1. Em 29 de Dezembro de 2021, paguei serviço de envio de encomenda de relógio para a Eslováquia2. Paguei à empresa Nomad Yellow 18,90€ pelo serviço conforme fatura 4 60/718 com a data referida no ponto anterior3. Por se tratar de uma devolução de um bem que tinha sido adquirido através da leiloeira Catawiki, solicitei envio com seguro incluído. Foi-me indicado que estaria incluído o valor 150€ e questionaram-me se desejava alterar o valor se porventura o item a enviar fosse de valor superior. Disse que não.4. A empresa em causa Nomad Yellow é parceira da transportadora GLS.5. Ao fazer o seguimento da encomenda verifiquei que desde 3 de janeiro a encomenda estava imobilizada em Barcelona6. A 13 de janeiro contactei a Nomad dando nota de que a encomenda ainda não tinha chegado e também tinha confirmação de tal facto por parte do destinatário7. Informei também nessa data qual o conteúdo e enviei imagem através da aplicação WhatsApp que se combinou ser o veículo de diálogo8. A 21 de janeiro ainda não confirmação de que havia extravio ou furto pela transportadora GLS. Solicitaram extensão da verificação para 27 de janeiro. Concordei9. Dia 31 de janeiro Nomad solicitou fatura do relógio. Enviei o gasto total: Relógio+Transporte+Comissão da Leiloeira10. Só dia 2 de fevereiro é que Nomad abriu processo de reclamação=número referência=2064053348711. Em 8 fevereiro Nomad solicitou por solicitação da GLS confirmação do preço do relógio. Indiquei que o preço do relógio deveria incluir transporte desde a origem e comissão da leiloeira 79,60€ e que aesrtes deveriam ser adicionados o valor da fatura porque o serviço deveria ter sido prestado e não foi. O total que solicitei foi de 98,50€ (79,60€+18,90€)12.Só a 15 de fevereiro recebi indicação da Nomad que a GLS tinha encerrado unilateralmente o processo de reclamação e que o valor a ser devolvido pela Nomad seria de somente 52,00€.13. Ainda não fui ressarcido e discordo completamente do valor.14. Assim sendo e dado que houve uma posição unilateral por parte dos prestadores. Gostava de conhecer com detalhe as condições da prestação do serviço de transporte que não está anexa a quaisquer documento que me foi fornecido pela Nomad Yellow (Fatura e Comprovativo de Envio)15. O atendimento pelos colaboradores da Nomad Yellow foi educado, contudo, nunca invocaram quaisquer condições ou contrato de prestação de serviço que agora suportasse a decisão da GLS.16.Deveria estar evidente na documentação que é dada ao cliente as condições de fornecimento e regras de reclamação. O que pode indiciar práticas pouco claras de prestar o serviço de transporte de bens e consequente possibilidade de livre arbítrio em situações em que prestação do serviço não é feita após devidamente paga.