A presente reclamação refere-se a um “serviço” automóvel supostamente prestado pela empresa RugiMotors, situada em Alfarelos
No início do ano, fui à IPO com a viatura da minha esposa (um Opel Corsa B).
A viatura passou sem nenhuma anotação, no entanto, em conversa com o técnico, este alertou para duas situações que necessitava de ter em atenção, para evitar potenciais problemas no ano seguinte: a caixa da direcção e a junta homocinética direita.
Atendendo a que a viatura já contava com cerca de 270.000kms, optámos por substituir estes 2 componentes a curto-prazo.
Foram solicitados alguns orçamentos por e-mail, e recebi ofertas detalhadas de várias oficinas para este serviço.
Porém, demos conta que havia uma nova oficina – a Rugimotors – muito perto da nossa habitação (cerca de 1 a 2 kms)
Optei por deslocar-me lá pessoalmente, ver as condições da oficina, e solicitar também orçamento.
Neste primeiro contacto, pareceu-me que tinham boas instalações e equipamentos. Podia ser uma boa opção, com a vantagem da proximidade.
Falei com o chefe da oficina e expliquei o que pretendia: Mencionei o “diagnóstico” feito pelo técnico da IPO e referi que, dada a quilometragem da viatura, não queria reparação, mas orçamento para a substituição destes 2 componentes. Eventualmente, poderia considerar a colocação de componentes recondicionados, caso fosse uma opção de confiança.
O chefe de oficina percebeu o que era pretendido, e pediu-me se era possível deixar lá a viatura até ao dia seguinte.
Achei o pedido normal, uma vez que já me havia apercebido que a referência da caixa de direção estava num local pouco visível, sendo talvez necessário levantar a viatura, para confirmar.
Esta referência era imprescindível para obter um orçamento exacto. As outras oficinas que me tinham confirmado orçamento haviam alertado para este facto. Para se salvaguardarem, colocaram na oferta um intervalo de valores, que, importa dizer, não eram diferenças muito significativas. O custo principal residia na mão-de-obra.
Regressei a pé e fiquei de recolher a viatura no dia seguinte.
No dia seguinte, lá fui recolher a viatura e foi-me confirmado que era, de facto recomendável substituir aqueles componentes.
Fiquei algo baralhado, com a forma como me disseram aquilo, pois fui eu que os informei no dia anterior que era para substituir, após recomendação do técnico da IPO… o diagnóstico estava feito. Apenas queria preço para as peças e mão-de-obra!
Ficaram então de me enviar o orçamento nos próximos dias.
Encaminharam-me ao escritório e foi-me apresentada uma factura de 28.46Eur
Fiquei surpreendido, mas acabei por pagar para receber o orçamento, com a esperança de “recuperar” este valor mais adiante (contava poder receber um orçamento mais competitivo do que aqueles que já tinha)
Passaram vários dias e não recebi qualquer orçamento.
Então, surgiu um infortúnio – a viatura teve um pequeno acidente e acabou por ser reparada em Coimbra.
Com alguns percalços que se seguiram, a verdade é que não mais me ocorreu reclamar pelo orçamento.
No entanto, cabia à empresa Rugimotors proceder ao seu envio, conforme acordado. Foi-lhes facultado o meu e-mail e morada completa para o efeito.
Nenhum orçamento me foi enviado nas semanas e meses seguintes.
Então, em 29/Novembro, durante uma ida à Rugimotors, (para um assunto diferente) lembrei-me do tal orçamento nunca enviado, mesmo tendo pago um valor de 28.46eur para o efeito.
Confrontei a D. Sandra com esta situação e, após alguma atrapalhação inicial respondeu-me que eles não cobram orçamentos. O que me foi cobrado foi para ver a viatura – confirmar o que era preciso fazer.
Tentei perceber a lógica deste raciocínio, mas sem sucesso!
- EU informei o que queria: preço para trocar 2 componentes.
- Informei que o diagnóstico havia sido feito pelo técnico da IPO e era exactamente isso que deveria ser orçamentado,
- A Rugimotors, ficou 1 dia com a viatura, supostamente para confirmar as referências dos componentes,
- Cobraram 28,46 eur,
- NADA fizeram na viatura,
- NUNCA enviaram nenhum orçamento,
Mais tarde, quando confrontados com esta situação, referem que está tudo OK, porque não cobram por orçamentos !?!?
Esta é uma ética comercial muito peculiar, que escapa à minha capacidade de entendimento, razão pela qual resolvi expor este caso, apesar dos factos terem ocorrido já há alguns meses – tal como referido.
Conclusão:
A Rugimotors cobrou-me um valor; não me prestou nenhum serviço, não confirmou o orçamento (este tinha sido o único motivo pelo qual me dirigi a esta oficina); confrontados com esta situação bizarra, afirmam que está tudo OK, porque foi para “ver” a viatura !?
Não fazia ideia que era possível cobrar para simplesmente “ver” uma viatura, e não prestar nenhum serviço ao cliente.
Ao não ter sido enviado orçamento em tempo útil, entendo pois, que o valor cobrado deve ser devolvido na totalidade.