Problema identificado:
OutroReclamação
F. P.
Para: CBR - Carla Beça Rodrigues
Ex.Ma Senhora Carla Beça Rodrigues, Em meados de novembro de 2024, discutimos consigo a opção de ter um abajur feito à medida, um serviço que disse poder prestar através de um fornecedor com quem trabalha, sediado no Fundão. Sugeriu uma seleção de tecidos que poderíamos escolher na sua boutique ou se tivéssemos algum tecido que preferíssemos, poderíamos trazê-lo para o nosso novo abajur. Fomos à sua loja com o nosso tecido de linho. Seu filho estava lá esperando por nós e nos mostrou as amostras de tecido que você tinha preparado para nós apenas para o caso. Preferimos usar o nosso próprio tecido de linho e fornecemos ao seu filho as dimensões necessárias para o nosso abajur. Perguntámos quanto ia ser e disseram-nos 75 euros, apesar de estarmos a fornecer o nosso próprio tecido. O pagamento seria no momento da entrega. No dia 22 de novembro contactei-vos para perguntar se seria possível ter o abajur pronto e entregue até 5 de dezembro como queríamos a tempo para a chegada dos nossos hóspedes. Você respondeu no mesmo dia que provavelmente receberia para o dia 2 ou 3 de dezembro. Isso soou perfeito. Algum atraso inesperado fez com que você só nos entregasse no final da tarde do dia 5 de dezembro. Para nossa surpresa, o abajur estava totalmente errado, tecido incorreto, mais parecido com pergaminho, e as medidas também estavam incorretas, obviamente não o nosso abajur. Nós devolvemos o abajur para sua loja, apesar do fato de que você disse que poderíamos usá-lo até obter o correto. Pediu desculpa pelo que aconteceu. Infelizmente, o tempo e tudo o resto estava contra nós, pois estávamos entrando no período de Natal e Ano Novo. Nosso abajur ainda estava em fabricação aparentemente e não estaria disponível até que o fabricante reabrisse os negócios em janeiro. Nós visitamos você em 6 de janeiro em sua loja e entendemos que o abajur estava em sua casa, mas parecia que nós entendemos mal seus detalhes de alguma forma, pois viemos a receber nada nos dias seguintes. Preocupado, enviei-lhe uma mensagem para uma atualização no dia 8 de janeiro. Não tendo recebido resposta, enviei uma nova e mais longa mensagem no dia 9 de janeiro solicitando esclarecimentos aos quais o senhor respondeu. Ainda era um pouco confuso, mas eu tinha escutado, para ter certeza do meu entendimento e fui confirmado que o abajur estava em sua casa e seria entregue a nós, apesar do fato de que eu tinha me oferecido para ir buscá-lo diretamente de sua casa, se isso fosse mais conveniente para você. Infelizmente você nunca respondeu e esta era a última mensagem que ouviríamos ou leríamos de você. Apesar dos repetidos esforços para entrar em contato com você após o dia 9 de janeiro, seja via Whatsapp ou telefone, você optou por permanecer em silêncio e deixou esta situação em um estado de mistério que não compreendemos. (Para efeitos da queixa um documento que mostra a cronologia e os pormenores das conversas escritas pode ser disponibilizado a pedido em pdf, mas era demasiado grande para ser incluído aqui).) A última mensagem que deixei no seu correio de voz no dia 5 de fevereiro pedia que, se nunca recebêssemos o nosso abajur, pedimos que devolvesse o nosso tecido. Isso ainda não apareceu. Mais uma vez, exigimos que devolva o nosso tecido ou nos compense pela sua perda. Cumprimentos
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CBR - Carla Beça Rodrigues
Para: F. P.
Muito bom dia Sr. Frank, Espero-o bem. Em resposta à sua reclamação, tenho a explicar o seguinte, até para que melhor se entenda toda esta situação. Nós temos sede no interior do país e moramos numa pequena aldeia onde todos nos conhecemos e sabemos onde é a casa de cada um, o senhor Frank recém chegado à nossa aldeia que é desertificada, teve também da nossa parte as melhores boas vindas, pois todos aqueles que chegam são extremamente bem acolhidos em especial porque nós temos falta de gente, desta feita, nós encarámo-los muito mais como vizinhos do que como clientes e mais abaixo isso ficará claro. Ora tivemos o cuidado de lhes dizer repetidas vezes: «Sejam muito bem vindos! Que bom que vieram para a nossa aldeia! Estamos aqui para o que precisarem dentro daquilo que pudermos!» Levámos à porta da sua casa Molotof caseiro fresquinho, e duas pequenas lembranças, porque queríamos se sentissem bem, felizes e acolhidos. Veio o dia do pedido de um abatjour por medida, é facto, deram nos o vosso tecido é fato, explicámos que iríamos colocar e aceitar a vossa encomenda com caráter especial e atendendo a uma vez mais a que vos queríamos ver felizes, pois nessa altura, nós já não estavamos, a aceitar encomendas antes de natal, por elevado fluxo de pedidos, férias e inventário de fornecedor e férias da nossa empresa. Não quisemos, nem exigimos, pagamento adiantado, ora aqui também uma vez mais vos demos provas da nossa postura mediante vocês pelos motivos já acima descritos e analise bem que era um pedido por medida o que sempre se pratica é um pagamento de 50% do valor. Pedimos quase por favor no fornecedor para aceitar o pedido para feitoria do vosso abatjour, (não claro, porque trabalhar seja um favor, é por evidência um privilégio, mas porque numa altura de muito fluxo e com prazos apertados estas situações complicam as linhas de produção e levam até a eventuais erros), em respeito pela nossa já longa ligação nos negócios e por consideração à nossa permanente postura, aceitaram. Enviámos o tecido, e assumimos nós 6.00€ de portes. O Abatjour chegou, abrimos o topo da caixa nem o retirámos mantivemos o invólucro onde vinha (o que dificultou ver o tecido corretamente é certo) e ao final do dia já depois da hora de encerramento da loja, deixámos ficar na vossa casa, pensando nós que tudo estaria bem. No dia seguinte ou dois dias depois, não posso e nem faz sentido precisar o sr. Frank chegou à loja muitíssimo indignado pois estava trocado, nós ficámos boquiabertos e na verdade sem saber o que dizer, era uma situação nova este tipo de falha do fabricante de abatjour, limitámos a pedir repetidamente desculpa e disponibilizamos o abatjour que nos devolvia a que novamente o levasse e assim pudesse ter o candeeiro devidamente arranjado até que outro chegasse, sendo que depois já não seria possível vende lo pois já não seria novo, mas mesmo assim insistimos, o senhor não quis, Estava visivelmente irritado, chegou mesmo a dizer me que eu deveria pedir uma indeminização ao meu fornecedor, bem isso para nós foi um choque e porquê? Porque temos uma longa e correta ligação de negócios, onde a confiança e a boa fé imperam e apesar de eu estar chatiadissima com a situação em hipótese alguma as coisas se resolvem, assim, teriam sim de ser resolvidas com a vinda de outro abatjour correto, tudo claro acompanhado de pedido de desculpa ao cliente. É facto que logo nesse dia com a sua postura nós não ficámos confortáveis até porque o senhor sempre que vinha ter connosco mesmo que nada a conversa tivesse a ver com o abatjour e até antes disto o senhor tinha sempre na sua conversa muitas muitas queixas de todos os intervenientes na vossa casa. Isto foi um sinal de alerta. Num esforço hercúleo o abatjour chegou no dia 23 de dezembro (já nós estávamos de ferias mas ainda a receber mercadoria, já não seria suposto acontecer recebermos o abatjour, mas em virtude da pressão que colocámos no fornecedor e por consequência do erro que cometeram eles fizeram o possível e conseguiram) mas já não fomos entrega lo. É fato estava no pequeno armazém da aldeia e não na loja, mas o senhor sabe que foi á loja completamente alterado depois disto e até o senhor o reconheceu e pediu desculpas, sempre com um tom de desconfiança. A relação comercial arrefeceu, e não, não lhe respondi mais ás suas mensagens de whatssap, deixei para falarmos na loja. Estávamos perante uma situação que se antevia complicada, dada a sua postura. O tecido que nos entregou não lhe posso devolver inteiro, pois está no abatjour, ao ver ao ponto a que levou esta situação, não sei se será boa ideia levantar o abatjour e pagar os 75.00€, pois vai ter eternamente defeitos que vão levar a um sem fim de reclamações, desta feita eu proponho pagar lhe o seu tecido relembro que era um pedaço de tecido só o necessário a um abatjour em perfeito bom estado mas não recente. Proponho um valor de 10.00 a 15.00€ no máximo. Caso assim entenda envie nos o seu nib e procederemos de imediato à transferência do valor. Como vizinhos terá sempre a nossa cordialidade e estamos aqui para ajudar sempre. Votos de um bom dia . AVISO LEGAL: A transmissão de mensagens por e-mail não é absolutamente segura ou livre de erros. A mensagem pode ser intercetada, alterada, perdida, destruída, chegar ao destinatário com atraso, ou mesmo com vírus, não obstante a empresa Beça 6 Rodrigues – Comércio e Turismo, lda. utilizar software antivírus. Esta mensagem, incluindo eventuais ficheiros anexos, pode conter informação confidencial ou privilegiada e destina-se ao uso exclusivo do seu destinatário. Se não for o destinatário pretendido, informamos que a recebeu por engano, pelo que, qualquer utilização, distribuição, reencaminhamento ou outra forma de revelação a terceiros, impressão ou cópia são expressamente proibidos. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor contacte imediatamente o remetente por e-mail, e apague de imediato a mensagem, assim como qualquer documento anexo do seu sistema informático. A empresa Carla Beça Rodrigues declina qualquer responsabilidade por erros ou omissões na presente mensagem e eventuais consequência, que resultem das situações referidas. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão. P Este e-mail é amigo do ambiente,pondereantes de o imprimir! De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 5 de março de 2025 19:30 Para: geral@carlabecarodrigues.pt Assunto: Falta de entrega de um abajur
F. P.
Para: CBR - Carla Beça Rodrigues
Um dia muito bom para você também, Obrigado pela sua pronta resposta. Lamento que agora tenha retratado uma imagem tão negativa da minha pessoa. Lembro-me, de facto, de como ficou encantado por nos encontrar e falar connosco, e nós fomos igualmente sempre amigáveis consigo e com a sua família. Não só eu, mas meu marido também nos considerávamos sortudos por ter tido um acolhimento tão acolhedor em nossa aldeia e, em geral, pelas pessoas nesta zona. Sim, queixo-me, mas não gratuitamente, lembro-me também vivamente de que muitas vezes concordou com as razões pelas quais senti necessidade de me queixar. Mas quem não se queixa de uma coisa ou de outra? Mas este não é o ponto aqui, eu gostaria que você tivesse mantido todos esses sentimentos pessoais e detalhes fora de sua resposta e não misturar o que eram relações de vizinhança amigáveis com uma queixa comercial, isso na maioria das vezes está se transformando em tensões azedas e estragar o que já foi um bom relacionamento. Deliberadamente, não mencionei este tipo de pormenores, concentrando-me apenas na questão do abajur, que é a verdadeira razão da nossa queixa. Assim, entendemos que o abajur estava disponível há algum tempo, o que nós dois ainda não conseguimos entender é que você não o trouxe para nós ou confirmou que poderíamos vir buscá-lo, seja em sua casa ou em sua loja, como eu já havia sugerido em uma mensagem para você que foi deixada sem resposta. Eu tinha dito que isso não era problema para nós fazê-lo, pois facilmente entendemos que você estava administrando um negócio e, portanto, pode não ter tido tempo. Então nunca tivemos nenhuma resposta sua, por que não? Isto parece ter ficado por resolver, por que razão? Nós sempre íamos comprar o abajur ao preço que nos disseram. Porquê o silêncio repentino da sua parte? Isto é o que não conseguimos entender e realmente nos chateou a ambos. Como mencionei em 2 mensagens de voz de vocês e 1 mensagem escrita, simplesmente não conseguimos entender a mudança de atitude do grande acolhimento, ajuda, simpatia e generosidade para de repente sermos ignorados. Isso foi chocante e muito perturbador. Acrdite, foi muito doloroso ter tido de recorrer a esta queixa, sabendo quais seriam as consequências, parece que isto deveria ter sido resolvido até meados de janeiro, ainda não conseguimos perceber porque é que não foi possível. Nós realmente gostaríamos de comprar o abajur assumindo que ainda está disponível, não viajamos para a cidade todas as semanas, mas podemos buscá-lo em sua loja na próxima vez que formos, por favor, deixe-nos saber. Do nosso ponto de vista e apesar do que possam agora pensar de mim (principalmente de mim), esperamos poder deixar isto para trás. Não somos conhecidos por sermos pessoas hostis. Não somos desta terra, fazemos o máximo para sermos agradáveis, educados e nos integrarmos com o povo português. É claro que nem sempre podemos agradar e ser queridos por todos, esta é a natureza humana, mas procuramos dar o nosso melhor. Por favor, perdoem qualquer erro gramatical e má tradução, aqui também damos o nosso melhor. Lembre-se, eu certamente quis dizer tudo o que escrevi de positivo sobre o seu negócio quando visitámos a sua área pela primeira vez. Sinceramente
CBR - Carla Beça Rodrigues
Para: F. P.
Muito bom dia, Peço desculpa pela resposta mais tardia, mas temos estado em trabalhos. Independentemente de todas as questões e pese embora eu tenha o abatjour, eu quero mesmo pagar lhe o tecido e esquecer este tema. Faça gentileza de nos dizer o valor que pretende pelo tecido e nós faremos o pagamento. Uma vez mais apresento as minhas sincera e profundas desculpas pela confusão inicial foi de todo uma surpresa para nós. Quanto a isto, assim nós tenhamos pago o valor do tecido, estejam tranquilos e confiantes que nós pomos uma pera sobre este assunto e enquanto novos habitantes e vizinhos terão da nossa parte toda a disponibilidade e gentileza sempre e para sempre. Obrigada AVISO LEGAL: A transmissão de mensagens por e-mail não é absolutamente segura ou livre de erros. A mensagem pode ser intercetada, alterada, perdida, destruída, chegar ao destinatário com atraso, ou mesmo com vírus, não obstante a empresa Beça 6 Rodrigues – Comércio e Turismo, lda. utilizar software antivírus. Esta mensagem, incluindo eventuais ficheiros anexos, pode conter informação confidencial ou privilegiada e destina-se ao uso exclusivo do seu destinatário. Se não for o destinatário pretendido, informamos que a recebeu por engano, pelo que, qualquer utilização, distribuição, reencaminhamento ou outra forma de revelação a terceiros, impressão ou cópia são expressamente proibidos. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor contacte imediatamente o remetente por e-mail, e apague de imediato a mensagem, assim como qualquer documento anexo do seu sistema informático. A empresa Carla Beça Rodrigues declina qualquer responsabilidade por erros ou omissões na presente mensagem e eventuais consequência, que resultem das situações referidas. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão. P Este e-mail é amigo do ambiente,pondereantes de o imprimir! De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 6 de março de 2025 17:46 Para: geral@carlabecarodrigues.pt Assunto: Recebeu uma resposta de FRANCK ARMAND P
F. P.
Para: CBR - Carla Beça Rodrigues
Bom dia Carla, Não se preocupe com o atraso, pois estamos obviamente cientes dos constrangimentos do trabalho. Estamos desapontados que ainda não podemos comprar o abajur através do seu negócio e, portanto, aceitamos o reembolso para o tecido. Os detalhes serão enviados para o endereço de e-mail da sua empresa. Em antecipação, obrigado. Com os nossos melhores cumprimentos.
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