back

Reembolso

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. F.

Para: Banco BPI

23/05/2024

Exmos. Senhores, Exmos. Senhores, Venho por este meio reportar o meu desagrado com o serviço do banco BPI após ser lesado em levantamentos que não foram realizados por minha pessoa ou com meu consentimento. No passado 06/04/2024 ao consultar a AP do Banco deparo-me com vários levantamentos não realizados com meu consentimento. Efetuei a chamada para a linha do banco no qual expliquei que o único levantamento que tinha efetuado um levantamento em caixa ATM de 20euros na Rua Santiago Kastner em Santa Marta do Pinhal, após esse levantamento e todos os mesmos realizados até 06/04/2024 não foram feitos com o meu cartão porque o mesmo se encontrava em minha posse. Fiquei indignado como é possível efetuarem levantamentos superiores a 400euros diários! No qual a funcionária da linha BPI me explica que existem caixas Self Service que permitem levantamentos de 5.000 a 10.000euros diários. O banco nunca me passou esse tipo de informação! Só seria possível efetuar levantamentos de montantes superiores a 400euros balcão do banco. A funcionária em linha recomendou o cancelamento do "suposto" cartão usado para os levantamentos, apresentar queixa na Policia NUIPC: 000392/24.6 e com essa mesma queixa dirigir-me ao balcão para reclamar o valor roubado "16.800euros". A 08/04/2024 dirigi-me ao balcão da Quinta do Conde, onde assinei documento a documento de todas as transações não realizadas com o meu consentimento a pedir o reembolso das mesmas. Questionei quanto tempo demoraria este tipo de analise e como poderia acompanhar o processo, a mesma deu indicação que poderia ser consultada em linha, que seria analisado por outro departamento e que não teria acesso. A 16/04/2024 recebo o email de confirmação de abertura do processo 83008458. No mesmo dia 16/04/2024 realizo queixa no Banco de Portugal PCO-RCO.89530.600 : Por mau esclarecimento por parte do banco; Não informarem que seria possível efetuar levantamentos dos montantes efetuados; Não deram alerta deste tipo de transações, de levantamentos de elevado valor com diferença de segundos e minutos; Levantamentos feitos de noite, quando já estou a dormir, pois tenho dois filhos e tenho que acordar cedo para os levar! Ao não obter resposta a 04/05/2024 volto a fazer queixa PCB-RCO.89916.579. A 22/04/2024 dirigi-mo ao meu balcão do BPI do Laranjeiro para conhecer a minha gestora de conta Guida Domingos e reportar o sucedido de forma a que a mesma pudesse ajudar, justificou que o processo é tratado em outro departamento e que a única informação que tinha é que as imagens dos levantamentos dos roubos já tinham sido solicitadas e que estaria em analise. As queixas feitas no Banco de Portugal foram respondidas a 07/05/2024 “Relativamente ao assunto exposto, e conforme carta de resposta enviada em 16/04/2024, após análise ao processo de devolução de transações, confirmou-se que os movimentos foram realizados em ambiente eletrónico, com a presença física do cartão, tendo sido validados por digitação do código pessoal secreto (PIN). Sendo o código PIN pessoal e intransmissível, só deverá ser do conhecimento do titular do cartão, nunca devendo estar junto do mesmo ou anotado em qualquer suporte físico suscetível de ser acedido por terceiros." Volto a reforçar que o cartão ainda se encontra comigo até hoje! Indignado com as afirmações no email voltei a questionar a minha gestora de conta, e a mesma disse que nada podia fazer e que era a resposta do banco ao meu pedido de reembolso. Estamos a falar de uma poupança de uma vida 16.800euros. A 08/05/2024 volto novamente ao balcão da Quinta do Conde onde iniciei o processo, e as funcionárias disseram que não conseguiam dar mais informações mas para falar com a gestora de conta, no qual a mesma não me respondeu a qualquer chamada ou mensagem na App do Banco. Verificaram internamente com a mesma e que havia uma carta enviada para a minha casa com a resposta a 16/04/2024. Carta que nunca recebi! Ao sair das instalações do banco recebo a chamada da minha gestora as 14:07h no qual ela me diz que afinal não há carta nenhuma e que nada podia fazer, que não tinha forma de dar mais informações, mas que escreve-se no livro de reclamações. Assim o fiz, e a resposta que obtive foi a mesma. “Reanalisado o assunto em causa, reiteramos a informação já prestada, em 07/05/2024, em resposta à exposição efetuada junto do Banco de Portugal, a qual por sua vez reporta à informação prestada na carta datada de 16/04/2024” Com este tipo de resposta estão a insinuar que sou eu quero fraudar o BPI. É uma enorme vergonha termos os nossos bens no banco e quando acontece algo que não seja do interesse do mesmo tentarem fugir da responsabilidade. Tudo o que quero são as minhas poupanças de volta, o banco tem que zelar pelos bens dos clientes, não é apenas exigirem e espremer o cliente. Desde já agradeço qualquer ajuda ! "NÃO FOI POSSIVEL CARREGAR ANEXOS" Cumprimentos

Mensagens (2)

Banco BPI

Para: J. F.

24/05/2024

V/ refª.: 10147863N/ refª.: D-95867731Exmos Senhores,Acusamos a recepção da mensagem, de 23/05/2024, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da mesma, cumpre-nos informar que nesta data prestámos os devidos esclarecimentos ao Reclamante. Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos cumprimentos,Ana FilipaBravoDQ-Reclamações-----» Processo: [BPI-D-95867731] ---------------» Mensagem 1 ----------Assunto: ReembolsoData Real: 23-05-2024 15:46:41

Assistência solicitada 31 maio 2024

Banco BPI

Para: J. F.

09/10/2024

Exmos. Senhores, Reportamo-nos à exposição remetida por V. Exas., que mereceu a nossa melhor atenção. No seguimento da mesma, cumpre-nos informar que nesta data prestámos os devidos esclarecimentos ao Reclamante. Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos cumprimentos, Ana FilipaBravo DQ-Reclamações -----» Processo: [BPI-D-97064512] ----- ----------» Mensagem 1 ---------- Assunto: Ateração da visibilidade da sua reclamação Data Real: 08-10-2024 15:22:25


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.