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Encerramento de conta no Banco BPI

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. F.

Para: Banco BPI

21/08/2018

Venho do presente modo formalizar uma reclamação relativamente à cobrança da comissão de manutenção ABR-JUN e do imposto do selo ABR-JUN por parte do Banco BPI.No dia 29 de junho desloquei-me ao balcão do BPI da Costa da Caparica acompanhado da minha mãe (segunda titular da conta) de modo a proceder ao encerramento da minha conta. Foi tudo processado e o meu cartão foi destruído ficando apenas pendente que realizasse a transferência do valor total constante na conta no dia útil seguinte, após a receção da devolução da anuidade do cartão, de modo a zerar a conta.No dia útil seguinte, dia 02 de julho, já após a devolução acima indicada, procedi à transferência do saldo para outra conta através do portal BPI NET, como combinado com o agente do balcão da Costa da Caparica. Tudo foi processado normalmente pelo que pensei que o assunto já estava resolvido.No dia 16 de julho recebi uma chamada do meu Gestor de Conta, do balcão de Torres Vedras, a informar-me que tinha recebido a indicação para encerramento da minha conta, mas que não podia dar continuidade dado a conta ainda possuir saldo. Disse-lhe que ia averiguar a situação.No dia seguinte acedi ao BPI NET e constatei que de facto ainda possuía o saldo na conta (aquele que pensava já ter transferido). Efetuei nova transferência e como tudo foi processado com normalidade pensei que o assunto estava resolvido.No dia 26 de julho, por curiosidade, volto a aceder ao BPI NET e constato que continuo com o acesso ao portal ativo e que o saldo não foi transferido para outra conta. Efetuei nova tentativa de transferência.Como a situação continuou sem resolução, no dia 30 de julho envio um e-mail através do BPI NET reclamando duas coisas: (1) a incapacidade de transferir o meu saldo e (2) ter reparado que me tinha sido cobrada, no dia 6 de julho, a comissão de manutenção ABR-JUN e do imposto do selo ABR-JUN. No dia seguinte fui contactado por uma trabalhadora do BPI, a senhora Rita Maria Meireles, que apenas respondeu-me ao primeiro assunto (explicou que as transferências não tinham sido processadas por insuficiência de saldo teria que deixar na conta 1€ mais o valor correspondente ao imposto selo). No dia 02 de agosto volto a recorrer a esta forma de comunicação perguntando qual o valor do imposto selo e voltando a reclamar a questão da cobrança da comissão de manutenção ABR-JUN e do imposto do selo ABR-JUN. Reitero que as instruções que me foram dadas no balcão do BPI da Costa da Caparica foi de transferir TODO o saldo da minha conta de modo a zerá-la. Foi precisamente isso que fiz e não creio que seja justo acarretar com o valor dessa comissão e desse imposto selo que apenas me foram cobrados por não ter conseguido encerrar a minha conta no dia 02 de julho por me terem dado instruções erradas...No dia seguinte a senhora Rita Maria Meireles responde-me informando o valor do imposto selo, 4 cêntimos. Relativamente ao pedido de devolução ignorou-me novamente. Pouco depois volto a enviar um e-mail para a senhora Meireles a agradecer as informações prestadas e a solicitar 1 resposta ao segundo assunto. Até hoje, não obtive qualquer resposta... Se a situação do encerramento da conta já está a ser bastante desagradável o desrespeito demonstrado pela não resposta a este assunto é totalmente incompreensível e inadmissível! Não creio que esta seja forma digna de tratamento de (ainda) clientes...Sem novidades, no dia 9 de agosto telefono para o meu gestor de conta expondo a situação e solicitando ajuda. Disse-me que ligaria no período da tarde desse dia. Não o fez. Apenas no dia seguinte fui contactado por ele que me disse que relativamente à devolução nada podia fazer. Questiono-me como é que o meu gestor de conta não me consegue ajudar... A chamada não foi muito produtiva dado que o Sr. Sérgio me aconselhou a realizar uma reclamação, algo que já fiz três vezes e onde fui ignorado...Mesmo assim, no dia 12 de agosto envio um email para o gestao.reclamacoes@bancobpi.pt expondo o aqui escrito.Nesse email aleguei (1) que cumpri todas as instruções que me foram fornecidas por funcionários do Balcão do BPI da Costa da Caparica em tempo útil (2) que me foram dadas informações erradas no balcão acima indicado que levaram a impossibilidade da realização da transferência do saldo e sucessivamente ao não encerramento da conta no dia 2 de julho (3) que me foi cobrada a comissão de manutenção ABR-JUN e do imposto do selo ABR-JUN totalizando um valor de 15,60€ no dia 6 de julho. Posto isto, solicitei que me fosse devolvido o valor correspondente à comissão de manutenção ABR-JUN e ao imposto do selo ABR-JUN, assim como futuras cobranças à conta, caso elas ocorram, até ao desfecho desta situação. Comprometi-me a, após me ser restituído o valor relativamente às cobranças acima indicadas (e que a mesma devolução me seja informada através de contacto telefónico ou de correio eletrónico), realizar a transferência da quantia correspondente ao saldo menos 1.04€ o mais célere possível.Até hoje não obtive qualquer resposta...

Mensagens (2)

Banco BPI

Para: P. F.

22/08/2018

DATA NOT AVAILABLE

P. F.

Para: Banco BPI

22/08/2018

Cara Maria JooTavares,Não sei se teve oportunidade de ler a minha reclação mas nela eu escrevi que no dia 12 de agosto enviei um email para o endereço gestao.reclamacoes@bancobpi.pt expondo o aqui escrito. Até hoje não obtive qualquer resposta (nem mesmo a acusação de receção do email enviado) o que não contribui em nada para mitigar todo o desconforto que esta situação me está a causar... De qualquer das formas vou responder ao email que enviei no dia 12 de agosto para fornecer mais informações.Solicito que me respondam ao assunto o quanto antes.Melhores cumprimentos,Pedro Ferreira


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