Boa Tarde,
Acusamos a receção do seu e-mail o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente à sua questão, devido a um problema aplicacional do nosso sistema, temos uma impossibilidade técnica na demonstração dos valores a negativo.
Durante os períodos indicados na sua fatura onde têm uma remuneração negativa, ela existe devido ao excesso de oferta nas horas de produção solar.
Esta situação em que os produtores de energia solar em Portugal recebem um valor negativo pela energia que injetam na rede elétrica durante determinadas horas do dia. Isto significa que, em vez de serem pagos pela energia que produzem, eles têm de pagar para que a energia seja aceita na rede.
Porque é que isto acontece?
· Esta situação ocorre quando há um excesso de produção de energia solar na rede elétrica, geralmente em dias com alta irradiação solar e baixa demanda de energia. Para evitar sobrecargas e garantir a estabilidade da rede, o operador da rede (ORD) pode reduzir o preço da energia ou até mesmo aplicar preços negativos, incentivando os produtores a reduzirem sua produção ou a armazenarem a energia em baterias.
Quais são as implicações para os produtores de energia solar?
· As horas de sol remuneradas a valor negativo podem ter um impacto significativo na rentabilidade dos projetos de energia solar em Portugal. Os produtores podem enfrentar perdas financeiras durante esses períodos, o que pode afetar o retorno do investimento e a viabilidade econômica dos projetos.
O que pode ser feito para mitigar o impacto das horas de sol remuneradas a valor negativo?
· Existem algumas estratégias que os produtores de energia solar podem adotar para minimizar o impacto das horas de sol remuneradas a valor negativo:
o Armazenamento de energia em baterias: O armazenamento de energia permite que os produtores guardem o excedente de energia produzido durante os períodos de preços negativos e o utilizem ou vendam quando os preços forem mais favoráveis.
o Gestão da produção: Os produtores podem ajustar sua produção de energia em resposta aos sinais de preço da rede, reduzindo a produção durante os períodos de preços negativos.
o Contratos de venda de energia flexíveis: Alguns contratos de venda de energia permitem que os produtores negociem preços mais favoráveis durante os períodos de excesso de produção.
o Participação em mercados de flexibilidade: Os produtores podem oferecer sua capacidade de ajustar a produção em resposta aos sinais de preço da rede, recebendo remuneração por essa flexibilidade.
Conclusão
· As horas de sol remuneradas a valor negativo são um desafio para os produtores de energia solar em Portugal. No entanto, com planeamento e adoção de estratégias adequadas, é possível mitigar o impacto e garantir a viabilidade económica dos projetos de energia solar no país.
Ficamos ao dispor para qualquer questão.
Cumprimentos,
Andreia Costa
Gestor de cliente
apoiocliente@luzboa.pt
F:232099652(Chamada para a rede fixa nacional)
AVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem, assim como os ficheiros eventualmente anexos, é confidencial e reservada apenas ao conhecimento da(s) pessoa(s) nela indicada(s) como destinatária(s). Se não é o seu destinatário, ou se lhe foi enviada por erro, solicitamos que não faça qualquer uso do respectivo conteúdo e proceda à sua destruição, notificando o remetente.
LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: A segurança da transmissão de informação por via electrónica não pode ser garantida pelo remetente, o qual, em consequência, não se responsabiliza por qualquer facto susceptível de afectar a sua integridade.
CONFIDENTIALITY NOTICE: This message, as well as existing attached files, is confidential and intended exclusively for the individual(s) named as addressees. If you are not the intended recipient, or if it was sent to you by error, you are kindly requested not to make any use of its contents and to proceed to the destruction of the message, thereby notifying the sender.
DISCLAIMER: The sender of this message cannot ensure the security of its electronical transmission and consequently does not accept liability for any fact which may interfere with the integrity of its content
09-10-2024 23:19:41 - :
Remetente
Data09-10-2024 23:19:41Destinatário
apoiocliente@luzboa.pt apoiocliente@luzboa.pt
CcReply to
AssuntoAutofaturaçãoINCORRETA
Autofaturação INCORRETA