Em Novembro de 2020 recebi 2 coimas num valor total de 126.50 € por falta de pagamento de portagens pelas quais passei (uma em 04/2019 outra em 10/2018) mais 2 dívidas à Ascendi no valor total de 12.74 €. Como deve acontecer com muita gente, esta multa vem como que caída do céu! Ou melhor… do inferno! Além de não me lembrar da situação relatada na infração (ah e tal um dia há muito tempo, passei numa SCUT ali para os lados de uma terra e não paguei), não me lembro também de me ter sido dada uma oportunidade razoável para a pagar dentro do tempo regulamentar. Tenho por hábito pagar todas as notificações de atraso de pagamento que me chegam da Ascendi via CTT. Admito que possam ocorrer algumas falhas em algumas destas cartas, como por exemplo: carta não enviada, entrega falhada, não ir ao posto CTT buscar a carta em tempo útil quando recebemos a notificação do carteiro em casa. No entanto, a possibilidade destas falhas ocorrerem não desculpa a reduzida janela de tempo que a Ascendi disponibiliza aos seus clientes para pagarem um serviço que, pela sua natureza, algumas vezes passa despercebido na autoestrada e outras vezes é esquecido durante a viagem de automóvel e/ou nos poucos dias que se dispõe para efetuar o pagamento. Além de que só é possível pagar 48h após passar a portagem… E certamente não queremos que os nossos condutores percam muito tempo a identificar sinalizações de SCUTs em plena autoestrada… Nestas condições creio que não será difícil para ninguém (inclusive para quem trabalha na Ascendi) antecipar que uma grande percentagem de pessoas que passou numa SCUT vá falhar o pagamento no tempo regulamentar.As notificações de pagamento são objetivamente insuficientes e a empresa deveria fazer muito mais esforço em garantir que os seus clientes são notificados em tempo útil do montante em dívida. Veja-se o exemplo no site da Ascendi onde é claramente dito que se nos registarmos no mesmo podemos usufruir de uma serie de vantagens, entre as quais receber notificações de pagamento via e-mail e telemóvel. Ora isto não deveria ser uma regalia apenas para quem se regista no site... Assegurar a notificação dos clientes deveria ser uma preocupação básica da empresa. Existem também “pormenores” de legalidade duvidosa: a) a facilidade com que instauram coimas de valores avultados sem que muitas vezes os supostos infratores tenham conhecimento do que fizeram e oportunidade para o remediar em tempo útil b) ausência de provas de que o cliente efetivamente passou naquela SCUT e/ou não pagou. Tudo isto é fortemente sugestivo que o modo operandis desta empresa é no mínimo duvidosa e leva-me a crer que a mesma segue uma conduta desonesta e desrespeitadora dos seus clientes.Sendo o serviço de notificação aos clientes claramente defeituoso e as janelas de tempo para pagamento de portagens objetivamente reduzidas, pergunto que direito tem esta empresa de exigir aos seus clientes o pagamento de coimas. Além disso, coimas na ordem das centenas relativas a portagens cujos valores rondam 1 €…