back

Problema com Crédito Habitação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. S.

Para: Banco BPI

28/09/2022

Exmos. Senhores,A 8 de fevereiro de 2021 através da empresa imobiliária PROCUROCASA e na pessoa do Sr. Domingos Carvalho, funcionário desta empresa, adquiri uma fração tipo 2 situ à Rua Carlos Pires nº 12 na freguesia de Rio Tinto. Esta empresa imobiliária tinha como publicidade no seu stand de vendas que garantiam um financiamento a 100% na aquisição do imóvel. Apurei junto do Sr. Domingos Carvalho quais seriam exatamente as condições deste financiamento e o mesmo mencionou que o valor do imóvel eram 182.500,00€ tendo de efetuar um sinal de 10% e que estes mesmos podiam ser financiados no BPI. Neste sentido o mesmo encaminhou-me para a sucursal da Avenida da Boavista, Porto na pessoa do Sr. António Suzano que era conhecedor de todo o processo de vendas desta imobiliária.Reuni com o Sr. António Suzano no dia 2 de fevereiro de 2021 tendo junto do mesmo apurado mais uma vez as condições do financiamento e onde este referiu que para pagar os 10% de entrada teria de efetuar um crédito pessoal. Uma vez que referiram ser um financiamento a 100% não entendi o porquê de fazer um crédito pessoal e o que foi explicado na altura é que o mesmo seria amortizado aquando da efetivação do crédito habitação pois a avaliação da casa seria superior ao valor de compra e que cobriria na totalidade o empréstimo. Aqui começaram as minhas incertezas e dúvidas, achando que este financiamento a 100% não era mais do que uma falsa informação. Publicidade enganosa com a cumplicidade do Banco BPI representado na pessoa do Sr. António Suzano. Ainda assim, e com as garantias do funcionário do BPI acima mencionado, acabei por efetuar o crédito pessoal para sinalizar a compra do imóvel.No final de julho do corrente ano, voltei a reunir com o Sr. António Suzano para perceber quais seriam as condições do crédito habitação e o que era necessário para a efetivação do mesmo. Aqui informou-me que tinha dois caminhos possíveis para a concretização do crédito habitação:1- Negociar com o proprietário da construção e assinar a escritura por um valor superior ao da aquisição do imóvel para suporte do mesmo.2- Obter um orçamento de obras no valor mínimo de 23.000,00€ com a mesma finalidade.Nesta altura já nada me fazia sentido e questionei o funcionário do BPI o porquê de só ter estas alternativas, uma vez que o banco estaria inserido no processo da aquisição dos imóveis. Neste preciso e único momento de todas as reuniões efetuadas o Sr. António Suzano referiu que o BPI não tinha qualquer ligação ao empreendimento porque o dono da construção afirmou não querer nenhum contrato com bancos por não necessitar dos mesmos. Foi aqui que percebi que o banco anuiu ficar nesta publicidade apenas para a angariação de créditos de habitação com a colaboração do Sr. Domingos Carvalho. Devido ao adiantamento do processo e estar sem alternativas acabei por optar pela segunda proposta apresentada. No dia 29 de agosto de 2022 reuni novamente com o Sr. António Suzano uma vez que já se encontravam disponíveis todos os documentos necessários para a efetivação do crédito habitação. Foi nesta mesma reunião que tive a certeza que tinha sido completamente enganada na medida em que a avaliação que tinha sido solicitada pelo BPI não correspondeu aos valores apresentados e garantidos pelo Sr. António Suzano. Inicialmente o mesmo referiu que outras frações do mesmo empreendimento e com características semelhantes tinham sido avaliadas no valor de 230.00,00€ e que este seria mais que suficiente para cobrir o crédito pessoal. Nesta reunião fui informada que a avaliação final da minha fração tinha ficado nos 208.200,00€ e que inicialmente até seria de 204.000,00€. Questionei o porquê de existir uma discrepância tão grande relativamente ao que me tinha sido dito inicialmente e a resposta invasiva que recebi foi de que o banco não tinha nenhuma influência nesta situação, mas provavelmente seria pelas áreas e por se tratar de um R/c. Meras desculpas de ocasião. As más notícias não acabaram por aqui pois ainda fui informada que para finalizar o processo teria de repor um montante à volta de 4000€ pois as contas do Sr. António Suzano não bateram certas com as mencionadas anteriormente e em simulações. Aqui tomei a decisão de liquidar o crédito pessoal pelo que solicitei novamente e apenas uma simulação final para o crédito habitação. Em conclusão, no final desta mesma reunião sai com a certeza de que tinha de anular todo o processo, não havendo possibilidade de retorno. Assim sendo, no dia seguinte informei o Sr. António Suzano por via telefónica que o dinheiro para liquidar o crédito pessoal iria ficar disponível e questionei se seria possível reunirmos para assinar os papeis referentes a esta transação no dia 1 de setembro. Ainda nesta chamada formalizei a minha vontade de cancelar o restante processo que envolvia o crédito habitação. No dia 1 de setembro de 2022 apresentei-me na sucursal informando que tinha uma reunião com o Sr. António Suzano às 16h30 e uma funcionária informou-me que o mesmo não estava pois tinha-se ausentado, no entanto ela sabia do que se tratava e iria agilizar os documentos que eram necessários assinar. Insisti que pretendia falar com o Sr. António Suzano e reafirmei que esperaria pelo mesmo. A mesma funcionária pediu-me para aguardar pois iria entrar em contacto com o colega. Nesse mesmo momento, e como por aparição o Sr. António Suzano que se encontrava em chamada com um cliente apareceu. Este comportamento em nada me surpreendeu atendo ao que atrás transcrevi e só ajuda a reforçar a ideia de que se trata de um mau profissional e sem honestidade alguma. Não vale tudo para conseguir finalizar um negócio…. Dou a possibilidade ao Banco BPI de se poder retratar de toda esta situação e assim limpar a sua imagem.Na expectativa de vossas notícias.Atentamente,Susana Sousa

Mensagens (1)

Banco BPI

Para: S. S.

28/09/2022

Exmo.(a) Senhor(a),No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em análise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto.Para comunicações referentes a esta questão, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referencia indicada no assunto.Com os melhores cumprimentos,Banco BPI----- » Processo: [BPI-D-89097857] --------------- » Mensagem 1 ----------Assunto: [EXTERNAL] Recebeu uma reclamação: Problema com Crédito Habitação - (CPTPT01618998-68)Data Real: 28-09-2022 18:33:04---------- « Mensagem 1 --------------- « Processo: [BPI-D-89097857] -----


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.