Boa tarde Venho por este meio expor a minha reclamação sobre a empresa e-Redes por erro no cálculo do saldo de netmetering com efeitos retractivos.Já tentei explicar esta situação à e-Redes em vários contactos telefónicos e em exposição a 22/09/2022 (Anexo 10) com resposta a 14/10/2022 (Anexo 11) em que, basicamente, não responderam ao problema por mim colocado.Todos os valores apresentados em ficheiro Excel, foram retirados da área de cliente do site da e-Redes em 2 datas diferentes e que constam no nome do ficheiro informático.Assim sendo, passo a apresentar os dados concretos que fundamentam a minha exposição: Se compararem o mesmo período de consumo no ficheiro extraído antes (Anexo 1 e 3) e depois (Anexo 2, 4 e 6) de 09/2022, os saldos apurados são agora superiores o que vai gerar na próxima fatura com mais 90 kwh apenas por cálculos mal feitos. Mesmo assumindo que antes os apuramentos estariam mal feitos, podem ser imputados ao cliente custos com consumos com mais de 6 meses?Para além disso, gostaria que me explicassem como é possível que o valor do saldo em vazio e ponta (a que é descontado o que é produzido para a rede), na listagem atual, é superior ao valor do contabilizado pelo contador (assinalado a vermelho no anexo 6), que aparece na listagem referida a 09/2021 (anexo 7) retiradas agora a 21/09/2022 mas que não está presente em dados retirados a 26/04/2022 (Anexo 3, também assinalado a vermelho)Creio que isto reforça a ainda mais a minha teoria que existiu um erro a partir de 09/2022 que recalculou todo o saldo de netmetering.Para reforçar que houve alteração de saldos com efeito retroativo, os valores comunicados à minha entidade comercializadora (Endesa) diferem do atual histórico do site da e-Redes como podem confirmar pelo histórico de leituras retirada da área de clientes da Endesa (anexo 5) e do extrato atual do site da e-Redes (anexo 6) que assinalei a amarelo para facilitar a consulta.O mesmo não acontece agora dado que a última leitura enviada a 21/09 (já com erro) já coincide como podem confirmar pelos históricos mais recentes da e-Redes e da Endesa (Anexos 8 e 9)Para reforçar que a situação por mim exposta se reporta a recalculo de netmetering antigo, exemplifico com a seguinte cálculo:Sou cliente da Endesa desde 03/06/2022 com a leitura inicial de V 9294 P 4001 C 7348 (esta leitura coincide com a leitura de final de contrato com a Goldenergy) sendo a leitura comunicada a 21/08/2022 V 9296 P 4001 C 7349. Subtraindo os valores, tenho um consumo medido de V 2 P 0 C 1 (3 kwh).Tendo como base o mesmo período de faturação, se usarmos a listagem mais atual da e-Redes retirada a 21/09/2022 temos a 03/06/2022 V 9305 P 4025 C 7397 e a 21/08/2022 V9310 P4027 C7399 o que dá um saldo de V5 P2 C2 (9 kwh).Existe uma diferença de 6 kwh que não sei explicar… Já no último período comunicado (de 21/08 a 21/09/2022) é que aparece a grande diferença, que como já referi se refere ao recalculo e não a um consumo efetivo.Peço histórico da Endesa (Anexo 8) tenho a 21/08/2022 V 9296 P 4001 C 7349 e a 21/09/2022 V 9310 P4028 C 7402 o que dá um consumo de V 14 P 27 C 53 (94 kwh!!!)Se consultarmos o extrato mais recente da e-Redes (anexo 9) temos a 21/08/2022 V 9310 P 4027 C 7399 e a 21/09/2022 V 9310 P 4028 C7402 o que dá um consumo de V 0 P 1 C 3 (4 kwh…)Como afirmei no início da exposição, é minha interpretação que me estão a ser cobrados 90kwh de consumo de eletricidade por recalculo do netmetering com efeito retroativo.São provas de existência de erro - listagens com apuramentos de saldo diferentes quando tiradas em datas diferentes (como podem comprovar pelas listagens tiradas em 03 e 04/2022- leituras comunicadas pela e-Redes à Endesa que quando foram comunicadas estavam correctas porque confirmei no site da e-Redes mas não posso disso fazer prova apesar de ser pouco plausível todas estarem erradas.- existirem saldos em vazio e ponta que são superiores ao valor contabilizado no contador quando a existência do valor de saldo serve para descontar ao valor real do contador a energia que é injetada (ou seja, se desconta, nunca pode ser superior!)É minha pretensão que o erro corrigido e que sejam recomunicadas as leituras à minha atual comercializadora.O valor em causa não é elevado mas esta situação deixa-me extremamente preocupado e revoltado porque apenas foi detetado estar mais atento aos consumos. Investi recentemente em painéis solares e baterias para ter mais autonomia da rede e ajudar nesta crise energética e dai estar mais atento mas quantos mais casos destes não terão acontecido…Como é que uma empresa que não tem concorrência e é “dona e senhora” dos dados de consumos pode ter estes erros e alterar os dados como quiser a seu favor faturando, quem sabe, muitos milhares de euros…Se não tivesse listagens anteriores que tirei, por acaso, como poderia fazer prova de que os valores foram alterados. Como podemos ter confiança numa empresa que altera dados como bem entende e faz-se de desentendida quando é confrontada com dados reais (como aconteceu na exposição que fiz previamente).Grato pela atençãoAtentamenteRui Manso