Exmos. Senhores da DECO,
Venho por este meio apresentar uma reclamação referente a uma situação ocorrida na lavandaria UltraSeco, em Albufeira.
No dia 15 de janeiro de 2025, entregámos um casaco de inverno Moncler, no valor de 1000 euros, na lavandaria, confiando que seria limpo de forma profissional e sem danos. Este casaco já havia sido limpo anteriormente em outras lavandarias, sempre com resultados perfeitos e sem qualquer tipo de problema, sendo devolvido como novo.
Contudo, após a limpeza na lavandaria UltraSeco, o casaco foi devolvido danificado: toda a tinta descascou, deixando a peça inutilizável. Ao contactar a lavandaria, foi-me dito que tinha sido avisado sobre os possíveis riscos e que dei o meu consentimento. Porém, isso não corresponde à verdade, visto que, devido à barreira linguística, não compreendi qualquer tipo de aviso ou explicação fornecida.
Se o problema estivesse relacionado apenas com a qualidade da tinta ou do material, a descamação teria ocorrido de forma irregular ou apenas em algumas partes da peça. No entanto, o fato de toda a superfície do blusão ter sido afetada indica que o dano foi causado pelo processo de limpeza utilizado, e não por um defeito pré-existente do produto.
Entendo que a lavandaria é responsável pelos danos causados ao casaco, pelos seguintes motivos:
1. Não foi disponibilizada informação sobre os riscos num idioma que eu compreendesse.
2. Não foram tomadas as medidas necessárias e profissionais para evitar os danos.
Face ao exposto, solicito uma compensação pelo casaco danificado, no valor de 500 euros.
Agradeço desde já a vossa atenção e o apoio na resolução desta situação, defendendo os meus direitos enquanto consumidor.
Com os melhores cumprimentos,
Evghenii Tcaciov