Exmos. senhores,Utilizei os vossos serviços de lavandaria self-service (sem empregados presentes) no dia 17/11/2023 desde as 19:25 até às 19:46 (2 secagens a 50º). Já vos fiz uma reclamação pelos estragos verificados num lençol novo, comprado no Gato Preto em 27/10/23 por 49,99€ e usado apenas uma semana desde então, em 3 toalhas de rosto e em 2 t-shirts de homem. Essa reclamação foi feita inicialmente pelo intercomunicador existente no local e, por haver eco que não deixava perceber o diálogo, usei o nº de telemóvel para contactos visível na lavandaria. Indaguei então se a secadora usava algum tipo de óleo pois a roupa saiu manchada na 2ª secagem. Foi-me de imediato respondido que não e que a culpa não era da lavandaria mas sim minha, muito provavelmente por não ter verificado o interior da secadora antes de lá colocar a roupa, dado que algumas pessoas colocam lá objectos que podem ter graxa . Solicitei-lhe que viesse ao local ver o que se passou, tendo-me sido dito que levaria mais de uma hora a chegar (deduzo que viria somente quando fosse para fechar a loja às 22:00 ), pelo que informei que iria chamar a PSP, para tomar conta da ocorrência e confirmar tudo o que se passou conforme o que aqui descrevo, o que veio a suceder. De notar a inexistência de um Livro de Reclamações ao contrário deo que acontece noutras lavandarias.Passo a indicar exaustivamente e com honestidade o sucedido desde o início: Tentei adquirir um cartão coloquei 20€ numa caixa e nada saiu acabei por tocar num botão e sairam moedas (quando não saem cartões da caixa devia de haver um aviso a dizer onde devemos tocar para o dinheiro ser devolvido, até porque muitos estrangeiros utilizam a lavandaria e esse botão não está ao lado da ranhura onde entram as notas) Acabámos por usar sem cartão de fidelidade, só com moedas A minha mulher abriu o secador nº 7, rodou-o várias vezes, como é usual para ver se lá ficara alguma roupa esquecida de outro cliente tendo retirado uma pequena saqueta anti-humidade. Pôs a roupa, que era pouca, a secar a 50º por 15 minutos Findo esse período e porque a roupa ainda estava um pouco húmida, voltou a usar a secadora depois de arrumar a roupa já seca e ao fim de 10 minutos abriu a tampa e retirou a restante roupa, vendo que todas as peças tinham manchas escuras, o que não aconteceu na 1ª utilização na mesma máquina . Como nos disseram que a secadora não utiliza qualquer tipo de óleo, fui passar com a mão em TODAS as manchas que a secadora tem (deve-se ao desgaste natural por uso a falta de crmado no tambor) e no meio de uma mancha grande descobri uma pequena peça única com um arame, plástico preto e uma espécie de fio de atacador o arame estava enfiado num dos buracos do tambor, o que fazia com que a peça não se soltasse ao rodar o tambor, facto comprovado também por um dos agentes da PSP, após termos rodado várias vezes o tambor como a peça é preta não se distingue no meio da mancha escura do tambor, só mesmo passando a mão. O plástico só derreteu na 2ª utilização porque a secadora ainda estava quente da 1ª secagem e teve efeito de acumulação de calor. Ora ,não será exigível ao cliente que tenha de passar a mão no tambor, a pente fino, para procurar algo que não se veja à vista desarmada, tanto mais que o tambor é grande e a iluminação que chega ao seu interior é manifestamente fraca. Assim, estaremos na disposição de prescindir de qualquer indemnização que cubra os prejuízos nas toalhas e nas t-shirts, DESDE QUE nos seja pago o valor do lençol estragado, que é novo (ainda não tem um mês e só foi usado uma semana), cuja factura temos em poder, ficando a peça que visualmente ficou estragada em poder de V.Exas. Agradeço resposta por escrito, no prazo máximo de 8 dias, tendente à resolução da presente pendência.Sem mais, envio os meus cumprimentos,Orlando Jorge Salgueiro Sérgio