Exmos. Senhores,
Venho por este meio exercer o meu direito de reclamação por um serviço mal prestado pela empresa de construção civil, MS Pavimentos.
Solicitei os serviços de afagamento e envernizamento do soalho de madeira para o mês de Maio de 2024, após finalizar o trabalho de colocação do soalho e respeitando o tempo devido para que a cola secasse e não inviabilizasse o trabalho de afagamento e envernizamento.
A dia 22 ou 23 de Maio de 2024 veio um colaborador do Sr. Marco Nobrega à minha habitação e terá cortado e colado alguns pedaços de madeira que faltavam colocar (em teoria com uma cola mais forte, não impedindo a viabilidade do restante trabalho), e no mesmo dia pela tarde, terá começado a afagar o chão da casa.
Após ter afagado o pavimento a primeira vez, o colaborador comentou comigo que não tinha betume suficiente para dar duas de mão, e que o seu chefe Sr. Marco, não se encontrava em Lisboa, pelo que não poderia aceder ao mesmo. Pelo que teria de avançar com o primário e com a primeira de mão do verniz e que depois voltaria a colocar betume e a segunda de mão do verniz.
Comentou-me que o processo seria afagar a primeira vez e dar betume, para depois voltar a afagar e dar a segunda mão de betume, e após isso seria novamente afagado o chão e poderia ser dado o primário e a primeira de mão de verniz e depois as restantes.
A dia 26 contactei o Sr. Marco Nobrega e comuniquei-lhe que o pavimento que tinha sido colocado pelo seu colaborador não estava satisfatório pois tinha deixado um corte bastante visível na madeira. O mesmo disse-me que com o betume não se iria notar e disponibilizou-se a melhorar, contudo avisou-me que aquela zona iria ficar mais baixa, pelo que, decidi não avançar.
O meu descontentamento sobre este serviço é essencialmente pois, após um mês do serviço ter terminado, o chão já se encontrava com bastantes riscos visíveis, ainda que o verniz que tenho sido colocado, terá sido o de alta densidade.
Após quatro meses verifiquei também que as zonas que estavam com móveis por cima, ficaram com um aspecto bastante baço e mais claro que o restante chão, mesmo eu tendo cumprido o tempo de secagem e recomendações do Sr. Marco Nobrega sobre quando voltar a colocar os móveis dentro de casa.
Ainda por último, o facto dos cortes realizados não estarem um trabalho cuidadoso e se verem vários defeitos, demonstra para mim a pouca atenção aos detalhes.
Ao falar com diferentes pessoas experientes e conhecedoras deste tipo de trabalho e serviço, ambas me disseram que teria de ter sido dadas 3 de mão de verniz para realmente proteger o chão de riscos e para não perder a cor, além de que o betume nunca se dá após o verniz, ou o verniz não terá o efeito suposto... o que significa que em teoria, o meu pavimento só levou uma de mão de verniz de alta densidade, pelo que naturalmente se justificam os riscos, falha na cor e várias brechas abertas entre a madeira, além de várias zonas da madeira demasiado afagadas e que teve de ser colocado mais betume para compensar, quando o chão era completamente novo.
Acrescento que o transtorno causado por num futuro próximo ter de voltar a afagar o pavimento que era novo, supondo custos, desgaste da madeira desnecessariamente, e todos os esforços necessários e condições, sendo que é uma casa mobilada e habitada.
Venho então por este meio reclamar e solicitar que me seja devolvido o total do valor pago pelo serviço, já que tentei contactar o Sr. Marco Nobrega por diferentes meios e não obtive qualquer resposta da sua parte, pelo que não pretendo nem confio que a mesma pessoa me efectue qualquer tipo de serviço em minha casa.
Melhores Cumprimentos.