Exmos. Senhores
Em 2014 terminaram as obras de remodelação da minha moradia nas Olaias, Lisboa.
Desde aí que os problemas se foram revelando e arrastando.
A empresa Artys, Lda. sempre demorou muito para dar resposta aos problemas e repetidamente aplicou as mesmas soluções., sem sucesso definitivo. A cada inverno, novas infiltrações.
A última reparação foi feita só depois de reclamação apresentada.
Mas os problemas mantêm-se.
Depois de todos estes anos, percebi que continuar a insistir com a empresa não traria frutos, por incompetência. Não sabiam ou não queriam fazer bem, pelo que os problemas persistiram.
Já para não falar do incómodo de obras que se repetiam, sempre com o mesmo resultado.
Os problemas que se mantêm:
- infiltração grave na parede ao redor da porta da cozinha (a parede fica molhada e os rodapés cairam);
- infiltrações das paredes de 3 janelas do r/c;
- infiltrações nas paredes da cave, com grande quantidade de água (as paredes ficam molhadas);
- porta da rua abaulada, a fazer uma "meia lua", desde o 1° dia, ficando mais afastada na zona da fechadura, levando a entortar uma chave.
Farta de obras sucessivas e perante a manutenção destes problemas optei por avançar com reparações com um empreiteiro escolhido por mim e pedi a outro profissional um relatório dos problemas.
Problemas identificados:
- caleira solta da parede num determinado ponto;
- buracos dos parafusos da caleira deixados em aberto (o parafuso saltou e ficou o buraco na parede a meter água, mesmo depois do empreiteiro da Artys lá ter ido prender a caleira);
- mau isolamento do patamar da escada exterior (com infiltração para a cave);
- parapeitos das janelas, em pedra marmore, inclinados para o interior da casa, provocando acumulação de água e risco de infiltração;
- os mesmos parapeitos estão fixos, enquanto que deviam estar apenas apoiados, para permitir movimentação sem quebrar, numa zona de grande trepidação diária por ficar ao lado da linha de comboio; o facto de estarem fixos provocou a rachadura das pedras e consequentemente infiltrações;
- porta da rua empenada;
- remate do telhado (painel sanduiche) desajustado, fazendo com que parte da agua recue e nao caia na caleira, escorrendo pela parede;
Alem disto, pedi ao novo empreiteiro, contratado por mim, que abrisse a parede lateral da escada interior para aproveitar o vão da escada para fazer uma pequena despensa.
Surpresa, o vão da escada estava atulhado de entulho da obra de 2014!
Foram retirados pelo menos 1500kg de entulho desse vão. A escada foi assente em cima desse entulho em vez de ter sido feita a cofragem.
Parte do entulho não pôde ser retirado, sob risco de prejudicar a estabilidade da escada e aumentar a despesa.
Perante isto, apresento esta reclamação e peço à Artys pagamento das obras atuais.
Cumprimentos.