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conduta inaceitável de oficina

Resolvida Pública

A.Z.T. Motor . Reparação e Comercio Automovel, Lda

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Problema identificado:

Outro

Reclamação

T. F.

Para: A.Z.T. Motor . Reparação e Comercio Automovel, Lda

24/06/2025

No dia 23 de junho de 2025, entreguei a minha viatura (Mercedes C350e, matrícula 60-TS-08) na oficina A.Z.T. Motor – Reparação e Comércio Automóvel, Lda (Prior Velho), oficina afiliada da rede Bosch Car Service, para substituição do óleo da caixa de velocidades. Confiei na reputação da Bosch Car Service, mas tive uma experiência absolutamente inaceitável. Através do sistema de GPS instalado no veículo, detetei que no dia 24 de junho o meu carro foi usado sem a minha autorização, tendo sido conduzido para locais totalmente alheios ao serviço técnico solicitado, nomeadamente restaurantes e outro stand automóvel (Citroën Stellantis & You – Portela). Estas deslocações perfizeram 37,3 km e consumiram dois traços de combustível, sem qualquer justificação. A receção da oficina não soube dar explicações. Adicionalmente, o carro foi-me devolvido em mau estado: com resíduos de spray e óleo nos bancos, consola e ecrã multimédia. Apesar da minha indignação, paguei o serviço e registei reclamação no Livro de Reclamações. Considero esta situação um abuso grave, uma violação de confiança e dos compromissos de ética e transparência da Bosch Car Service.

Mensagens (2)

A.Z.T. Motor . Reparação e Comercio Automovel, Lda

Para: T. F.

01/07/2025

Boa tarde No seguimento da reclamação recebida no dia 24 de junho de 2025, do Sr. Tiago Ludgero de Oliveira Fernandes, confirmamos a entrada da sua viatura Mercedes na nossa oficina a efetuar a mudança do óleo caixa velocidades automática. Após a revisão da caixa velocidades, é necessário dar a informação ao computador que o serviço foi efetuado. Posteriormente efetuamos teste de estrada para podermos confirmar se estava tudo OK e se o óleo tinha ficado a nível. Como foi necessário reabastecer mais 0,25Lt de óleo tivemos que efetuar novo teste de estrada. Além disso a viatura quando entrou em oficina tinha muitos erros em memoria, como cópia dos diagnostico em anexo. Relativamente as paragens mencionadas, o da parte da manha o colega parou para efetuar diagnostico e verificação de valores reais, num parque estacionamento publico, que pelo que o Sr. Tiago menciona foi a frente de um restaurante, mera coincidência. O das 16.03, na Stellantis o mesmo parou para atender uma chamada e não demorou muito tempo até porque se demora 6 minutos a chegar a oficina sem transito e sem semáforos como é que as 16h12m já se encontrava em oficina? 9 minutos após a paragem. Os testes de estradas são efetuados em vias rápidas e em transito. Neste sentido, não conseguimos entender a indignação do cliente, pois nem sequer nos deu a possibilidade de lhe explicar o motivo pelo qual os Km´s foram efetuados. Agradecemos a vossa cooperação e compreensão, estamos ao vosso dispor. Com os melhores cumprimentos, -------- Mensagem reencaminhada -------- Assunto: conduta inaceitável de oficina Data: Tue, 24 Jun 2025 22:15:24 +0000 (UTC) De: Para: priorvelho@yescar.pt ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

T. F.

Para: A.Z.T. Motor . Reparação e Comercio Automovel, Lda

31/07/2025

Na sequência do grave problemea da minha anterior comunicação, venho por este meio informar que ocorreu mais um incidente grave, diretamente relacionado com o serviço de manutenção efetuado na oficina Bosch Car Service, parceira A.Z.T. Motor – Reparação e Comércio Automóvel, Lda, sita na Rua 1.º de Maio, n.º 6, 2685-388 Prior Velho – Lisboa. Após a substituição do óleo da caixa de velocidades (conforme comprovativo da fatura enviada), o veículo apresentou falhas severas na transmissão. Cerca de 20 km após sair da oficina, surgiram embates anormais ao engrenar as mudanças, sensação de patinagem e um alerta vermelho no painel: “Parar Veículo — Mudanças não funcionam. Visitar oficina.” Apesar de já ter reportado anteriormente um episódio de má conduta por parte da oficina — cuja resposta formal continua pendente —, informo que ocorreu um novo problema grave associado ao mesmo serviço. Durante a tentativa de circulação, o veículo apresentou um comportamento anómalo, com ruídos na zona da transmissão, obrigando à imobilização por questões de segurança. Organizei então o reboque até à Mercedes Carclasse, conforme conversado telefonicamente, onde entreguei documentação completa e descrição dos sintomas (fotografia em anexo). Segundo avaliação técnica da Mercedes Carclasse, a viatura tinha menos de 2 litros de óleo na caixa de velocidades, quando o valor de referência são 7 litros. Esta evidência demonstra, de forma inequívoca, que o serviço prestado pela oficina parceira foi negligente, comprometendo não só a integridade mecânica do veículo como também a minha segurança pessoal. Reforço que este caso não está encerrado e permanece sob análise, sendo absolutamente necessário um esclarecimento cabal por parte da Bosch Car Service e dos seus representantes. Em CC encontram-se os contactos da Mercedes Carclasse, bem como o histórico deste email, incluindo a sua resposta: “verificou-se que a viatura tinha uma quantidade muito reduzida de óleo. Avançamos com a revisão da caixa e já realizamos teste de estrada e neste momento está em conformidade”, o que confirma a gravidade dos factos relatados. Fico a aguardar uma resposta formal, célere e à altura da responsabilidade envolvida.


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