A empresa J. Jacob está a reter a bomba da nossa piscina contra a nossa vontade desde o 9 de Dezembro. Confiámos-lhes a bomba para reparação e agora recusam-se a devolvê-la se não pagarmos primeiro a fatura da reparação. Dissemos-lhes que estamos dispostos a pagar a fatura, mas só depois de a bomba reparada ter sido reinstalada em condições de funcionamento, como é normal.
Chamámo-los depois de a bomba ter deixado de funcionar, na sequência da rutura do seu pré-filtro, que permitiu que os detritos vegetais bloqueassem a turbina. Inicialmente, apenas trocaram um condensador (mais um novo pré-filtro comprado por nós), o que permitiu que a bomba voltasse a funcionar temporariamente, mas não resolveu o problema subjacente de entupimento da turbina e a bomba deixou de funcionar uma hora depois.
Levaram a bomba para reparação e depois disseram-nos, sem orçamento, que tinham mudado várias peças e que o custo seria de 185 € +IVA. Concordámos, apesar de ser caro (quase a metade do preço que pagámos pela bomba nova).
Vieram instalar a bomba e arrancou corretamente. Mas quando quis aspirar o fundo da piscina mais tarde, a bomba perdeu rapidamente a potência e depois não arrancou. Voltaram no mesmo dia e levaram a bomba de volta, depois enviaram-nos fotos do interior da bomba com detritos de plantas, dizendo que tínhamos sido nós a contaminar novamente a bomba devido à utilização (que só foram uns minutos). Mas é difícil de acreditar porque há 3 anos que limpamos esta piscina com esta bomba, com detritos das mesmas árvores, sem nunca termos tido este problema.
E mesmo que, como eles afirmam, o estado da piscina impossibilitasse o funcionamento da bomba, a sua responsabilidade como profissionais teria sido dizê-lo na primeira visita, e ainda mais na segunda. Mas não o fizeram.
Agora exigem o pagamento da fatura do seu serviço antes de devolverem a bomba e ameaçam cobrar-nos o “serviço adicional” da última limpeza (sem sequer mencionar o valor), apesar de não termos a nossa bomba.
Exigimos a devolução imediata do nosso bem, em condições de funcionamento, e pagaremos então a fatura já emitida (185 €+ IVA), como é prática normal. A empresa J. Jacob não tem o direito de o manter contra a nossa vontade. Responsabilizamo-los por todos os danos e custos que teremos de suportar até lá para a manutenção da nossa piscina, incluindo a compra de uma nova bomba se a situação se mantiver.