Exmos Senhores,
Em 22/5/2024, a mochila Samsonite modelo 08N.004 Laptop Backpack 15.6" foi reparada (substituição de um fecho) nos vossos serviços técnicos (Modarte, Braga), por via da Loja Samsonite (Modarte, Lda) Centro Comercial Oeiras Parque (ver processo GRTLJ 26976, talão em anexo). À data, estranhou-se, bastante, o motivo da deficiência do fecho (tecido rasgado, na zona curva de uma bolsa da mochila), na medida em que a mochila havia sido muito pouco usada e das poucas vezes, sempre em ambiente de escritório/reuniões. Porquando daquela reparação, não foi possível acionar a garantia, pois o signatário não dispunha do recibo de compra, pelo que teve de suportar os custos (25€).
Após um considerável período de tempo de não utilização a mochila, somente em 18/8/2025, o signatário deparou- se, de novo, com o mesmo problema no (novo) fecho substituído (mesma zona da mochila, mesmo tipo de rasgo no tecido do fecho), tendo para o efeito explicado o sucedido aos funcionários da mesma loja, tendo sido a mochila enviada, de novo, para os serviços técnicos (pós-venda) da marca. Após avaliação técnica daqueles serviços, de acordo com o Relatório Técnico GRTLJ 38712, enviado em 29/8/2025 (em anexo), foi transmitido ao signatário que aqueles danos impossibilitavam tecnicamente a reparação da mochila (sendo que a atual situação é em tudo semelhante à anterior - 22/5/2024 - isto é, trata-se da substituição do fecho degradado).
Do que decorre, e atendendo o imaculado estado geral da mochila (pelo seu pouco uso, ver fotos em anexo), levantam-se as seguintes questões:
- Por que motivo o fecho se degrada (tecido rasgado) exatamente na mesma zona (curvatura), no mesmo fecho da bolsa desta mochila (sem qualquer utilização fora do normal)? Problema conceptual, para o fecho em questão?
- Por que motivo os serviços técnicos apresentaram dualidade de critérios nas avaliações técnicas do mesmo problema, em 22/5/2024 (fecho substituído) e em 18/8/2025 (fecho não substituído) (ver fotos em anexo)?
- Será que esta última avaliação técnica resulta do desinteresse da Samosonite (Modarte) em continuar com este problema entre mãos? E, portanto, descartar-se das responsabilidades da companhia (isto é, a substituição do fecho degradado ou mesmo a entrega de um novo produto, dada a reincidência do problema)? Questiona-se, inclusive, se os processos técnicos são devidamente supervisionados tendo em conta os relatos deste caso...
Em face do exposto, a presente exposição/reclamação vai no sentido de que a Samsonite assuma a responsabilidade da montagem/substituição do fecho (trabalho efetuado em 22/5/2024) e que encare, por outro lado, a possibilidade de existir um problema conceptual nesta zona da mochila, e consequentemente a eventual sua substituição por uma outra.
Por último, dou nota que, por uma questão de princípio, já efetuei reclamação na loja supra, via Livro de Reclamções (mais sucinto), a que se junta a presente reclamação junto dos serviços de apoio ao cliente da Samsonite (nacional) e que dependente da abordagem que for seguida, (se negativa ou indiferente) tenciono prosseguir com esta exposição à sede da casa mãe (Europa/ EUA), bem como no Portal da Queixa e DECO Proteste.
A terminar, não posso deixar de expressar que sendo certo, que havendo por vezes problemas com os artigos que se adquirem, a grande diferença entre empresas (neste mercado) reside na maneira como o cliente é atendido/tratado, com claro impacto na fidelidade à marca; no presente caso, está a ser absolutamente desastroso (apesar dos inúmeros artigos Samsonite adquiridos pelo signatário nos últimos anos).
Ficaria a aguardar notícias vossas, os meus melhores cumprimentos,