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Reparação de ar condicionado em garantia

Não resolvida Pública

Conforenergy

Reclamar

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

M. S.

Para: Conforenergy

27/11/2024

Exmos. Senhores, Em janeiro deste ano contratei a empresa Conforenergy para me instalarem dois aparelhos de ar condicionado num apartamento, um MSZ-AY25VGK e um MSZ-AY35VGK. A instalação correu bem e ficaram a funcionar perfeitamente. Entretanto no final de agosto começámos a sentir cheiro a vinagre proveniente do ar condicionado que estava instalado na sala. Este odor só aparecia quando o ar condicionado estava em funcionamento desaparecendo por completo quando desligado. Limpámos o filtro, mas não melhorou tendo piorado ao pondo de impossibilitar o seu uso. Deixámos por várias vezes o ar condicionado ligado muito tempo a ver se o cheiro passava, mas não surtiu efeito. De notar que o outro ar condicionado no quarto ao lado que foi instalado na mesma altura nunca emitiu qualquer tipo de cheiro até ao momento apesar de ser o mesmo utilizado dos dois. A 22 de outubro decidimos enviar email para a Conforenergy a ver se podiam vir ver o que se passava. Após alguma insistência vieram dois técnicos cá a casa. Confirmaram o cheiro proveniente do ar condicionado em questão tendo referido que nunca tinha acontecido em nenhuma outra instalação. Também referiram que num aparelho novo como é o caso, não é costume sentirem odores provenientes dos aparelhos, só quando já tem muito uso. Também referiram que muitas vezes os odores provenientes do ar condicionado, podem ter origem do local onde esta instalado, ao qual respondi que a sala é limpa regularmente e não apresenta qualquer tipo de odores, muito menos este. Os técnicos confirmaram que realmente a sala não apresenta odores. De seguida limparam, desinfetaram o aparelho e disseram que se o cheiro continuasse teriam de levar o aparelho para inspecionar. No próprio dia o cheiro voltou. Voltámos a tentar deixar o aparelho a funcionar prolongadamente a ver se o cheiro desaparecia, mas sem sucesso. Voltei a entrar e contacto com a empresa no dia 30 de outubro por via telefónica, mensagem e email sem sucesso. Uma semana depois a minha esposa lembrou-se telefonar de outro telemóvel ao qual atenderam de imediato! Sabiam da situação e disseram que iam contactar com a Mitsubishi a fim de saber como proceder e voltariam ao contacto na segunda-feira dia 11. Como não voltaram a contactar, a minha esposa voltou a telefonar. Atenderam e disseram que se viessem cá a casa buscar o aparelho teriam de cobrar antecipadamente a deslocação. Achamos estranho a empresa querer cobrar sem antes realizar a inspeção a fim de saber se o problema é algum defeito do aparelho ou algo decorrente do uso normal. Voltei a enviar email a fim de receber informação sobre como procedem para vir buscar o aparelho e questionar o porquê da cobrança antecipada sem realizarem o diagnostico primeiro. Responderam remetendo para a marca a resolução do problema ao qual respondi que a responsabilidade na resolução do problema em garantia é do vendedor e instalador, neste caso a Conforenergy. Contactei a marca no sentido de perceber se este problema poderia ser devido ao aparelho estar danificado ao qual responderam que este tipo de problemas não está relacionado com o aparelho em si dado que o mesmo trabalha sem qualquer problema. Faz quente e frio tal e qual como é suposto. A marca especificou que a origem do problema poderá estar na instalação ou no ambiente em que esta instalado. Sendo que a sala onde esta instalado não tem mau cheiro nem nada que se pareça com o cheiro a vinagre proveniente do aparelho, que foi confirmado pelo técnico que veio cá a casa, o problema só poderá ter origem na instalação, tal como afirma a marca. Remeti esta informação à Conforenergy no dia 21 de novembro, avisando que se não obtivesse resposta e solução ao problema iria reclamar no sentido da resolução do contrato tal como está previsto na lei. Não obtive resposta até então. Pretendo que venham resolver o problema com urgência. Caso continuem sem responder e sem pretender resolver o problema irei pedir a resolução do contrato tal e qual como referido na lei. Cumprimentos, Mário


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