Fraude MBWAY - sem resposta de apoio ao cliente ou pedido de livro de reclamações
Problema identificado:
OutroReclamação
C. C.
Para: SIBS
Boa tarde,No passado dia 26 de Novembro fui vítima de fraude pelo mbway, através dos códigos de levantamento para levantar dinheiro nas caixas de multibanco. Foi através do OLX, pediram-me codigos de levantamento, sob a desculpa de que só precisavam dos primeiros digitos. Por essa razão acabei por dar os primeiros digitos pois sabia que não era possível levantar sem o código completo. O que não sabia, é que a MBWAY não é segura, pois permite várias tentativas do mesmo código. Ou seja, por falha de segurança, a pessoa a cometer o furto pôde fazer as tentativas necessárias até acertar no código. Fez isso com 4 códigos, o que equivaleu a um total de 800€ roubados.Ao tentar apresentar o problema à SIBS através do apoio ao cliente, referiram que não era problema deles. Quando pedi para falar com um superior disseram que não era possível, e quando pedi para escrever no livro de reclamações disseram que estava disponível no site (o que é mentira).Voltei a contactar o apoio ao cliente por email e a pedir o acesso ao livro de reclamações e até hoje não recebi qualquer resposta. Além do apoio ao cliente se inaceitável, ainda mais grave é a falha de segurança do sistema de levantamento de dinheiro através de códigos.Obrigada.
Mensagens (5)
SIBS
Para: C. C.
[X] Para mais informações:www.sibs.ptObrigado pelo seu contacto.O seu pedido ficou registado nos nossos serviços com o nº CAS-1410959-N6G1G2. A nossa equipa vai iniciar o seu tratamento e entrará em contacto em breve.A equipa SIBS fica à sua disposição.Thank you for your contact.Your request has been logged with reference CAS-1410959-N6G1G2. Our team will begin processing your request and will be in touch shortly.The SIBS team is at your disposal. [X]SIBS Customer SupportDepartamento de Serviço a ClienteEstrada Casal do Canas,Lote 3, 2720-092 Amadora---- Texto Original ----Recebido a 05/01/2024 15:46:48AVISO. A mensagem e eventuais anexos são susceptíveis de conter informação sujeita a sigilo profissional, ao regime legal de protecção de dados pessoais, de direitos de autor ou outro, pelo que a sua divulgação depende de autorização do remetente. As opiniões emitidas não vinculam necessariamente a SIBS. No caso desta mensagem ser recebida com erro ou por destinatários indevidos, solicita-se a sua destruição e subsequente aviso para postmaster@sibs.pt. A mensagem foi filtrada por um detector de vírus, pelo que o remetente e a empresa não se responsabilizam por danos provocados por terceiros no sistema de informação do destinatário.WARNING. The message or attachments, if any, may be subject to professional confidentiality, personal data protection, copyright or other legal disclosure restrictions, and, therefore, access by anyone else is subject to the senders’ authorization. Any views expressed do not necessarily reflect those of SIBS. If you are not the intended addressee or have received this e-mail in error, please delete it and notify postmaster@sibs.pt. A virus checker sweeps outgoing e-mail. Therefore, neither the sender nor the company accept any responsibility or liability whatsoever for any adverse effects on your systems or data arising from intercepted, corrupted or virus-infected e-mail.
SIBS
Para: C. C.
Bom dia,Agradecemos o envio do seu e-mail e lamentamos a situação a que se vê ainda envolvido.Qualquer intervenção em casos de burla compete exclusivamente ás autoridades e ao banco emissor da operação, efetuando todos os procedimentos tendo em vista a recuperação do valor.Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional terá que ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta vinculada bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.Ainda assim, a SIBS permanece disponível para responder a todas as questões que sejam solicitadas pelo banco emissor do seu cartão ou autoridades.Alertamos assim, para que ocorra uma utilização segura do serviço MB WAY: 1. Nunca adicione ao MB WAY um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece. 1. Nunca partilhe o seu PIN MB WAY nem como forma de pagamento nem como garantia. O seu PIN (código de acesso de 6 dígitos), à semelhança do PIN do cartão bancário, é pessoal e intransmissível e a sua divulgação permite a realização de operações na sua conta bancária 1. Nunca siga instruções de desconhecidos para aderir ou fazer pagamentos por MB WAY. Se é a primeira vez que vai utilizar, sugerimos que veja os passos indicados aqui no site 1. Nunca aceite pedidos de dinheiro sem ter a certeza de que conhece a pessoa que lhe enviou o pedido e que realmente pretende transferir-lhe o valor solicitado. 1. A opção “Levantamento MB WAY” gera um código que permite o levantamento do numerário escolhido em qualquer Caixa MULTIBANCO. Não partilhe este código com terceiros exceto se pretender que outros levantem a quantia selecionada (ex. pais que enviam dinheiro para filhos).Adicionalmente, recomendamos: 1. Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou sms 1. Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou sms 1. Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.Cumprimentos,[X]SIBS Customer SupportDepartamento de Operações e Serviço a ClienteNúcleo de Suporte de FrontOffice a Clientest. (+351) 217 918 725e. mbway@sibs.ptEstrada Casal do Canas, Lote 3 - 2720-092 Lisboa---------------------------- AVISO. A mensagem e eventuais anexos são susceptíveis de conter informação sujeita a sigilo profissional, ao regime legal de protecção de dados pessoais, de direitos de autor ou outro, pelo que a sua divulgação depende de autorização do remetente. As opiniões emitidas não vinculam necessariamente a SIBS. No caso desta mensagem ser recebida com erro ou por destinatários indevidos, solicita-se a sua destruição e subsequente aviso para postmaster@sibs.pt. A mensagem foi filtrada por um detector de vírus, pelo que o remetente e a empresa não se responsabilizam por danos provocados por terceiros no sistema de informação do destinatário.WARNING. The message or attachments, if any, may be subject to professional confidentiality, personal data protection, copyright or other legal disclosure restrictions, and, therefore, access by anyone else is subject to the senders’ authorization. Any views expressed do not necessarily reflect those of SIBS. If you are not the intended addressee or have received this e-mail in error, please delete it and notify postmaster@sibs.pt. A virus checker sweeps outgoing e-mail. Therefore, neither the sender nor the company accept any responsibility or liability whatsoever for any adverse effects on your systems or data arising from intercepted, corrupted or virus-infected e-mail.
C. C.
Para: SIBS
Boa tarde, tendo em conta o elevado número de casos de burla através da MBWAY, deveria ser do interesse da SIBS encontrar formas de reduzir esse número, em vez de descartar a responsabilidade como fazem nesta resposta. Uma das medidas poderia ser, como mencionado na mensagem inicial, não permitir várias tentativas de uso do mesmo código.
SIBS
Para: C. C.
[X] Para mais informações:www.sibs.ptObrigado pelo seu contacto.O seu pedido ficou registado nos nossos serviços com o nº CAS-1429422-Z8G7S0. A nossa equipa vai iniciar o seu tratamento e entrará em contacto em breve.A equipa SIBS fica à sua disposição.Thank you for your contact.Your request has been logged with reference CAS-1429422-Z8G7S0. Our team will begin processing your request and will be in touch shortly.The SIBS team is at your disposal. [X]SIBS Customer SupportDepartamento de Serviço a ClienteEstrada Casal do Canas,Lote 3, 2720-092 Amadora---- Texto Original ----Recebido a 13/01/2024 14:40:52AVISO. A mensagem e eventuais anexos são susceptíveis de conter informação sujeita a sigilo profissional, ao regime legal de protecção de dados pessoais, de direitos de autor ou outro, pelo que a sua divulgação depende de autorização do remetente. As opiniões emitidas não vinculam necessariamente a SIBS. No caso desta mensagem ser recebida com erro ou por destinatários indevidos, solicita-se a sua destruição e subsequente aviso para postmaster@sibs.pt. A mensagem foi filtrada por um detector de vírus, pelo que o remetente e a empresa não se responsabilizam por danos provocados por terceiros no sistema de informação do destinatário.WARNING. The message or attachments, if any, may be subject to professional confidentiality, personal data protection, copyright or other legal disclosure restrictions, and, therefore, access by anyone else is subject to the senders’ authorization. Any views expressed do not necessarily reflect those of SIBS. If you are not the intended addressee or have received this e-mail in error, please delete it and notify postmaster@sibs.pt. A virus checker sweeps outgoing e-mail. Therefore, neither the sender nor the company accept any responsibility or liability whatsoever for any adverse effects on your systems or data arising from intercepted, corrupted or virus-infected e-mail.
SIBS
Para: C. C.
Boa tarde,Lamentamos a situação em que se viu envolvida.O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.Informamos que os código de levantamento são de utilização única, sendo necessário a introdução da totalidade do código gerado.Informamos ainda, que antes de ser gerado o código de levantamento através da App MB WAY é apresentada uma mensagem com a seguinte informação: “Quem recebe este código poderá levantar o valor selecionado da sua conta.”. Adicionalmente, após gerar o código é apresentada uma segunda mensagem com a seguinte informação: “Se partilhar este código com alguém, essa pessoa poderá levantar XX€ da sua conta”.Todas as operações efetuadas através do serviço MB WAY têm sempre subjacente o cartão bancário real. Junto do banco emissor do seu cartão efetue um pedido de reclamação de todos os valores.Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional deverá ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta, bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla.Em adicional aconselhamos que tenha os demais comportamentos preventivos na utilização do serviço:Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMSNão siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMSVerifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.Cumprimentos,[X]SIBS Customer SupportDepartamento de Operações e Serviço a ClienteNúcleo de Suporte de FrontOffice a Clientest. (+351) 217 918 725e. mbway@sibs.ptEstrada Casal do Canas, Lote 3 - 2720-092 Lisboa---------------------------- AVISO. A mensagem e eventuais anexos são susceptíveis de conter informação sujeita a sigilo profissional, ao regime legal de protecção de dados pessoais, de direitos de autor ou outro, pelo que a sua divulgação depende de autorização do remetente. As opiniões emitidas não vinculam necessariamente a SIBS. No caso desta mensagem ser recebida com erro ou por destinatários indevidos, solicita-se a sua destruição e subsequente aviso para postmaster@sibs.pt. A mensagem foi filtrada por um detector de vírus, pelo que o remetente e a empresa não se responsabilizam por danos provocados por terceiros no sistema de informação do destinatário.WARNING. The message or attachments, if any, may be subject to professional confidentiality, personal data protection, copyright or other legal disclosure restrictions, and, therefore, access by anyone else is subject to the senders’ authorization. Any views expressed do not necessarily reflect those of SIBS. If you are not the intended addressee or have received this e-mail in error, please delete it and notify postmaster@sibs.pt. A virus checker sweeps outgoing e-mail. Therefore, neither the sender nor the company accept any responsibility or liability whatsoever for any adverse effects on your systems or data arising from intercepted, corrupted or virus-infected e-mail.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
