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MAU SERVIÇO PRESTADO NA REPARAÇÃO DE AVARIA DE OPEL ASTRA

Não resolvida Pública

Auto Açoreana, Lda

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Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. S.

Para: Auto Açoreana, Lda

15/11/2024

Exmos. Senhores, No passado mês de março detetei que o meu Opel Astra estava com um comportamento estranho na caixa de velocidades: em certas situações a baixa velocidade, quando engatava a primeira velocidade, a segunda velocidade ou a marcha atrás, a mudança ficava “bloqueada” e mesmo com o pedal da embraiagem no fundo, não conseguia desengatar, forçando o carro a andar e obrigando a travar e desligar o motor. Esta anomalia acontecia geralmente em situações de “pára-arranca” e obrigava a desligar o carro constantemente ou forçar o desengate da mudança. Quando a situação se tornou recorrente, desloquei-me à oficina da Opel em Ponta Delgada, a CentrumAçor (AutoAçoreana), e reportei a anomalia na caixa de velocidades. Após pequena vistoria, foi-me informado que teriam de abrir a caixa de velocidades para analisar o problema. Após duas semanas na oficina, mostraram algumas peças com desgaste como a causa do problema e devolveram o carro, apresentando a fatura onde discriminam as peças aplicadas no valor de 1.593,03 €, nomeadamente uma bomba de embraiagem, uma forquilha, um sincronizador, um casquilho, vários rolamentos e diversos acessórios e ainda 1.120,00 € em mão de obra, ao qual se adicionou o IVA. Apesar de, aparentemente, o problema ter ficado resolvido, não passaram mais que cinco meses para os mesmos sintomas aparecerem. Quando se tornaram recorrentes novamente, desloquei-me novamente à oficina reportar o sucedido, uma vez que foi dada a garantia de 2 anos para as peças aplicadas. Após novo exame e alguns testes à viatura foi-me informado, e para meu espanto, que afinal o problema estava na bomba do pedal da embraiagem e que custaria mais 322,96 € para reparar. Afinal, para os mesmos sintomas, foram apresentadas duas soluções completamente díspares em termo de orçamento e obrigando a gastar mais agora para reparar o que poderia ter sido detetado logo na primeira intervenção. Para um leigo em termos de mecânica, só posso concluir que, ou se trata de um caso de extrema incompetência por parte dos técnicos da oficina, confundindo a “consequência” da avaria (desgaste em certas peças provocado pelo forçar do desengate) com a “causa” da avaria (bomba do pedal da embraiagem), ou mais graves ainda, se trata de uma tentativa de fraude, faturando custos de uma intervenção desnecessária na tentativa de aproveitamento do desconhecimento em termos de mecânica do cliente. Este problema continua ainda por resolver. Cumprimentos.


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