Exmos. Senhores,
Tinha uma reserva no hotel HF Tuela Porto, com check-in marcado para o dia 09/05/2025, no entanto, devido a uma greve nacional da CP, todos os comboios foram cancelados, sem serviços mínimos.
No dia 07/05/2025, entrei em contacto com a equipa de reservas do hotel para saber como devia agir perante a situação. Foi-me dito que, caso a greve se confirmasse sem serviços mínimos, deveria enviar os comprovativos da CP por e-mail, para que a situação pudesse ser analisada.
No dia 09/05/2025, assim que a CP comunicou oficialmente o cancelamento total da circulação ferroviária nos dias da minha viagem, voltei a contactar o hotel, por telefone e por e-mail, conforme instruído, e enviei todos os comprovativos solicitados. No próprio dia do check-in, liguei novamente para reforçar a informação.
Apesar de toda esta comunicação atempada, contínua e colaborativa da minha parte, e do facto de se tratar de uma situação fora do meu controlo, o hotel recusou qualquer tipo de solução – não foi apresentada possibilidade de reagendamento, crédito, ou qualquer alternativa. A resposta foi apenas a de que eu deveria ter arranjado transporte alternativo (sendo que vivo a quase 500km do porto e a única hipótese seria um táxi), mesmo quando todos os meios estavam lotados devido à greve.
Na chamada telefónica inicial, uma colaboradora mencionou que o hotel costuma ter consideração por situações semelhantes, como cancelamentos de voos, razão pela qual acreditei estar a seguir os procedimentos adequados. A diferença entre a comunicação verbal e a resposta escrita demonstra falta de coerência e de respeito pela boa-fé do cliente.
Por fim, saliento que após o envio de vários e-mails, inclusive um último contacto com prazo para resposta, não obtive qualquer retorno adicional, o que revela uma falta de consideração pela situação apresentada.
Cumprimentos.