Exmos. Senhores,
Venho por meio expor o ocorrido com a agência Skytravel, devido a falhas graves na prestação dos serviços contratados e à ausência de uma solução adequada para os prejuízos causados, nomeadamente reembolso do cliente.
No dia 15 de novembro de 2024, contratei os serviços da agência para comprar voos para o Nepal e cuidado com toda a documentação necessária, como check-ins e formalidades relacionadas ao trânsito em aeroportos. Contudo, no regresso da viagem, em 27 de novembro de 2024 (chegada a 28 Novembro 2024), fui impedida de embarcar no voo de regresso devido à falta de um visto para a Índia, onde faria duas escalas.
Desde o início, manifestei preocupação com a curta duração das conexões, alertando que o intervalo de 2 horas poderia ser insuficiente para realizar a troca de terminais, ir buscar a minha bagagem e fazer o check-in. Entretanto, a agência assegurou que todos os procedimentos tinham sido verificados e que minha permanência na Índia seria encarada como "trânsito internacional", não exigindo visto. Tais informações eram incorrectas: ao deixar a bagagem de porão no aeroporto no Nepal, fui informada de que, devido às 2 escalas, que envolviam troca de terminais, convertendo o voo em "doméstico" dentro da Índia, exigindo visto para acesso ao terminal doméstico e à retirada de bagagem no porão. Como resultado, fui impedida de embarcar.
Sem alternativa, tive de adquirir um novo bilhete de regresso por outra companhia aérea, no valor de 1.590 euros, além dos 905 euros que já havia pago à agência para a compra de bilhetes nas companhias Swiss Airways e Indigo. Ambas as companhias já reembolsaram os bilhetes para a conta da agência, mas até o momento, nenhum valor foi devolvido a mim, o que é inaceitável.
Após o ocorrido, entrei em contato diversas vezes por telefone e WhatsApp. Inicialmente, a agência afirmou que faria "diligências" para resolver o problema. Posteriormente, negou qualquer responsabilidade, mas, após minha insistência, informou que a Swiss Airways já havia concordado com o reembolso. Apesar disso, até hoje não recebi os valores devidos, nem sequer um pedido de desculpas pela falha que causou tamanho transtorno, estando neste momento o dinheiro devolvido ainda na conta bancária da agência que prestou tal serviço.
Julgo que o justo seria, de forma imediata, o envio do dinheiro já fornecido pelas companhias aéreas (e retido e com usufruto pela agência e não pelo cliente lesado), assim como o pagamento do excesso que tive de pagar para comprar outro bilhete de avião por culpa exclusiva da agência - no total seria o reembolso de 1.590 euros, dos quais 905 euros já estarão na conta bancária da agência...
Agradeço ajuda na resolução da questão,
Cumprimentos.