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Cobrança em excesso/abusiva

Resolvida Pública

Rugimotors, Lda

Reclamar

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. F.

Para: Rugimotors, Lda

13/12/2024

Exmos. Senhores, A presente reclamação refere-se a um serviço de manutenção automóvel prestado pela empresa RugiMotors, situada na Granja do Ulmeiro. Resumidamente, a Rugimotors cobrou-me 5 horas e meia de mão-de-obra, para efectuar a troca de 1 (um) bombito de travão e a respectiva purga de óleo. Este serviço, jamais poderia demorar mais de 40 a 50 minutos. Sou proprietário da viatura em causa desde 1996 (fiat punto com 440.000 kms), sempre recorri a oficinas da marca, ou oficinas multimarca credíveis e tenho perfeita percepção do número de horas de mão-de-obra que devem ser cobradas para as mais variadas operações de manutenção. Em momento algum, a simples operação que solicitei poderia dar origem a uma cobrança de 5,5 horas de mão-de-obra e muito menos a privarem-me da viatura durante 4 dias completos, mesmo não tendo sido uma manutenção agendada. Para mais detalhes, consultar documento em anexo com descrição completa do sucedido

Mensagens (2)

Rugimotors, Lda

Para: M. F.

17/12/2024

Bom dia Venho por este meio responder á reclamação prestada. Exmº srº: Na sequência da reclamação apresentada por V. Exa, sou desde já, a esclarecer que a empresa Rugimotors, Lda, não se situa na Granja do Ulmeiro. Venho alegar que o valor da mão obra é de 18.50+iva quando os materiais são fornecidos pela nossa empresa, quando o material é fornecido pelo cliente o valor cobrado é de 25+iva por hora ,e trabalho de eletricista é de 35+iva.valores em tabela e colocados á vista do cliente nas instalações na entrada do escritório. Face a toda a situação tivemos uma atenção pelo que o valor cobrado não foi nenhum dos que deveria ter sido, como lhe explico em cima e tinha sido mencionado num dos emails. Embora a empresa já tenha explicado por e-mail, volta a reiterar que o número de horas de mão de obra debitados, se deve, ao conjunto dos serviços prestados, a pedido de V. Exa e que vão muito além da troca de 1 (um) Bombito de travão e a respetiva purga de óleo. Pois, como já anteriormente explicado, e como V. Exa bem sabe, a viatura foi entregue parcialmente desmontada nas instalações da empresa Rugimotors, Lda, e apresentando diversos problemas, pelo que, além dos serviços que V. Exa indica, foi ainda realizada a afinação do travão de mão, verificação da cabelagem e testar a ECU do Airbag, verificação essa que não é detetada por máquina de diagnostico ,esta identifica um problema, não diz onde este se localiza o mesmo, mas sim percorrer toda a sua cablagem e testagem da ECU, que lhe foi comunicada avaria da mesma e compra de outra, trabalho este realizado por eletricista, inclusive v. Exmo srº pediu também outros serviços e a anulação da luz no quadrante que de imediato foi-lhe negada por ser algo ilegal e que v. Exa, solicitou e anuiu que fossem efetuados. Acresce ainda, e como V. Exa refere, foi-lhe indicado desde a primeira hora, que a referida oficina se encontrava com bastante trabalho, pelo que, poderia haver atrasos na realização dos serviços solicitados, tendo, no entanto V. Exas, pedido para que a Viatura ficasse e fosse intervencionada, mesmo sabendo das condições. Assim, a reclamação ora apresentada, padece de fundamento, pois que, o número de horas debitado, é bastante inferior ao que foi efetivamente usado para prestar a assistência, solicitada e anuída por V. Exas, para a viatura. Uma vez que o tempo efetivamente despendido, foi superior, que como infra se expos, pois a intervenção solicitada e anuída por V. Exa, compreendeu bem mais, do que apenas, a troca de 1 (um) Bombito de travão e a respetiva purga de óleo, como aliás V. Exa refere na descrição detalhada anexada a presente reclamação, deixando aí bem explícito que toda a intervenção efetuada foi do seu conhecimento e teve a sua aceitação. Assim, e tendo em conta que V. Exa não foi lesado, nem houve por parte da empresa. Atenciosamente me subscrevo: RUGIMOTORS LDA

M. F.

Para: Rugimotors, Lda

18/12/2024

Agradeço a v/ resposta, que confirma e reforça a reclamação que efectuei. É referido pela Rugimotors: 1 – “os serviços prestados vão muito além da troca de 1 (um) Bombito de travão e a respetiva purga de óleo”. Pois bem, NADA MAIS FOI SOLICITADO para além disto, NADA foi feito, que justifiquem 5,5 horas de mão-de-obra. Conforme descrito na reclamação, a tentativa de reparar o sensor foi uma tarefa que a Rugimotors se propôs efectuar, ao ter saber que eu tencionava comprar um por 20 eur. Falharam na tentativa de reparação, mas cobraram, por algo que não fizeram. Por algo que eu não pedi, nem validei nenhum custo. Acabei por comprar outro sensor (mais caro) para, eu próprio, solucionar o problema, da forma que vos informei no contacto inicial. 2 – “a viatura foi entregue parcialmente desmontada” Este argumento é incompreensível, e prova o desnorte que reina na empresa. Conforme descrevi, o radiador da sofagem teve uma fuga. A alcatifa foi removida para poder secar e não causar corrosão. Assim, tanto o parafuso de afinação do travão, como a ficha OBD1 e o sensor de airbag ficaram expostos. Ou seja, qualquer operação a efectuar estaria facilitada. Como é fácil de perceber, a ausência da alcatifa, não interfere com nada (muito pelo contrário). Mas como se não bastassem todos os prejuízos causados, ao ler a resposta, vi a insinuação que eu havia pedido uma operação adicional - “(…)a anulação da luz no quadrante que de imediato foi-lhe negada por ser algo ilegal e que v. Exa, solicitou e anuiu que fossem efetuados”. Ora, quando fui recolher a viatura, APÓS 4 DIAS, era por demais evidente que eu jamais permitiria que fizesse qualquer outro trabalho. Por mais pequeno que fosse. Porém, num breve contacto com o chefe de oficina, para mostrar o meu desagrado, mostrei-lhe a oferta que tinha no telemóvel para o sensor de airbag e o respectivo valor (20 euros). Ele viu e respondeu que, de facto parecia ser igual à da minha viatura. Respondi-lhe que era a mesma marca e referencia, só que já tinha sido vendido e agora não sabia quando iria aparecer outro, nem por que valor. Desabafei algo do género “e agora, vou amanhã à IPO com a luz do airbag acesa !?” Esta era uma pergunta retórica. Eu não esperava uma resposta. Para minha surpresa, tive uma resposta do género – “Só se o electricista fizer um chante. No quadrante. Mas isso é ilegal, teria que ser à sua responsabilidade” Não sabia o que era um chante, mas deduzi que seria tipo um by-pass. Ao ver que o meu comentário não tinha sido percebido, virei costas, fui pagar, deixei evidente o meu desagrado e saí da oficina. Conclusão – Deu para perceber que a Rugimotors teve uma semana complicada devido à falta de pessoal, e os clientes sofreram por esse motivo. Mas entretanto, já houve tempo para reflectir e corrigir o que correu mal. Porem, a resposta que recebi vai em sentido contrário, o que me leva a ter que expor esta situação também junto de outras entidades.

Assistência solicitada 04 janeiro 2025

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