Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal relativamente a uma empresa com a qual tenho enfrentado diversos problemas desde o primeiro dia da minha estadia. No momento da minha chegada, o quarto estava sujo, conforme demonstram as fotografias anexas a esta comunicação.
Antes mesmo de entrar na propriedade, fui obrigado a pagar um montante superior a 2.000 euros (330 euros da taxa da Uniplaces, 550 euros da primeira renda, 550 euros da última renda, 350 euros de caução e 250 euros de taxa administrativa). Durante o primeiro mês, fiquei sem água quente durante mais de duas semanas, o que me levou a solicitar um desconto no dia 6 de maio, antes de proceder ao pagamento da segunda renda. A resposta da empresa? Ameaçaram alterar o código da porta, impedindo-me de entrar na propriedade, o que é completamente ilegal, visto que, naquela altura, eu não devia qualquer valor.
Os problemas continuaram, pois a empresa recusou-se a enviar-me os recibos de renda que eu tinha solicitado. Esta simples solicitação pareceu incomodar a empresa, a tal ponto que decidiram proceder ao despejo meu e da minha esposa, apesar de nunca termos ficado em dívida.
Já passaram mais de 50 dias desde que deixei a propriedade, pois o contrato terminou no dia 31 de agosto, e até à data ainda não me devolveram a caução. Esta empresa é, evidentemente, uma fraude, como é possível verificar através dos comentários no Trustpilot (https://pt.trustpilot.com/review/vivhousing.com?languages=all), onde se lêem inúmeros relatos de inquilinos que, tal como eu, nunca receberam a devolução da caução. A empresa parece aproveitar-se de pessoas que passam apenas alguns meses em Portugal e depois regressam aos seus países de origem.
Estou apenas a solicitar o reembolso do valor que lhes paguei. Possuo fotografias e vídeos que comprovam que nunca causei danos à propriedade e agora a empresa justifica a demora afirmando que precisam de 60 dias para verificar as contas, o que não faz sentido, uma vez que nunca me foram fornecidos quaisquer recibos mensais de consumo de eletricidade e gás.
Peço, encarecidamente, o apoio das autoridades para que esta empresa proceda, no mínimo, à devolução da minha caução.
Sem outro assunto, apresento os meus melhores cumprimentos,
Erick Brandão