Exmos. Senhores,
29-06-2023-acionei o reboque do seguro,para levar a minha viatura para “Ricardo&Freitas–Eletricista Auto, Lda,(fui no reboque); previamente, contactei a oficina a informar, que a minha viatura iria para lá, para verificar a bateria(não funcionava), colocar o cabo do velocímetro e solicitei,que me informasse do orçamento antes de efetuarem o serviço;informei, que a viatura teria que ir à inspeção até ao final de Junho de 2023; o funcionário da empresa de reboques, recusou-se a preencher devidamente o documento do reboque(não queria escrever o nome da rua onde estava a viatura,não anotou o nº de Kms,mas, disse-me para assinar o meu nome no item “carimbo do depositário e do rececionista no momento de entrega definitiva” e no item “carimbo do depositário ou do rececionista no momento de entrega”, não assinou o documento, etc,apenas fotografou o exterior da minha viatura e ignorou os meus pedidos para que preenchesse devidamente o documento em questão;tinha informado a oficina, que eu tinha sido alertada aquando da Inspeção( 2022), que o nº dos Kms da minha viatura eram os mesmos da inspeção(2021) e que na inspeção seguinte não passaria (algum mecânico tirou o cabo do velocímetro sem o meu conhecimento); após a minha viatura ter sido deixada na oficina, passado algum tempo, fiquei sem seguro automóvel,sem vistoria e sem feedback; na altura, eu trabalhava e não havia transportes públicos compatíveis com o horário de entrada, pelo que, sem a minha viatura,solicitei à entidade patronal para dormir no meu local de trabalho, juntamente com o meu cão, e, fui autorizada,apesar de não ser um procedimento em conformidade com o regulamento; a dada altura, não foi mais possível continuar a dormir no meu local de trabalho e o meu horário foi alterado( para eu utilizar o transporte gratuito afeto ao trabalho; além de ter utilizado o serviço de táxi e Uber, ao fim-de-semana, para me deslocar para o local de trabalho; Julho - o meu gato ficou gravemente doente; aguardei dias, bem como, o meu gato já doente, por uma boleia, que nos levasse à clínica veterinária (Vizela); o meu gato ficou imediatamente internado e fui visitá-lo todos os dias(tive autorização para reduzir a minha hora de almoço,utilizar o transporte gratuito afeto ao trabalho, ia a correr para a estação da CP de Guimarães para ir para Vizela ,da estação da CP em Vizela ia a correr para a clínica veterinária, para estar o máximo de tempo com o meu gato; regressava para casa, após a clínica fechar (andava extremamente exausta,perdi bastante peso); o meu gato, faleceu; Agosto-contactei a oficina, mas, sem sucesso;6-9-2023, contactei-a, por SMS(nunca mais tive feedback);entretanto, a minha viatura já não tinha seguro, nem inspeção; perguntei quanto devia pelo serviço e se podia pagar por transferência; não tive resposta; entretanto, pedi a um amigo, para ir comigo à oficina e foi quando vi a minha viatura bastante batida na traseira e na lateral esquerda; o meu amigo fotografou, mas, entretanto, apagou as fotografias; o responsável da oficina, disse, que tinha sido um cliente, que tinha deixado a viatura destravada e que bateu na minha!O responsável da oficina, alegadamente, disse que estava a tratar do conserto da minha viatura com o suposto cliente e alegadamente ainda alertou (alegadamente, em tom intimidatório)para o facto de eu já não ter seguro, nem inspeção e que teria que falar com calma e a bem com o suposto cliente! Na altura, eu estava em choque. Quis pagar o serviço solicitado, mas o responsável da oficina não indicou nenhum valor, nem aceitou o pagamento, informando-me, que pagaria depois e assim que a viatura estivesse consertada, que me contactaria; 23-10-2023-contactei a oficina(SMS):perguntei se a minha viatura já estava consertada e não tive resposta;24-10-2024, enviei nova SMS à oficina:pedir para me enviar os dados do cliente (nome, contacto, viatura e matrícula), que, supostamente, bateu na minha viatura e não tive resposta; 25-10-2023, recebi SMS da oficina: “...o seu carro está previsto ficar pronto no Sábado. Logo que esteja pronto, eu ligo a confirmar. Obrigado.”; à qual respondi, que “pretendo saber a identidade da pessoa que bateu na minha viatura e o local onde a minha viatura foi arranjada” e não tive resposta; 28-10-2023, recebi SMS da oficina, “Bom dia (...). Pode vir levantar o Opel. Valor da reparação 58.56€. (...)”, ao que respondi: “trabalho, este fim-de-semana (...)”, pois não tinha horário compatível, nem boleia para ir à oficina buscar a minha viatura; 31-10-2023, enviei nova SMS à oficina, a informar, que na presente semana, iria à oficina pagar o serviço, pois precisava de boleia para ir à oficina; neste dia, terminou o meu contrato de trabalho e a viatura fez-me tanta falta ao longo do trabalho; 2-11-2023,enviei nova SMS, a informar, que no dia seguinte iria pagar o serviço, mas, não consegui boleia; 6-11-2023, fui de boleia com um amigo, à oficina, efetuei o pagamento no valor de 58,56€(não há referência à bateria na fatura, o responsável da oficina disse que até tinha uma usada e que não custava nada e insisti para retificar a fatura e acrescentar (mas, sem sucesso) a oferta da bateria usada - apesar de eu não ter solicitado uma bateria usada, nem nunca ter colocado uma bateria usada na minha viatura),saí da oficina com a minha viatura e reparei, que os Kms continuavam a não contar;6-11-2023, a minha viatura foi à Inspeção e chumbou (tinha menos Kms do que os registados na Inspeção de 2022); enviei uma SMS à oficina, informei e solicitei novamente a identificação de quem bateu na minha viatura.Não tive resposta. 7-11-2023, fui acompanhada à oficina, buscar uma fatura de "Reparação do conta-kms", para entregar no Centro de Inspeção, mas, não resolveu.8-11-2023, fui acompanhada buscar outra fatura "Declaração de responsabilidade" (quadrante usado, substituição do quadrante) e passou na inspeção.10-11-2023, pedi por sms para marcar uma hora comigo e pôr os kms a contar.Não tive resposta e não voltei lá(tive medo de ir sozinha, porque recebeu-me mal e ao meu amigo, no dia 8-11-2023).17-11-2023 tive que pagar por um novo quadrante e guardei o avariado.8-1-2024 tive que comprar uma bateria nova, que foi colocada no local onde a minha viatura estava estacionada, para não acionar novamente o reboque, enquanto fui colocando moedas no paquímetro para não ser multada.De seguida, verifiquei vários danos na viatura: banco do condutor bastante rasgado(nunca tinha visto o seu interior), o terço partido aos bocados, chapa da mala pintada de preto(é branca de origem), plástico interior da porta do condutor marcado, as palas do sol partidas e remendadas, pára-choques de trás com cores diferentes e diferente do da frente e dos frisos, risco na porta do condutor, fole da manete das velocidades extremamente rasgado, entre outros. Pretendo: que seja justificado a viatura ter saído da oficina com menos kms ,a utilização indevida da viatura, ter tido que comprar uma bateria em menos de 2 meses, os Kms não contarem, ter tido que comprar um quadrante novo, não ter tido viatura de substituição, ser indemnizada pelo seguinte: tempo que esteve a ser consertada e pelos danos verificados na viatura, por o funcionário não preencheu devidamente o documento do reboque, pela substituição da fechadura, a identificação de quem bateu na minha viatura, onde foi consertada e por quem; e, pelos danos que sofri no sistema nervoso, pela preocupação, noites mal dormidas, pelos dias que o meu gato esteve doente em casa sem eu ter como o levar à clínica veterinária, pela minha aflição em não poder transportá-lo, pelo tempo que perdi em transportes e a correr traduzindo-se em perda de tempo que não estive com o meu gato enquanto esteve internado, pelo stress elevado em que vivi sem saber quem bateu na minha viatura ou quando ia recebê-la, pela ansiedade, sensação de impotência, perda de peso, alterações de horário no trabalho, etc.
Cumprimentos,
Susana Sousa