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Vaillant Arostor com defeito/avaria no compressor

Resolvida Pública

Manuel J. Monteiro & Cª., Lda

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Problema identificado:

Garantias

Reclamação

F. C.

Para: Manuel J. Monteiro & Cª., Lda

05/11/2024

Exmos. Senhores, Adquiri à MJM uma bomba de calor Vaillant aroSTOR a 06/01/2022. No dia 11 de Outubro de 2024, começou a fazer mais barulho quando está a funcionar, coisa que nunca fez era bem silenciosa, notei também que está a consumir muito mais energia durante o tempo de funcionamento. Segundo consegui apurar, junto de algumas pessoas e técnicos que têm ou trabalham com estas bombas de calor, parece tratar-se de um problema geral no compressor que tem surgido em muitas delas e tem de ser substituído porque passado algum tempo o compressor para de funcionar e o equipamento fica inoperacional. Solicitei assistência a Junis, empresa que dá assistência técnica da MJM, e recebi a resposta que já não estava em garantia, que a mesma é de 2 anos e que o 3° ano é para anomalias que já aconteceram nos dois primeiros. Não me faz muito sentido uma vez que estive a rever o decreto-lei 84/2021 e segundo o meu entendimento é que são 3 anos (art. 12), sendo esta uma anomalia que aconteceu agora não tenho de provar que já existia desde início. Pedi contacto no site da Vaillant e foi-me dito também pela Vaillant que o equipamento está fora do período legal de garantia, no entanto após insistir concordaram agendar uma visita sem custos para analisar o problema. A visita foi feita pela Junis no passado dia 23/10, que consistiu em tirar fotos e fazer um vídeo do barulho que o compressor está a fazer. A 29/10, recebi a proposta da Vaillant que diz "apesar deste se encontrar fora do período legal de garantia, estamos na disposição de oferecer sem custos para si todas as peças necessárias para a reparação. Ficando apenas a seu cargo os custos de mão de obra (300€+IVA) para a reparação do equipamento." Ora segundo o meu entender o equipamento está dentro do período legal de garantia até 06/01/2025, no entanto corrijam-me se estiver errado. Estando em garantia como tenho de pagar a mão de obra de uma reparação em garantia? O equipamento foi comprado à MJM com instalação, que foi feita pela CapitalGás, a visita foi feita pela Junis e a Vaillant diz que a reparação é com a DuoService. Várias empresas mas quem vendeu e teve lucro com a venda não teve qualquer palavra a dizer sobre o problema. Anexei os emails trocados para terem conhecimento do seu conteúdo. Visto que se trata de uma anomalia que tem acontecido em vários equipamentos iguais parece que se trata de uma anomalia geral ou defeito de fabrico. Foi feito um grande investimento da nossa parte na aquisição deste equipamento, mais de 3 mil euros, e não é suposto o mesmo durar tão pouco tempo, ainda para mais quando é algo que está a acontecer com mais equipamentos iguais. Comuniquei-vos de imediato o problema, para que atuassem em conformidade, mas recebi como resposta que o produto não tem garantia, o que desrespeita a legislação aplicável. Exijo a substituição do produto defeituoso, procedam à reparação ou devolvam-me o dinheiro que paguei. Caso não me resolvam a situação, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.


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