Na sequência das várias comunicações que enviei ao BPI, relativamente à obtenção do saldo bancário correto à data do óbito do meu progenitor, venho por este meio expressar a minha profunda insatisfação com as respostas recebidas até ao momento.
Na minha última tentativa de obter a correção da carta de saldos, fui informada de que a documentação necessária já não está disponível, uma vez que já passaram mais de 10 anos desde o óbito. Esta resposta surpreende-me, pois o primeiro processo foi iniciado em Junho de 2014 e o segundo processo foi iniciado em Abril de 2024, quando, de acordo com o normativo legal que referem, estes dados ainda estariam disponíveis.
Além de considerar que dados relativos a contas bancárias de clientes, especialmente em casos de falecimento, deveriam ser preservados nos vossos arquivos, acresce o detalhe muito importante de que nos diversos contatos que realizei com o BPI, vos ter entregado extratos da conta em questão à data do óbito.
Da consulta a esses extratos, e conforme já anteriormente exposto, resulta a verificação da existência de uma discrepância entre o saldo que me foi apresentado e o valor efetivamente existente à data do óbito, 08 de Maio de 2014. Embora essa diferença possa parecer irrelevante, é, na verdade, crucial para os efeitos que pretendo alcançar. A emissão de um documento que indique um saldo inferior ao real não só compromete a veracidade da informação prestada por uma instituição bancária, como também demonstra uma falta de diligência e cuidado, que deveriam ser a norma no tratamento de situações sensíveis como esta.
Adicionalmente, devido à gestão irresponsável deste processo deste 2014, e à falta de clareza e precisão na informação fornecida, viram-se os herdeiros obrigados a realizar o pagamento de dois processos na vossa instituição, sem termos obtido a informação correta até à presente data.
Deste modo e mais uma vez, solicito que se proceda, com a máxima urgência, à correção da informação do saldo bancário real à data do óbito do meu progenitor.
Agradeço a vossa atenção e espero uma resposta célere e adequada a esta questão.