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Envio de mercadoria sem consentimento da mercadoria sem stock

Não resolvida Pública

Doce Ritinha

Reclamar

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. P.

Para: Doce Ritinha

06/12/2024

Exmos. Senhores, No dia 04/12/2024 realizei meu cadastro e uma compra no website (https://doceritinha.pt/). Às 10:17 do mesmo dia recebi o e-mail de confirmação da encomenda e logo em seguida, um e-mail confirmando o pagamento, pelo que me foi informado a referência VLKOTERXY para a dita encomenda. A encomenda consistia em uma papel de hóstia para bolo (EUR 3,50) e um kit de corante alimentícios para bolo arco-íris pme (EUR 6,75). Acrescido ao valor dos produtos de EUR 10,25 foi pago o IVA (EUR 1,91) mais o valor dos custos de expedição (EUR 4,10). Nesse sentido a minha compra deu um total de EUR 14,35, devidamente pagos. No dia 05/12/2024 recebi às 11:43h um e-mail no qual constava no assunto do mesmo: "[Doce Ritinha - Tudo para Bolos] Reembolso parcial" e no corpo deste mesmo e-mail constava: "Obrigado por comprar com Doce Ritinha - Tudo para Bolos! O pagamento para a encomenda com a referência VLKOTERXY foi processado com sucesso. Pode seguir a encomenda e descarregar a fatura na nossa loja, em Histórico e detalhes das encomendas na sua conta de cliente. Se a sua conta é de convidado, pode seguir a encomenda através deste link seguir encomenda convidado." Na mesma data, às 11:55h recebi um novo e-mail informando que a preparação estava em curso. Dando a opção de seguir a encomenda do mesmo modo que o e-mail anterior. Às 11:58h, ou seja, apenas 15minutos após o primeiro e-mail do dia 05, foi informado que a encomenda havia sido enviada. O recebimento da encomenda ocorreu aproximadamente às 17h do dia 06/12/2024. O problema neste episódio é que a encomenda foi enviada faltando o item de kit de corantes (nota-se o mais caro da compra). Segundo a nota de encomenda recebida havia falta de stock do produto e que o valor havia sido reembolsado, que acredito tenha sido, mas que n]ao consta devolução na minha conta até o momento. Facto é que não me foi facultada a opção de seguir com a compra ou não, uma vez que ao não receber o produto, paguei um valor alto de entrega, sem que o produto que valia pagar por este preço fosse entregue. Compreendo totalmente que pode haver falta de stock, o que não compreendo é que o cliente não é informado sobre o ocorrido para que possa adequar sua situação que, no meu caso, seria o cancelamento da encomenda dado que o outro produto não valia o valor do frete. Ao ser contacto, logo após o levantamento do produto feito no dia 06/12/2024, o Senhor António disse que não podia fazer nada, uma vez que me foi enviado um produto. Questionei o porquê de não ter sido contactada para informar a situação e decidir o que seria feito, pelo que ele me disse que não me contactou porque no dia havia muitas encomendas e que ele "com muito amor e carinho estava tratando da minha". Disse que contactou o fornecedor e que tinha ruptura no produto. Ademais, para justificar-se disse que tem clientes que compram EUR 0,50 e que mesmo assem pagam os valores de entrega, inclusive o valor de entrega na porta de casa que gira em torno dos EUR 5,00. Nesta situação lhe informei que esta não foi a minha opção, que a opção de pagar uma entrega no preço que decidi pagar foi feita mediante conhecimento dos produtos que havia comprado. Isso porque, no caso de não comprar o kit de corantes, não haveria comprado apenas o disco de hóstia, dado que este pode ser adquirido em outros locais, não pesa nem ao menos 50g. Indigna-me o facto de que me foi imposto o pagamento do valor de entrega apenas por um produto. No caso de não haver um ou mais produtos, e tendo o cliente pago um valor de entrega, o mínimo que se espera é que o mesmo cliente seja contactado para que a situação possa ser solucionada. No meu caso, não prosseguiria com o pedido, opção que não tive, por não haver contacto. Mais do que isso, atento o facto de que também não me foi possibilitado o contacto com a empresa em tempo hábil de identificar o que havia acontecido. Primeiro porque o e-mail, mesmo que no título fale sobre reembolso parcial, não especifica no corpo da mensagem que este reembolso foi feito ou para que produto seria. Também não me foi dada a possibilidade de cancelar o pedido (direito assegurado até o envio) porque este foi feito poucos minutos depois do envio do primeiro e-mail. Quando informei que não queria ficar com os produtos e queria um reembolso total, o senhor António disse-me que o que tinha de fazer era pagar novos portes e enviar o produto para ele. O que não faz absolutamente nenhum sentido, visto que sinto-me lesada exatamente no que refere-se aos portes. Atento para o facto de que em nenhum momento me neguei a pagar os portes pela minha encomenda total, sabendo dos custos advindos do deslocamento de produtos da região do Porto, para a região de Lisboa. Por fim, embora no site da empresa apareça que a mesmo é aderente do livro de reclamações eletrónico, não encontro a empresa, não importa qual identificação eu use, seja nome da empresa, NIF, nome do site, endereço ou localidade. Gostaria de poder fazer uma reclamação, mas não consigo nem ao menos isso. Neste caso solicito a devolução do valor pago a empresa ou que a mesma arque com o valor dos portes para que o produto recebido seja devolvido. Não acho justo dada a situação que eu pague portes para a devolução, mesmo isso estando escrito nos termos da empresa. Caso fosse um erro meu, uma insatisfação com a compra ou um caso similar, acharia justo e pagaria os portes para a devida devolução. Mas nesse caso, em específico, é novamente impor ao cliente uma situação que o deixa lesado. Cumprimentos.


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