Reclamação
F. V.
Para: Daikin Portugal S.A.
Na sequência de um contacto telefónico com o Sr. Pedro Coelho da Dakin, venho, por este meio, expor a situação que me tem causado sérios transtornos e que, pela sua natureza, exige uma intervenção célere e eficaz por parte da Daikin. No âmbito de obras estruturais realizadas na minha residência solicitei expressamente que a bomba de calor a instalar fosse da marca Daikin. A bomba de calor foi adquirida em maio de 2025 e instalada em julho do mesmo ano. Contudo, o arranque da máquina foi sucessivamente adiado, inicialmente por dúvidas quanto à potência elétrica disponível na habitação (6,9 kW), que ainda não tinha sido objeto de vistoria. Infelizmente, fui confrontado com múltiplas justificações para a não realização do serviço: inicialmente por ser verão, depois por motivos de saúde, e posteriormente por indisponibilidade do técnico da Daikin. Acabei por perceber apesar de ter as minhas obrigações financeiras regularizadas com o empreiteiro, por esse motivo, o instalador se recusa a proceder ao arranque da máquina. Como solução temporária foi acionada a caldeira de aquecimento de águas em “modo forçado”, sem controlo pela bomba Daikin. Poucos dias depois, ocorreu uma inundação na habitação devido ao rebentamento de um tubo multicamada, aparentemente causado pela temperatura excessiva da água enviada pela caldeira, colocando em risco as instalações da casa. Face ao exposto, venho solicitar, com carácter de urgência, a intervenção direta da Daikin, nomeadamente através do envio de um técnico credenciado para proceder ao arranque da bomba de calor. Encontro-me refém da situação criada pelo empreiteiro e pela empresa instaladora, e aproxima-se o período frio, sendo inadmissível que um equipamento novo permaneça inoperacional. Agradeço desde já a vossa atenção e colaboração na resolução deste problema. Com os melhores cumprimentos,
Mensagens (5)
Daikin Portugal S.A.
Para: F. V.
Exmos. Senhores, Em resposta à reclamação nº. 13530571 apresentada pelo Sr. Fernando Vitorino contra a Daikin Airconditioning Portugal Distribuição Equipamento Térmico S.A. (“Daikin Portugal”), no passado dia 02 de Outubro de 2025, lamentamos sinceramente os transtornos causados pelas anomalias identificadas na sua instalação. Compreendemos o impacto que esta situação tem no seu dia a dia do estamos empenhados em ajudá-lo a usufruir do seu sistema Daikin com o conforto e tranquilidade que merece. Após esta reclamação e os contactos havidos, realizámos uma visita técnica ao local no dia 06 de outubro de 2025, acompanhados pela empresa instaladora contratada por V. Exa. Durante esta visita, o nosso Especialista de Aquecimento verificou que: A unidade Monobloco não está instalada de acordo com as diretrizes técnicas da Daikin; As ruturas nos tubos de água quente dos WC’s não decorrem do funcionamento do equipamento Daikin, nem são atribuíveis ao mesmo. Estas constatações foram partilhadas diretamente com o Sr. Fernando Vitorino e com a empresa instaladora durante a visita, a qual reconheceu que o problema não está relacionado com o equipamento fornecido pela Daikin. Adicionalmente, todas as instruções e recomendações técnicas necessárias para a correção da instalação foram comunicadas pela Daikin Portugal à empresa responsável, que deverá implementá-las antes de solicitar o arranque do sistema junto do Distribuidor Galécia. Reiteramos o nosso compromisso com a qualidade e a sua satisfação, e esperamos que em breve possa desfrutar plenamente da sua unidade Daikin. Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional e agradecemos a confiança depositada na nossa marca. Com os melhores cumprimentosKind Regards, Sofia Lobato DAIKIN AIR CONDITIONING PORTUGAL S.A Customer Experience T +351 21466 61 01 sofia.lobato@daikin.pt Edifício D. Maria I – Piso 0 Ala A/B Quinta da Fonte 2770-229 Paço de Arcos Imprima só se necessário. Lembre-se que cada pessoa consome em média 2 árvores por ano em papel. De: Info PT/PT/EUR/Daikin info@daikin.pt Enviada: 2 de outubro de 2025 15:30 Para: servico.cliente/PT/EUR/Daikin servico.cliente@daikin.pt Assunto: FW: Pessimo serviço ao cliente
F. V.
Para: Daikin Portugal S.A.
Agradeço desde já a diligência em enviar um técnico da Daikin para verificar a instalação. Compreendo que a realização do "failure test" era importante para a Daikin. Ficou claro, através dessa verificação, que a unidade em si não apresenta defeitos. No entanto, também ficou evidente que a instalação não está conforme, sendo esta a origem dos problemas de rutura identificados pelo vosso técnico. A empresa instaladora AL Malta, contratada pela Engiterras (meu empreiteiro), informou o vosso técnico de que não pretende realizar as correções necessárias, alegando que a responsabilidade é da vossa parceira Galécia, por não ter fornecido as orientações técnicas adequadas e por não ter incluído no orçamento peças obrigatórias para a correta instalação. A AL Malta tem demonstrado total falta de vontade em resolver a situação, justificando-se com uma alegada falta de pagamento por parte da Engiterras — o que, da minha parte, não corresponde à realidade, uma vez que todas as obrigações contratuais foram cumpridas. Neste momento, a máquina continua inoperacional, impedindo o seu arranque e, consequentemente, impossibilitando a utilização do sistema Daikin, cujo investimento ultrapassou os 20.000 euros. Tal como referiu, a Daikin afirma estar empenhada em garantir que os seus clientes usufruem dos sistemas com conforto e tranquilidade. No entanto, a realidade é que continuo refém de uma situação inaceitável, sem solução à vista, e com o agravante de estarmos a apenas 15 dias do início do período mais frio do ano — o que me preocupa particularmente, tendo dois filhos pequenos (6 e 8 anos) em casa. Recomendo, com a maior firmeza, que a Daikin, em conjunto com a Galécia — empresa que comercializou o sistema e que deveria ter assegurado a competência da empresa instaladora — encontre uma solução célere e eficaz para este impasse. Adicionalmente, coloco a seguinte questão: como será assegurada a validade da garantia da máquina por parte da Daikin, caso o instalador se recuse a emitir a fatura da unidade que foi paga ao empreiteiro? Aguardo uma resposta urgente e uma proposta concreta de resolução. Com os melhores cumprimentos,
F. V.
Para: Daikin Portugal S.A.
Continuo a aguardar após uma vistoria da Daikin o mês passado ! que me seja comunicado o relatório do Sr José Carlos Carvalho, o mesmo ja foi comunicado ao vendedor da máquina mas não a mim como me tinha sido dito. Isso denota uma falta de transparencia, uma vontade de proteger os interesses da Daikin face aos seus clientes finais
Daikin Portugal S.A.
Para: F. V.
Exmos. Senhores, No seguimento da nova resposta do Sr. Fernando Vitorino, referente à sua reclamação nº. 13530571 contra a Daikin Airconditioning Portugal Distribuição Equipamento Térmico S.A. (“Daikin Portugal”), informamos que o relatório da visita técnica da Daikin foi enviado para o e-mail do Sr. Fernando no passado dia 14 de Novembro de 2025, para cujo teor remetemos. Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional e agradecemos a confiança depositada na nossa marca. Com os melhores cumprimentos Kind Regards, SofiaLobato DAIKIN AIRCONDITIONING PORTUGAL S.A. Customer Experience T+351 21 426 87 00 servico.cliente@daikin.pt Edifício D. Maria I - Piso 0 Ala A/B Quinta da Fonte 2770-229 Paço de Arcos From: info@daikin.pt Sent: November 17, 2025 15:45:44 To:servico.cliente@daikin.pt Subject: FW: Recebeu uma resposta de FERNANDO V
Daikin Portugal S.A.
Para: F. V.
Bom dia, Caro Sr. Fernando Vitorino, Na sequência da recente visita técnica do nosso Especialista em Aquecimento e dos testes realizados à sua Bomba de Calor Daikin, confirmamos que o equipamento está a operar conforme as especificações de fábrica. Durante a visita, foram identificadas e solicitadas correções nos trabalhos de execução elétrica da instalação do sistema, cuja execução é da responsabilidade da empresa instaladora contratada por V. Exas. Estas correções devem ser concluídas no prazo de 15 dias a contar da data da visita e comunicadas à Daikin por e-mail, para efeitos de validação da garantia da unidade. Adicionalmente, foram apresentadas recomendações de melhoria aos trabalhos de instalação, com o objetivo de otimizar o desempenho do sistema. Caso tenha alguma dúvida ou necessite de esclarecimentos adicionais, estamos inteiramente disponíveis através do número 21 426 87 00 (dias úteis, das 9h às 18h). Com os melhores cumprimentos Kind Regards, SofiaLobato DAIKIN AIRCONDITIONING PORTUGAL S.A. Customer Experience T+351 21 426 87 00 servico.cliente@daikin.pt Edifício D. Maria I - Piso 0 Ala A/B Quinta da Fonte 2770-229 Paço de Arcos From: servico.cliente@daikin.pt Sent: November 18, 2025 10:54:37 To: Subject: Fwd: [ Ticket: 11294739 ] FW: Recebeu uma resposta de FERNANDO V Exmos. Senhores, No seguimento da nova resposta do Sr. Fernando Vitorino, referente à sua reclamação nº. 13530571 contra a Daikin Airconditioning Portugal Distribuição Equipamento Térmico S.A. (“Daikin Portugal”), informamos que o relatório da visita técnica da Daikin foi enviado para o e-mail do Sr. Fernando no passado dia 14 de Novembro de 2025, para cujo teor remetemos. Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional e agradecemos a confiança depositada na nossa marca. Com os melhores cumprimentos Kind Regards, SofiaLobato DAIKIN AIRCONDITIONING PORTUGAL S.A. Customer Experience T+351 21 426 87 00 servico.cliente@daikin.pt Edifício D. Maria I - Piso 0 Ala A/B Quinta da Fonte 2770-229 Paço de Arcos From: info@daikin.pt Sent: November 17, 2025 15:45:44 To:servico.cliente@daikin.pt Subject: FW: Recebeu uma resposta de FERNANDO V
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
