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recusa de devolução de bens quando compra em linha

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

O. S.

Para: gtb stores

04/10/2024

Exmos. Senhores, No dia 20.09.2024 efectuei o pagamento através do marketplace online Leroy Merlin nas GTB Stores da Rebarbadora dewalt dwe4579-qs com o valor de 255 euros. O produto foi-me entregue no dia 03.10.2024, e no mesmo dia verifiquei que o produto não corresponde às minhas especificações (peso e tamanho). A informação inicial sobre as caraterísticas do produto no sítio Web da loja era insuficiente para me permitir tomar uma decisão antes de ver o produto. Para além disso, de acordo com a lei, tenho 14 dias para cancelar a compra online. Quando o produto foi entregue, o serviço de entregas pediu-me para abrir a caixa e certificar-me de que o produto tinha sido entregue sem danos. Na verdade, isto fazia sentido, uma vez que a caixa de fábrica apresentava sinais de danos. A caixa de fábrica não tinha qualquer embalagem adicional. No mesmo dia, entrei em contacto com a GTB Stores para pedir uma explicação sobre o procedimento de devolução. A pedido da loja, enviei-lhe fotografias que mostravam a integridade do produto. Após o envio das fotografias, foi-me imediatamente recusado o reembolso pelo facto de a caixa ter sido aberta. Mas esta é uma condição discriminatória que viola os meus direitos - sem abrir a caixa aquando da aceitação, não posso certificar-me do estado dos bens recebidos e da presença de danos mecânicos aquando da entrega dos bens. Esta condição da loja está em contradição com o Código Civil e a legislação relativa à proteção dos consumidores. Para além disso, ao pagar a compra na página de pagamento não me foram explicadas as condições de devolução. Nem sequer tinha conhecimento da sua existência. Mais tarde, após correspondência com a loja, para encontrar as condições de devolução, tive de ir a outras páginas e procurar essas condições adicionalmente. Assim, a loja não me comunicou estas condições de uma forma acessível. Além disso, após o pagamento, a loja nunca me emitiu a fatura dentro do prazo estipulado após o pagamento. Quando tento descarregar a fatura no meu gabinete pessoal, é descarregado um ficheiro PDF vazio. Este facto constitui uma violação dos artigos 29º e 36º do CIVA, do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 198/2012 e é punível ao abrigo do artigo 123º do RGIT. Peço-lhe que proteja os meus direitos e me ajude a levar a loja à responsabilidade legal. Junto envio a correspondência com a loja, um ficheiro em branco com fatura e informação sobre a minha encomenda e fotos da mercadoria. Cumprimentos.


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