No passado dia 5/5 efetuei uma reserva junto da top atlantico online para pacote de viagem + hotel para duas pessoas.
Dias antes tinha-me dirigido à top atlantico do Colombo para tentar perceber se as condiçoes seriam mais vantajosas presencialmente ou online.
Na deslocação à loja apresentei um orçamento para a viagem de aproximadamente € 1800 a € 2000, viagem para local de praia em maio de 2024 (época baixa com muito menos procura).
Já tinha visto no website da top atlantico que havia ofertas para o mercado em questão por € 1600, 1700, mais do que uma, com opçoes diferentes em termos de alojamento.
Chegada à loja fui atendida por uma funcionária muito expedita e simpática que me informou prontamente que para esse orçamento não iria haver qualquer oferta, talvez devesse tentar "os açores ou a madeira, ou o algarve". Tudo o que pretendiamos seria acima dos 3000 4000€. Estranho.
Achamos estranho já que havia ofertas online variadas por tal preço para destinos diferentes, no entanto, uma vez que por experiência própria junto de outras agencias (abreu e besttravel) já me tinha apercebido que a política das agentes de viagem é fazer sentir os clientes inferiorizados, não tentei explorar o assunto, simplesmente saindo sem grande argumentação.
Optamos então por voltar à opçao online.
Fizemos a marcação, com grande entusiasmo, para o dia 27/5 a 3/6.
Tudo certo.
Sucede que cerca de 1 dia depois, para minha grande infelicidade, sofri um acidente, tendo fraturado o membro inferior em duas zonas, o que irá condicionar fortemente a minha mobilidade nos próximos meses, precisando de cadeira de rodas ou canadianas para movimentar-me.
Tratei imediatamente de contactar a agência para saber se seria possível alterar a reserva.
A marcação tinha cerca de 1 dia , ainda nem tinhamos enviado os nossos dados pessoais (passaporte e afins), pelo que absolutamente nenhum prejuízo adviria para a empresa contratante.
Foram rápidos em comunicar-me que qualquer alteração iria fazer-nos perder todo o dinheiro pago, que tinhamos de fazer uma nova reserva.
Lendo as condições contratuais, pouco ou nada me resta fazer.
Sei muito bem o que contratei e que o risco corre por minha conta, dada a antecedência mínima com que pretendia fazer a alteração em causa relativamente à data aprazada para a viagem.
Contudo, ainda assim, choca-me que uma sociedade comercial com esta preponderância e fama não tente sequer flexibilizar as possibilidades existentes para o comprador.
Veja-se que nenhum prejuízo existiria para a agencia e eu estaria sempre disposta a cobrir custos devidos por ordem da alteração.
Nada, absolutamente nada me foi sugerido ou proposto senao fazer uma nova reserva mediante perda total do preço antes pago.
Reitero que sei as clausulas subscritas e que, como se diz na gíria, foi "azar", "tivesse partido o tornozelo noutra altura". No entanto, ainda assim, esperava outro tipo de política por parte da empresa que, repito, nada perderia com esta alteração, sendo que a reserva inicial não se encontrava sequer processada.
Estas cláusulas contratuais estão sujeitas à aceitação do cliente, tudo ok. O que belisca o abuso de direito e de posição leonina do contratante com mais força é a sua total falta de flexibilidade e, mesmo, de qualquer empatia, num atentado claro contra a boa fé negocial a que estao vinculados.
Evidentemente nunca tentaria recorrer a tribunal para solucionar a questao. Nao seria resolvida em tempo util e os custos associados a intentar uma açao bem como chatices associadas seriam superiores aos ganhos.
Assim, resta-me deixar a minha reclamação para que fique registada.
Se contratar com a top atlantico, tenha redrobada atenção, não vá acontecer lhe um qualquer imprevisto, e não se esqueça de comprar aqueles seguros de cancelamento. Penso que era opcional, ja nem sei bem. O dinheiro entra e o objetivo está cumprido.
Dat