - 9° Andar ï…¾ 1990-083 Lisboa - Portugal ï…¾ Capital Social 1.550.000,00 euros ï…¾ Matriculada na C.R.C. Lisboa sob o número únicoNIPC 501 061 126 - RNAVT 1833


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