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Lençol, toalhas e t-shirts danificados

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

O. S.

Para: LAVANDARIA DA RIBEIRA

22/11/2023

Exmos. senhores,Utilizei os vossos serviços de lavandaria self-service (sem empregados presentes) no dia 17/11/2023 desde as 19:25 até às 19:46 (2 secagens a 50º). Já vos fiz uma reclamação pelos estragos verificados num lençol novo, comprado no Gato Preto em 27/10/23 por 49,99€ e usado apenas uma semana desde então, em 3 toalhas de rosto e em 2 t-shirts de homem. Essa reclamação foi feita inicialmente pelo intercomunicador existente no local e, por haver eco que não deixava perceber o diálogo, usei o nº de telemóvel para contactos visível na lavandaria. Indaguei então se a secadora usava algum tipo de óleo pois a roupa saiu manchada na 2ª secagem. Foi-me de imediato respondido que não e que a culpa não era da lavandaria mas sim minha, muito provavelmente por não ter verificado o interior da secadora antes de lá colocar a roupa, dado que algumas pessoas colocam lá objectos que podem ter graxa . Solicitei-lhe que viesse ao local ver o que se passou, tendo-me sido dito que levaria mais de uma hora a chegar (deduzo que viria somente quando fosse para fechar a loja às 22:00 ), pelo que informei que iria chamar a PSP, para tomar conta da ocorrência e confirmar tudo o que se passou conforme o que aqui descrevo, o que veio a suceder. De notar a inexistência de um Livro de Reclamações ao contrário deo que acontece noutras lavandarias.Passo a indicar exaustivamente e com honestidade o sucedido desde o início: Tentei adquirir um cartão coloquei 20€ numa caixa e nada saiu acabei por tocar num botão e sairam moedas (quando não saem cartões da caixa devia de haver um aviso a dizer onde devemos tocar para o dinheiro ser devolvido, até porque muitos estrangeiros utilizam a lavandaria e esse botão não está ao lado da ranhura onde entram as notas) Acabámos por usar sem cartão de fidelidade, só com moedas A minha mulher abriu o secador nº 7, rodou-o várias vezes, como é usual para ver se lá ficara alguma roupa esquecida de outro cliente tendo retirado uma pequena saqueta anti-humidade. Pôs a roupa, que era pouca, a secar a 50º por 15 minutos Findo esse período e porque a roupa ainda estava um pouco húmida, voltou a usar a secadora depois de arrumar a roupa já seca e ao fim de 10 minutos abriu a tampa e retirou a restante roupa, vendo que todas as peças tinham manchas escuras, o que não aconteceu na 1ª utilização na mesma máquina . Como nos disseram que a secadora não utiliza qualquer tipo de óleo, fui passar com a mão em TODAS as manchas que a secadora tem (deve-se ao desgaste natural por uso a falta de crmado no tambor) e no meio de uma mancha grande descobri uma pequena peça única com um arame, plástico preto e uma espécie de fio de atacador o arame estava enfiado num dos buracos do tambor, o que fazia com que a peça não se soltasse ao rodar o tambor, facto comprovado também por um dos agentes da PSP, após termos rodado várias vezes o tambor como a peça é preta não se distingue no meio da mancha escura do tambor, só mesmo passando a mão. O plástico só derreteu na 2ª utilização porque a secadora ainda estava quente da 1ª secagem e teve efeito de acumulação de calor. Ora ,não será exigível ao cliente que tenha de passar a mão no tambor, a pente fino, para procurar algo que não se veja à vista desarmada, tanto mais que o tambor é grande e a iluminação que chega ao seu interior é manifestamente fraca. Assim, estaremos na disposição de prescindir de qualquer indemnização que cubra os prejuízos nas toalhas e nas t-shirts, DESDE QUE nos seja pago o valor do lençol estragado, que é novo (ainda não tem um mês e só foi usado uma semana), cuja factura temos em poder, ficando a peça que visualmente ficou estragada em poder de V.Exas. Agradeço resposta por escrito, no prazo máximo de 8 dias, tendente à resolução da presente pendência.Sem mais, envio os meus cumprimentos,Orlando Jorge Salgueiro Sérgio

Mensagens (1)

LAVANDARIA DA RIBEIRA

Para: O. S.

06/12/2023

Na sequência de reclamação apresentada vimos pela presente enviar nossa resposta:A Lavandaria da Ribeira opera em regime de livre serviço (Self-Service), não provendo serviços personalizados no tratamento de roupas.O cliente dirige-se à nossa lavandaria e utiliza o equipamento, já seja as lavadoras ou secadoras disponibilizadas.Está descrito o modo de utilização por cima do equipamento, por forma que um novo utilizador consiga usar o equipamento sem dificuldade.No caso das secadoras existe ainda um cartaz com informações do significado das etiquetas na roupa para uma correcta utilização.Da mesma forma encontra-se mencionado que não nos responsabilizamos por danos na roupa dos clientes, salvo provocados por deficiencia de equipamento.Nas secadoras também se encontra mencionado que o cliente deve verificar antes da utilização do equipamento se nenhum artigo ficou no tambor do cliente anterior.Compreendemos a sua insatisfação, mas não podemos assumir os custos pelos danos na sua roupa, pois o equipamento encontra-se em perfeitas condições de utilização, sendo que o que motivou danos na roupa foi uma peça plástica com cabo que encontrou no tambor. (Não sabemos nem conseguimos visualizar quem inadvertidamente o colocou juntamente com roupas a secar).É habitual esta situação suceder, clientes que não verificam a roupa antes de colocar e juntamente com mesma vão artigos que podem derreter, ou mesmo roupa inadequada com plásticos que ficam colados ao tambor, sendo que caso o cliente seguinte não rode o tambor para verificar poderá o elemento que ficou no interior da secadora (solto ou colado) danificar a roupa do cliente seguinte. (Confirma-se pela imagem enviada que foi isto que sucedeu).Todos os dias de manhã e por vezes ao final do dia procedemos a uma verificação do interior dos equipamentos , limpeza e higienização geral do espaço .Existe no espaço contacto telefónico e intercomunicador ligado durante o período de abertura e encerramento do espaço para esclarecimento de dúvidas ou informação por parte dos clientes de sujidade em alguma máquina, já seja causada por este ou por outro utilizador, sendo que neste caso dirigimo-nos ao espaço para verificação, limpeza especial ou encerramento do equipamento.Existe também um aviso sobre proibição de lavagem de brinquedos, cobertores ou almofadas de animais de estimação por questões de higiene.O estabelecimento conta com livro de reclamações electrónico, qualquer cliente poderá aceder lendo o QR Code que encontra na etiqueta no painel onde se encontra o contacto telefónico.Caso não tenha leitor bastará aceder ao website do livro de reclamações electrónico e realizar a reclamação.O nosso estabelecimento abre e encerra automaticamente, pelo que nenhum colaborador se dirige ao mesmo para abrir/ encerrar a porta .Apresentamos as nossas desculpas por ter ficado a aguardar pela nossa deslocação a loja, mas essa informação não foi dada, acreditamos que tenha sido um mal entendido na conversa mantida pelo intercomunicador.Como referido anteriormente não poderemos assumir custos, o que podemos fazer é receber a sua peça de roupa para ser tratada na nossa lavandaria industrial com outro tipo de productos na expectativa de poder retirar as manchas com que o seu cobertor/capa ficou .Estamos inteiramente a sua disposição pelo que não hesite em contactar caso pretenda entregar o seu textil.Melhores CumprimentosLAVANDARIA DA RIBEIRAT - (+351) 963 320 065www.lavandariadaribeira.com Serviço Self-ServiceRua Nossa Senhora da Conceição, 969600-568 RIBEIRA GRANDE(ao pé da Igreja da Conceição)............................................SedeArmazém centralRua da Boa ViagemCalhetas9600-016 RIBEIRA GRANDE


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