Prezados(as) Senhores(as) da ANA,
Venho por meio desta manifestar minha profunda insatisfação com a experiência vivida hoje cedo, no voo 7651, com origem em Lisboa e destino a Madrid.
Chegámos ao aeroporto com tempo mais do que suficiente, tendo inclusive realizado o check-in e despachado nossa bagagem às 5h39 da manhã, para um voo com partida marcada para as 07h05. No entanto, fomos surpreendidos ao sermos impedidos de embarcar, juntamente com mais de 25 passageiros, o que indica claramente uma falha grave no processo de embarque.
O número do portão de embarque indicado na minha carta de embarque estava incorreto, e os monitores do aeroporto não exibiam nenhuma informação sobre o portão correto. Mesmo com esse cenário de confusão e falta de comunicação, conseguimos chegar ao portão certo com apenas 2 minutos de atraso, e já o encontramos fechado, sem qualquer possibilidade de embarque.
Após o ocorrido, entrei em contato com o atendimento telefónico da EasyJet, e a própria agente reconheceu que a situação era incomum, tendo em vista a grande quantidade de passageiros afetados. Segundo ela, “algo claramente não estava normal”, o que reforça que houve falha por parte da companhia aérea (EasyJet) ou do aeroporto.
Dessa forma, com base no Regulamento (CE) nº 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabelece regras comuns para a compensação e assistência aos passageiros em caso de recusa de embarque contra a sua vontade, solicito formalmente:
O reembolso integral do valor pago pelo voo;
A compensação financeira devida, conforme previsto no regulamento europeu;
Um pedido de desculpas formal pelos transtornos causados.
Aguardo uma resposta célere e satisfatória. Caso contrário, me reservo o direito de apresentar reclamação junto às entidades competentes de defesa do consumidor e reguladoras da aviação civil.
Atenciosamente,