back

Reclamação BMW Serie 1 Usado Embraiagem Sobreaquecida

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

G. C.

Para: Caetano Baviera Comércio Automóvel, SA

01/03/2019

Sou o condutor de um BMW Série 1, 116d EDynamics. O carro foi adquirido, pelo meu Pai em Julho de 2017 num concessionário oficial da BMW, Caetano Baviera, em Cascais, Portugal, com uma garantia alargada de 3 anos (garantia BMW SELEMITION PREMIUM). Na altura da compra, o carro tinha pouco mais de 22 mil quilómetros e estava visualmente em boas condições.Recentemente, um aviso sobre o “Grupo Propulsor” começou a aparecer ocasionalmente no painel do carro e, depois de ligar para o serviço da BMW, foi-me dito que poderia haver um problema no sensor que era melhor verificar. Também comecei a notar que o carro demorava muito mais tempo para acelerar.Em Janeiro de 2019, levei o carro à Caetano Baviera, em Cascais, para diagnóstico. Após o diagnóstico, foi-me dito que havia um sobreaquecimento da embraiagem (3º grau), e que esta teria que ser substituída. Como resultado, o volante do motor, apesar de não estar avariado, teria também que ser substituído, devido à maneira como “esses novos modelos são construídos” (foi o que disseram).Foi-me dada uma cotação de 2480 euros e o departamento de garantia de carros usados recusou-se a cobrir as despesas. Disseram que esse tipo de avaria não estava protegido pela garantia BMW PREMIUM SELECTION.Não há dúvida que o carro tinha um problema. No entanto, estou muito decepcionado com o serviço de garantia que se recusou a cobrir as despesas com as peças e a reparação. Desde que comprámos o carro em 2017, dirigi apenas cerca de 15000 km em áreas urbanas, basicamente na zona de Cascais e Lisboa, com um estilo de condução perfeitamente normal. Eu já tive outros carros, de marcas diferentes, e nunca tive problemas com uma embraiagem sobreaquecida.Comprámos um BMW a um revendedor oficial, confiando que estavamos a comprar um carro de alta qualidade e um serviço de classe mundial. Estou muito decepcionado com o serviço prestado por Caetano Baviera e BMW. A caixa da embraiagem teve que ser completamente desmontada para que este problema pudesse ser diagnosticado corretamente, pelo que duvido que tenham verificado a integridade e conformidade do carro antes de mo venderem.Mais, percebe-se facilmente através duma pesquisa na internet que problemas desta natureza têm sido recorrentes com este modelo da BMW, o que naturalmente desconhecia, mas a BMW deve conhecer bem, o que vêm reforçar a suspeita de defeito de fabrico, o que naturalmente têm que ser suportado pela garantia, pelo que, não entendo por que a Caetano Baviera ou a BMW não querem assumir a responsabilidade por uma peça com defeito de fabrico ou, no mínimo por um problema originando pelo proprietário anterior.Justificar o problema com o estilo de condução do cliente, sem ter qualquer informação sobre isso, é, especulação, desrespeitoso e completamente pouco profissional. Sou o único condutor do carro, já dirigi vários carros antes, e, neste caso o carro andou muito poucos quilómetros.A equipe da Caetano Baviera também se recusou a me enviar o relatório de diagnóstico, pois era propriedade da BMW, deixando-me com informações limitadas sobre o que aconteceu e por quê.Assumindo que a avaliação de Caetano Baviera e da BMW está correta, devo esperar gastar mais 2480 euros quando o carro completar os próximos 15.000 km?


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.