Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal relativa a uma situação ocorrida na vossa loja de Corroios, no dia 23/10/2025, pelas 19h13.
Encontrava-me na secção da padaria, quando o meu filho de 3 anos pediu-me um pão, o que é habitual. Como sempre faço, dei-lhe o pão, sendo que a primeira coisa a fazer, seria informar a caixa para proceder ao respetivo pagamento, tal como já fiz noutras ocasiões.
No entanto, a funcionária da padaria dirigiu-se a mim, num tom arrogante e autoritário, dizendo que eu tinha de informar na caixa que o meu filho comeu um pão de queijo. Respondi-lhe que não se preocupasse, aliás, nem era tema, pois nunca deixaria de pagar um artigo.
Apesar disso, a funcionária pediu a dois colegas e ao segurança da loja que nos seguissem discretamente até à caixa.
Quando cheguei junto da operadora de caixa, prontamente a informei para registar o pão de queijo que o meu filho havia comido.
No momento em que estava a proceder ao pagamento dos meus artigos, percebi que o segurança posicionou-se à frente da caixa na minha direção, no entanto, desvalorizei a situação. Porém, logo em seguida, um dos funcionários que me seguira, aproximou-se e perguntou à caixa, em voz audível e diante do meu filho, se o pão de queijo tinha sido registado.
Essa atitude foi, no mínimo, inaceitável e profundamente desrespeitosa. Fui injustamente seguida e questionada sem fundamento, mesmo depois de ter procedido corretamente ao pagamento do produto. Tal abordagem, na presença de outros clientes e do meu filho de 3 anos, foi humilhante e constrangedora, deixando-me visivelmente abalada e causando-me um intenso mau estar emocional, colocando em causa os meus valores humanos.
Considero que a forma como fui tratada fere valores fundamentais de respeito, dignidade e honestidade, que sempre pautei na minha conduta. É inadmissível que uma situação destas ocorra num espaço comercial que deveria prezar pela confiança e bom atendimento ao cliente.
Sendo assim, solicito que este incidente seja rigorosamente apurado e que sejam tomadas as medidas disciplinares adequadas relativamente aos colaboradores envolvidos, de forma a garantir que situações semelhantes não voltem a acontecer com outros clientes.
Anexo cópia da fatura de compra, comprovando o pagamento integral de todos os produtos, e da reclamação registada no Livro de Reclamações da loja.
Aguardo uma resposta formal e informação sobre as ações que o Mercadona Portugal pretende adotar perante este caso.
Com os melhores cumprimentos,
Jandiara Marins da Colônia
Almada, 24 Outubro 2025