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Mau Atendimento, Atitude Xenófoba e Discriminação Racial

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: PADARIAS CAETANO

18/09/2018

Fui à loja Xandite para encomendar um bolo de aniversário.Indiquei a data em que pretendia receber o bolo, as dimensões e pesos aproximado.Solicitei à funcionária, um catálogo onde pudesse escolher os possíveis desenhos e formatos que eles já tivessem confeccionado anteriormenteou que tivessem maior facilidade em conceber afim de acelerar o processo da confecção e entrega do bolo.A funcionária me indicou que não tinham um catálog. Ao que respondi questionando como poderia então escolher um desenho?.Ela me respondeu dizendo que eu teria de imprimir o desenho e entregá-lo na loja, contudo o bolo nunca seria confeccionado nesta loja onde estava a realizar o pedido mas sim, na padaria central sita no Monte da Caparica.Perguntei-lhe então se haveria a possibilidade de enviar o desenho por email, ela disse que não.Eu insisti, indicando que Já no passado havia enviado por email imagem a ser desenhada no bolo, quando fiz um pedido anos atrás na loja do Larangeiro pertencente ao mesmo grupo Xandite. Pelo que a possibilidade já existia e que ainda estaria disponível.A funcionária entrou em contacto via telefone com a Loja de Larangeiro, foi atendida por uma colega que lhe indicou o email (xandite@hotmail.com) para o qual eu deveria enviar a imagem pretendida.A funcionária passou então o telefone para mim para que eu falasse com a outra colega afim de me explicar como iriam proceder para encaminhar o pedido do bolo + o desenho (que eu ficara de enviar) para a central de confecção.Ela se identificou como Adriana, da loja do Larangeiro.Ela me disse que eu poderia finalizar a encomenda na loja onde estava, depois enviar o email e que amanhã de manhã (sábado) às 8H ligava para mim a confirmar a recepção e o devido encaminhamento.No sábado, durante o telefonema(+351912555640 às 8H011min), a senhora Adriana me indicou que o pedido já estava encaminhado e que o bolo deveria estar na loja onde fiz o pedido no dia seguinte(Domingo) por volta das 10H.No domingo de manhã, às 9H26min, entrei em contacto telefone questionando se já tinham o bolo disponível ou se pelo menos saberia me indicar dentro de quanto tempo, o bolo estaria na loja.Ao que ela me respondeu já num tom muito agressivo e impaciente exigindo que tivesse pacíência e ficasse à espera até que ela me ligasse de volta.Eu lhe respondi dizendo que não poderia ficar indefinidamente à espera e precisa de uma previsão afim de me organizar em termos dos meus afazeres.Ás 9:33 a senhora Adriana entra em contacto comigo e me indica que o bolo estava pronto na padaria de fabrico mas que ainda não podiam entregar na loja porque estavam à espera do motorista para fazer o transporte.O que poderia demorar mais ou menos 40min.Eu respondi indicando que era deste tipo de feedback que estava à espera e que não lhe ficaria mal entrar em contacto comigo a me por ao corrente da situação, uma vez que já estava à espera do bolo mais de 24He caso não lhes fosse possível me entregar o bolo, seria importantíssimo eu ser informado, com tempo suficiente para ir à procura de uma alternativa.A sehora Adriana me respondeu mal, no tom Amigo, tô tentando lhe ajudar. Mas você ta me chateando eu não vou perder meu tempo com você porque a loja está cheia de clientes e eu preciso atender.E enquanto eu lhe respondia com um reparo Não sou seu amigo. Nunca lhe vi nem você a mim. Não me trate por amigo. Ela enervada desligou o telefone na cara.ÁS 11h19min, sem qualquer feedback, volto a ligar para saber do ponto de situação- chamada desligada pelo receptor.Ás 11H20min (duração 52segundos) nova tentativa, desta vez atendida pelo receptor e eu lhe faço novo reparo Você me disse que o bolo deveria estar na loja em 40min, já passaram quase 2H e até agora não teve o cuidado de me ligar para dizer nada!Ela volta a me responder agressivamente e de forma muito mal-educada a me insultar e dizendo que ainda não está o bolo na loja e desliga o telefone na cara pela 2ª vez.Volto a ligar às 11H26 (duração 39segundos), a senhora Adriana novamente agressivamente me responde mal e desliga o telefone.Ligo imediatamete de volta as 11H27, uma vez que não obtive nenhum esclarecmento do ponto de situação, na chamada imediatamete anterior - chamada desligada pelo receptor.Decidi então parar de telefonar, e saíd de casa para ir à loja e lá obter esclarecmento presencialmente e esperar pelo bolo.Ás 11H31, recebo uma chamada do numero da loja, como sabia que eram a senhora Adriana não atendi porque já tinha decidido não falar mais com ela. Apensa queria receber o bolo e acabar com aquela experiência terrível que tive com esta loja Xandite em Almada.Ás 11H42, recebo nova chamada do numero da loja, como sabia que eram a senhora Adriana não atendi.Ás 11H46, recebo sms do numero da loja, texto O bolo já está na loja, obrigada. Não respondi.Chego a loja e encontra uma funcionária, não era a mesma pessoa com quem tinha feito a encomenda na sexta-feira, no momento to pedido. Não sabia quem era mas deduzi que fosse a senhora Adriana com quem estava a ter aquela experiência desgastante.Cumprimentei e disse Vim buscar o bolo que pedi na sexta-feira. Você deve ser a pessoa com quem falei pelo telefone, certo? Diga-me, nós nos conhecemos de alguma forma, para que você a meio da conversa deixe de me tratar por senhor e passa a me chamar de Ó amigo ?Nunca vi a sua cara nem você a minha. Não lhe conheco portanto, não me trate por amigo. É de falta de educação tratar os clientes desta forma.A partir deste momento, entramos em clara discussão e chega o momento que ela( a senhora Adriana) me responde dizendo, A minha colega me contou o que o senhor fez com ela, quanto lhe tratou mal quando veio aqui fazer o pedido na sexta-feira.Ao que eu respondo, tratei mal!?. Eu maltratei a sua colega? O que lhe fiz, fiz algum mal a ela ou á mãe dela?Entao, a senhora Adriana volta a me atacar a me chamar nomes: dizendo que sou um impaciente, muito chato e mal-agradecido porque ela própria fez de tudo para que eu conseguisse ter o bolo e com o desenho que queria. E ainda ameaçava não me entregar mais o bolo. E dizia que ia ligar ao patrão porque eu estava a lhe incomodar.Disse que eu era um mau-carácter e que vim aqui a loja querendo mandar e mudar as regras da loja. E ia ligar para o patrão, pegando no telefone da loja.Bom, aí eu respondi agressivamente e lhe lembrei que nunca a tivera visto na vida. Nunca a tivera visto em nenhuma das lojas do grupo Xandite que eu já estivera: Larangeiro, Feijó, Cacilhas.Mas que lhe podia garantir que uma coisa é certa: já havia feito vários pedidos de bolo de aniversário e nunca tinha visto uma loja onde não tivessem catálogo para que os clientes possam escolher o formato e desenhos nos bolos.Contudo, não podia eu mudar regras de nenhuma loja porque se tratava de uma relação comercial entre vendedor e comprador. A loja tem um produto à venda, por perço X e é servido/distribuído mediante certas condições: cabe ao cliente decidir se encontra na loja aquiloque procura. Caso não encontre, o vendedor só deve indicar a indisponibilidade ou impossibilidade e o cliente terá o direito de ir à procura de outra alternativa.Entretanto, eu já tendo pago o bolo e solicitado a inclusão do NIF na factura, acrescentei que o facto de eu como cliente solicitar um email para enviar o desenho que gostaria de imprimir no bolo ao invés de entregá-lo em papel impresso não deveria constituir nenhum percalço ou problema para a loja conseguir receber o pedido e processar a entrega da encomenda.E que não merecia todo este transtorno e negação ao auxílio e exclarecimento que ela me vinha sugeitando desde manhã cedo, ao se negar a me prestar informação relevante para o pedido que tinha feito ali na loja.Só piorou e degradou a qualidade no seu atendimento ao tomar a liberdade a me tratar por amigo e me atingiu o limite ao me chamar nomes e desligar o telefone na minha cara.Ao que lhe acrescentei, se você tem algum problema na sua vida, resolva-o. Não tem o direito de descarregar tanta frustração em cima de um cliente desesperado por ver o seu processo de encomenda desamparado. Faça o que quiser da sua vida, saia á rua, grite, se atire da ponte se quiser mas não tem o direito de fazer nada disto que me tem feito passar ao longo do dia de hoje.Nesa altura já completamente sem argumentos nem comentários passíveis de justificar tal atitude, a senhora Adriana volta a me insultar e diz olhando para a minha filha que já chorava ansiosa por ter o bolo de aniversário com o desenho que ela sempre quis As WINXque eu era uma má pesso, um impaciente e que não merecia ter um pai como eu.Eu aí volto a questionar a senhora Adriana dizendo, há bocado a senhora ameaçava ligar para o patrão, pois peço-lhe que ligue agora porque vou reclamar de si perante ele. Ao que a senhora se recusou.Pedi-lhe o livro de reclamações para apresentar uma queixa imediatamente. A senhora Adriana diz que não tem livro de reclamações e que me desejava BOA SORTE para ir à DECO.Já ao me preparar para abandonar a loja entra um senhor que se dirije à área por trás do balcão e falava com a senhora Adriana como se fossem colegas de trabalho.Eu pergunto a senhora Adrina diga-me o nome desta loja se favor, diga-me o nome comercial da loja. Diga-me tamém o seu nome. Você se tinha apresentado como Adriana, este é o seu nome, diga-me o sobrenome e me dê o livro de reclamações porque quero escrever uma queixa.A senhora Adriana se recusou a me indicar o livro de reclamações ou confirmar a sua identidade enquanto funcionária da loja.Neste momento, o senhor que havia entrado me pergunta num tom calmo e sereno, O que se passa? Posso lhe ajudar em alguma coisa?Eu respondo: O senhor é o proprietário/gerente da loja?Ele disse que não. Eu respondi dizendo que neste caso, não me pode ajudar em nada. Obrigado pela atenão. e saí da loja com os meus filhos.Linha temporal:Os factos aqui relatados tiveram lugar em Almada, Setúbal. Entre 31 de Agosto e 2 de Setembro de 2018.


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