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Processo de Habilitação de Herdeiros nº 85834494

Resolvida Pública

Problema identificado:

Conta Bancária

Reclamação

C. C.

Para: Banco BPI

08/04/2025

Na sequência das várias comunicações que enviei ao BPI, relativamente à obtenção do saldo bancário correto à data do óbito do meu progenitor, venho por este meio expressar a minha profunda insatisfação com as respostas recebidas até ao momento. Na minha última tentativa de obter a correção da carta de saldos, fui informada de que a documentação necessária já não está disponível, uma vez que já passaram mais de 10 anos desde o óbito. Esta resposta surpreende-me, pois o primeiro processo foi iniciado em Junho de 2014 e o segundo processo foi iniciado em Abril de 2024, quando, de acordo com o normativo legal que referem, estes dados ainda estariam disponíveis. Além de considerar que dados relativos a contas bancárias de clientes, especialmente em casos de falecimento, deveriam ser preservados nos vossos arquivos, acresce o detalhe muito importante de que nos diversos contatos que realizei com o BPI, vos ter entregado extratos da conta em questão à data do óbito. Da consulta a esses extratos, e conforme já anteriormente exposto, resulta a verificação da existência de uma discrepância entre o saldo que me foi apresentado e o valor efetivamente existente à data do óbito, 08 de Maio de 2014. Embora essa diferença possa parecer irrelevante, é, na verdade, crucial para os efeitos que pretendo alcançar. A emissão de um documento que indique um saldo inferior ao real não só compromete a veracidade da informação prestada por uma instituição bancária, como também demonstra uma falta de diligência e cuidado, que deveriam ser a norma no tratamento de situações sensíveis como esta. Adicionalmente, devido à gestão irresponsável deste processo deste 2014, e à falta de clareza e precisão na informação fornecida, viram-se os herdeiros obrigados a realizar o pagamento de dois processos na vossa instituição, sem termos obtido a informação correta até à presente data. Deste modo e mais uma vez, solicito que se proceda, com a máxima urgência, à correção da informação do saldo bancário real à data do óbito do meu progenitor. Agradeço a vossa atenção e espero uma resposta célere e adequada a esta questão.

Mensagens (3)

Banco BPI

Para: C. C.

02/05/2025

Exmos. Senhores, Acusamos a receção da mensagem de V. Exas., a qual mereceu a nossa melhor atenção. Relativamente ao assunto nela exposto, informamos que em 02.05.2025 o Banco BPIpromoveu os esclarecimentos necessários junto da reclamante. Com os nossos melhores cumprimentos, José ManuelMoreira Banco BPI - Atenção ao Cliente -----» Processo: [BPI-D-98613788] ----- ----------» Mensagem 1 ---------- Assunto: [EXTERNAL] Processo de Habilitação de Herdeiros nº 85834494 Data Real: 08-04-2025 14:16:17

C. C.

Para: Banco BPI

23/05/2025

Ao contrário do que afirmam, não promoveram quaisquer esclarecimentos junto da Reclamante, muito pelo contrário. Limitam-se a reiterar as informações imprecisas e incorretas que têm repetido sempre que são interpelados. Inqualificável.

Banco BPI

Para: C. C.

27/05/2025

Exmos. Senhores, No seguimento da vossa mensagem informamos que respondemos diretamente à reclamante. Com os melhores cumprimentos, Sandra MariaAbreu Banco BPI - Atenção ao Cliente -----» Processo: [BPI-D-99354614] ----- ----------» Mensagem 1 ---------- Assunto: [EXTERNAL] Recebeu uma resposta de CLAUDIA C Data Real: 23-05-2025 12:46:20


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