Exmo. Sr. ou Sr.ª:Venho por este meio efetuar uma reclamação com alguns pedidos de esclarecimentos remetentes ao seguinte episódio de urgência no Hospital Santo André, Leiria:Urgência Nº: 20108944Data: 16/10/2020Hora de admissão: 14:23:02Nº Utente: 398466135Nome: Helena Maria de Jesus Lopes SimõesNa manhã do dia da admissão nas urgências, a Sr.ª Helena foi atendida pelo seu médico de família, Dr. Jonathan Caires, na USF em Ourém. A consulta deveu-se ao facto de a Sr.ª Helena ter necessitado de acompanhamento médico por agravamento de sintomas desde o dia 06/10/2020, dia em que foi admitida nas urgências do Hospital Santo André, Leiria, pela primeira vez. Mais precisamente, a Sr.ª Helena queixava-se de uma dor de cabeça persistente e constante por mais de duas semanas, má disposição geral, tonturas, fraqueza, perda de apetite sendo que informou que não conseguia comer uma porção de comida normal desde o início dos sintomas. Face o quadro sintomático que a Sr.ª Helena apresentava o Dr. Jonathan Caires decidiu que seria necessário efetuar uma TAC à cabeça e análises específicas de forma a poder descartar alguma patologia mais grave. O Dr. Jonathan Caires escreveu uma carta expondo o quadro clínico da Sr.ª Helena, indicando a necessidade de fazer os exames supramencionados com urgência e reencaminhou a Sr.ª Helena para o Hospital de Santo André, Leiria. Aquando da entrada nas urgências do Hospital, o segurança mediu a temperatura da Sr.ª Helena, e a mesma não apresentava febre. Na admissão, nas urgências do Hospital a Sr.ª Helena entregou a carta escrita pelo Dr. Jonathan Caires e aguardou por ser chamada para a respetiva triagem. No momento da triagem, o Enf. José Miguel Pereira mediu novamente a temperatura e alegadamente detetou que a Sr.ª Helena tinha 38.6 oC. O primeiro pedido de informação deve-se ao facto de querer saber como é possível os esquipamentos do segurança e do enfermeiro terem uma diferença tão grande na medição da temperatura. Assim sendo, para além do esclarecimento mencionado, gostaria de saber se têm os demais termómetros calibrados e, caso possível, facultarem os respetivos certificados. Como a Sr.ª Helena tinha alegadamente febre, a mesma foi reencaminhada para uma ala diferenciada para casos Covid-19. Apesar de segundo o caso clínico da Sr.ª Helena não fazer sentido ser um caso de Covid-19 visto que a mesma já tinha feito o teste (com resultado negativo) no dia 06/10/2020 e a nova admissão dever-se ao estado clínico manter-se desde a primeira admissão nas urgências. Não obstante, é compreensível a utente ter sido reencaminhada para a ala Covid. No entanto não é admissível a mesma ter sido abandonada à espera de ser vista por um médico durante cerca de 10 horas (primeira observação médica apenas às 22:40:39). Com este tempo de espera põe-se em causa a capacidade que o Hospital tem de atender às demais urgências e, como tal questiono quando é que passa a ser possível um utente ser transferido para um outro hospital? De facto, 10 horas de espera para ser visto por um médico viola de longe os 60 mins de espera para uma pulseira amarela, segundo a escala de manchester. Quais são os procedimentos para um utente ser transferido para outro hospital por insuficiência da prestação de assistência num ato de urgência hospitalar? Quantas horas de espera a mais para além do previsto segundo a escala de manchester são necessárias para declarar que o hospital não é suficiente para tratar o utente e como tal, efetuar a sua transferência?Para além das 10 horas de espera, o Hospital falhou na passagem de informação da carta escrita pelo Dr. Jonathan Caires, entregue no ato da admissão nas urgências do hospital. De facto, a carta manteve-se sempre na secretária das admissões. E, quando a Sr.ª Helena finalmente foi observada por um médico, a Dr. Joana Cirne, informou a médica da carta que entregou na admissão nas urgências e a Dr. Joana Cirne mencionou que desconhecia tal carta e ignorou a existência da mesma. Quais são os procedimentos no caso de admissão nas urgências de um utente, reencaminhado pelo centro de saúde, com um parecer médico que pede para fazer exames com caracter urgente?Aguardo uma resposta no que diz respeito às reclamações e pedidos de esclarecimentos apresentados.Melhores cumprimentos,João Lopes (filho da Sr.ª Helena)