Na sequência do grave problemea da minha anterior comunicação, venho por este meio informar que ocorreu mais um incidente grave, diretamente relacionado com o serviço de manutenção efetuado na oficina Bosch Car Service, parceira A.Z.T. Motor – Reparação e Comércio Automóvel, Lda, sita na Rua 1.º de Maio, n.º 6, 2685-388 Prior Velho – Lisboa.
Após a substituição do óleo da caixa de velocidades (conforme comprovativo da fatura enviada), o veículo apresentou falhas severas na transmissão. Cerca de 20 km após sair da oficina, surgiram embates anormais ao engrenar as mudanças, sensação de patinagem e um alerta vermelho no painel: “Parar Veículo — Mudanças não funcionam. Visitar oficina.”
Apesar de já ter reportado anteriormente um episódio de má conduta por parte da oficina — cuja resposta formal continua pendente —, informo que ocorreu um novo problema grave associado ao mesmo serviço. Durante a tentativa de circulação, o veículo apresentou um comportamento anómalo, com ruídos na zona da transmissão, obrigando à imobilização por questões de segurança. Organizei então o reboque até à Mercedes Carclasse, conforme conversado telefonicamente, onde entreguei documentação completa e descrição dos sintomas (fotografia em anexo).
Segundo avaliação técnica da Mercedes Carclasse, a viatura tinha menos de 2 litros de óleo na caixa de velocidades, quando o valor de referência são 7 litros. Esta evidência demonstra, de forma inequívoca, que o serviço prestado pela oficina parceira foi negligente, comprometendo não só a integridade mecânica do veículo como também a minha segurança pessoal.
Reforço que este caso não está encerrado e permanece sob análise, sendo absolutamente necessário um esclarecimento cabal por parte da Bosch Car Service e dos seus representantes.
Em CC encontram-se os contactos da Mercedes Carclasse, bem como o histórico deste email, incluindo a sua resposta: “verificou-se que a viatura tinha uma quantidade muito reduzida de óleo. Avançamos com a revisão da caixa e já realizamos teste de estrada e neste momento está em conformidade”, o que confirma a gravidade dos factos relatados.
Fico a aguardar uma resposta formal, célere e à altura da responsabilidade envolvida.